Sim, sabemos que os sorvetes são deliciosos, principalmente no verão. Apesar de existirem versões mais saudáveis do que as tradicionais, adverte-se que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e aromatizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos ao cérebro e ao coração.
O sorvete é feito por agitação e refrigeração de uma mistura que contém elevado teor de gordura de leite ou creme, frutose ou adoçantes à base de glicose, geralmente sob a forma de xarope de milho, e aromatizantes tais como baunilha ou chocolate. Quando a mistura congela, ela desenvolve uma consistência rica e cremosa, conhecida como sorvete. A seguir iremos examinar essa delícia e indicar os prós e os contras de seu consumo regular.
Sorvetes não combinam com nenhuma dieta
Embora o teor nutricional do sorvete varia entre as marcas e tipos, em geral, ele é uma excelente fonte de energia. O sorvete é rico em carboidratos, com cerca de 15 gramas em uma porção de meia xícara. Uma porção também contém cerca de 7 gramas de gordura e 2 gramas de proteínas, o que o torna um alimento altamente energético.
Meia xícara de sorvete de baunilha, oferece 137 calorias, cerca de duas vezes mais que meia xícara de leite integral. Ou seja, o sorvete é uma boa opção quando você precisa de energia ou se você quer ganhar peso. Porém, se você está seguindo uma dieta, fique longe dele!
Fonte de vitaminas e minerais
O sorvete contém vários minerais importantes. É particularmente rico em cálcio e fósforo, com cerca de 10% da dose diária recomendada para adultos. Ele também contém muitas vitaminas, incluindo as vitaminas A, C, D e E, bem como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico e vitaminas B6 e B12.
Também fornece uma pequena quantidade de vitamina K, um importante fator de coagulação do sangue. Podemos considerar esse como um dos poucos efeitos benéficos do sorvete à saúde.
Alta quantidade de gordura e açúcar
O sorvete é um alimento com alto teor de gordura, já que contém 10 vezes mais gordura do que o leite. A gordura do leite é em grande parte de colesterol, uma gordura saturada. Quando o nível de colesterol no sangue é muito alto, ele pode se acumular como uma placa, um depósito de gordura nas artérias que interferem no fluxo de sangue e aumentam o risco de doenças cardíacas e derrames.
Os sorvetes também são ricos em açúcar, que formam a maior parte do seu conteúdo de carboidratos. O consumo excessivo de açúcar pode contribuir para problemas de saúde, como o ganho de peso, cáries e o aumento dos níveis de triglicérides no sangue. Para diminuir o risco de colesterol alto e problemas relacionados com açúcares, consuma o sorvete com moderação ou escolha um sorvete com baixo teor de gordura e açúcar.
O sorvete contém alto teor de lactose
O sorvete pode causar problemas para algumas pessoas, porque é à base de leite e contém lactose, um tipo de açúcar do leite.
Estes indivíduos, conhecidos como “intolerantes à lactose”, são deficientes em lactase, a enzima necessária para digerir a lactose, e podem sofrer problemas digestivos se consumir sorvete à base de leite.
Se você é intolerante à lactose, ao consumir sorvete, tome um suplemento de lactase para aliviar este problema, ou substitua o sorvete por um produto congelado semelhante feito com leite de soja ou algum outro substituto do leite.