Dieta Atkins, uma dieta que se consolidou ainda nos anos 70 e atualmente ainda conquista muitos adeptos. Afinal, qual o diferencial desta dieta? Porque ela ficou tão popular no mundo? É o que você vai descobrir a partir de agora.
Dieta Atkins: A descoberta
A dieta do Dr Atkins ou “dieta da proteína”, como também é conhecida, foi criada em 1970 pelo Dr. Atkins, um cardiologista americano. Após muitas pesquisas, ele constatou que uma dieta com base na restrição de carboidratos e com maior consumo de boas fontes de gordura e proteínas tinha um efeito benéfico na redução das doenças cardíacas e no aumento da expectativa de vida em geral.
A partir desta descoberta, o Dr. Atkins formulou uma dieta capaz de auxiliar na redução da gordura corporal e também na compulsão alimentar.
Como funciona a Dieta Atkins?
Com a redução dos carboidratos em sua rotina, o organismo é levado a fazer um processo bioquímico natural, que converte as gorduras em excesso no corpo em corpos cetônicos para a obtenção de energia. O resultado é o emagrecimento rápido. Este processo é o de Cetose, que já explicamos com mais detalhes no artigo sobre a Dieta Cetogênica.
De acordo com o Dr. Atkins, enquanto o organismo está em Cetose, não existe aquela vontade incontrolável de comer, pois tanto as gorduras quanto às proteínas dão saciedade, fatores que colaboram diretamente para o emagrecimento.
Para fazer a Dieta Atkins, além de respeitar os alimentos liberados e proibidos que citaremos a seguir, você deve retirar os carboidratos aos poucos da rotina, mantendo um máximo 20 gramas de carboidratos por dia. Essas 20 gramas diárias virão principalmente dos vegetais.
Após as 2 primeiras semanas já são permitidas até 40 gramas de carboidratos por dia, o que significa que a quantidade de vegetais colocada em seu prato diariamente será dobrada. Acompanhando os vegetais, você terá os alimentos fontes de proteína como carnes, ovos, queijos amarelos e pelas gorduras, neste caso deve-se priorizar a gordura natural dos alimentos.
Os alimentos proibidos
Entre os alimentos proibidos na Dieta Atkins podemos destacar:
- Todos os alimentos a base de farinha branca ou açúcar;
- Frutas;
- Refrigerantes, incluindo os light e diet;
- Arroz, massas, pães, bolachas, biscoitos e doces em geral por serem fonte de carboidratos;
- Vegetais com alto índice glicêmico, ou seja, que são absorvidos rapidamente pela corrente sanguínea. Exemplos desses vegetais: mandioca, batata, cenoura, beterraba e mandioquinha;
- Milho, feijão, lentilha, vagens, lentilha;
- Embutidos como salsicha e salame pela grande quantidade de carboidratos que possuem;
- Maionese industrializada;
- Margarina;
- Creme vegetal;
- Requeijão;
- Leite e derivados;
- Chocolate e achocolatado;
- Todos os tipos de farinhas como a farinha de trigo, mandioca, milho e aveia;
- Grãos e cereais;
- Chás de frutas;
- Frutas oleaginosas como amendoim, nozes, macadâmia e castanhas;
- Temperos e molhos para salada (que tenham carboidratos em sua composição).
Os alimentos permitidos
Entre os alimentos liberados na Dieta Atkins podemos destacar:
- Carnes em geral (vermelha, frango, suína);
- Presuntos de todos os tipos;
- Gorduras de origem animal (manteiga, nata, etc);
- Queijos amarelos (até 30 gramas por dia)
- Ovos mexidos, pochê, cozidos a vontade;
- Maionese caseira;
- Adoçantes;
- Café, chá de ervas, água e chá mate com adoçante;
- Verduras de baixo índice glicêmico, como alface, escarola, acelga, couve, almeirão, rúcula e outros vegetais folhosos. Ainda no grupo dos vegetais de baixo índice glicêmico entram a couve-flor, brócolis, rabanete, cheiro verde, pepino, picles e outros;
- Temperos naturais: Neste caso você pode usar e abusar de alho, cebola, pimenta, tomilho, curry, açafrão, orégano, manjerona e outras ervas frescas.
Dieta Atkins cardápio
Para facilitar o seu dia-a-dia deixamos aqui uma sugestão especial de cardápio. Anote:
Café da manhã
- Chá mate com 3 a 4 gotas de adoçante;
- 3 unidades de ovos mexidos com orégano;
- 1 porção de queijo amarelo.
Lanche da manhã
- 200 ml de suco detox feito com limão, gengibre com adoçante.
Almoço
- Salada de folhas variadas temperada com limão, sal e azeite;
- 2 unidades de filé de frango;
- 3 colheres (sopa) de brócolis ao vapor.
Lanche da tarde
- 1 xícara de café com 3 a 4 gotas de adoçante;
- 2 fatias finas de queijo branco.
Jantar
- Caldo de verduras com frango desfiado e queijo parmesão ralado.
Opinião de nutricionista
Por ser uma dieta restritiva, a Dieta Atkins proporciona o emagrecimento, porém, não de forma definitiva. Isso porque ela não prioriza a reeducação alimentar, onde você condiciona o corpo a um emagrecimento gradativo e duradouro, através da inclusão de bons hábitos alimentares. Com isso, fique atento, você pode vir a sofrer com o temido “efeito sanfona”.
Pode se estabelecer então um ciclo perigoso. Isso porque, num primeiro momento, você fica frustrado por não ter atingido seus objetivos durante o período de sua dieta, ganha peso e busca “compensar” na comida a solução para suas frustrações e questões mal resolvidas. Isso então faz você buscar a Dieta Atkins ou qualquer outra dieta restritiva que alcança o emagrecimento rápido, tornando-se assim dependente deste tipo de dieta.
Além disso, a Dieta Atkins pode levar a sobrecarga renal, principalmente para quem tem pré-disposição genética. Este tipo de dieta não é recomendado de forma alguma para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, ou ainda por pessoas com problemas renais.
Hora de medir a popularidade da Dieta Atkins
Você conhece alguém que já fez a Dieta Atkins? Se sim, compartilhe conosco quais foram os resultados. Queremos medir qual a popularidade desta dieta e o quanto ela está influenciando positiva ou negativamente na rotina das pessoas.
E então aprovou as informações que trouxemos para você hoje? Se sim, não deixe de curtir e compartilhar para que mais pessoas possam ter acesso a elas.
Até a próxima!