A Dieta Mayo oferece um jeito de viver melhor, perder peso, como também mantê-lo. O plano alimentar permite que você coma quantos vegetais e frutas desejar, além de proteína magra, feijões, peixes e derivados de leite, assim como grãos, carboidratos, óleo verde-oliva e óleo de canola. A Dieta Mayo também enfatiza o consumo de uvas, que ajuda a acelerar o processo de queima calórica.
A Dieta Mayo foi considerada por especialistas internacionais como uma das melhores dietas do mundo. Indicada para quem quer, não só perder peso como proteger a saúde, e está motivado para reaprender a comer, alterar maus hábitos. Em paralelo, este método favorece a prevenção da diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, apneia do sono e outros problemas.
Mais do que uma dieta de emagrecimento, ela assume-se como uma abordagem comportamental, com duas fases de atuação. O grande princípio da dieta da clínica Mayo é ingerir uma quantidade mínima de calorias. Esta é, dessa forma, uma dieta hipocalórica – a ingestão diária de calorias fixa-se entre as 600 e 800, um pouco abaixo do consumo mínimo vital que se fixa nas 750 calorias.
A dieta da clínica Mayo defende a ingestão de alimentos com alto teor de gordura para limitar a fome. Esta dieta também sugere que se coma até nos sentirmos cheios e satisfeitos, sendo este o elemento chave para se manter no programa. A ingestão de álcool, massas, arroz e feijão está proibida durante o programa, porém refrigerantes diet são permitidos. A Dieta Mayo permite perder até 10 Kg em 14 dias.
Vantagens da Dieta Mayo
Rápida perda de peso. Os benefícios relacionados com a perda de peso podem ser otimizados associando-se uma atividade física moderada regular (por exemplo: uma hora de caminhada diariamente ou 3 vezes por semana).
Inconvenientes da Dieta Mayo
É uma dieta muito desequilibrada, pois exclui todos os produtos lácteos e recomenda a ingestão diária de uma grande quantidade de ovos. É uma dieta hiperproteica (rica em proteínas) que pode desencadear problemas hepáticos e renais. A carência de hidratos de carbono pode diminuir a massa muscular, além de favorecer a desidratação.
Como não há mudança no metabolismo e não é feita uma reeducação alimentar, quando a Dieta Mayo termina, a tendência é de voltar a engordar rapidamente. Devido às restrições alimentares (especialmente vitaminas e cálcio), este programa não está indicado para gestantes e crianças. O caráter excessivamente restritivo da Dieta Mayo contraindica sua manutenção por mais de duas semanas seguidas.
O que comer na Dieta Mayo?
Os ovos são um dos alimentos mais importantes dessa dieta. Você pode consumir até 6 ovos por dia, que podem ser preparados de qualquer forma, exceto fritos. Peixe, carnes, legumes, nozes, alguns tipos de vegetais e grãos integrais também são indicados. Os alimentos da dieta não devem ser substituídos, e quando a quantidade de alimento não está especificada no cardápio, você pode comer à vontade.
Café, chá e água podem ser bebidos livremente durante o dia. O uso de goji berry é indicado para melhores resultados. Atente-se também para comer de 3 em 3 horas.
O que não comer na Dieta Mayo?
Deve-se evitar o consumo de açúcar, grãos refinados entre eles o trigo branco e o açúcar. Gorduras e frituras são proibidas, juntamente com as bebidas alcoólicas.