Se você está procurando um plano de alimentação adequado para cuidar da saúde de seu coração, podemos dizer que, nossa indicação seria a Dieta Mediterrânea. Ela é considerada uma dieta para o coração.
Essa dieta incorpora os princípios básicos de uma alimentação saudável – um pouco mais de azeite e talvez até um copo de vinho tinto – entre outros componentes que caracterizam o estilo de cozinha tradicional de países banhados pelo Mar Mediterrâneo.
A maioria das dietas saudáveis incluem frutas, legumes, peixes, grãos integrais e um limite de gorduras. Embora essas partes de uma dieta saudável permaneçam inalteradas, pode-se incorporar variações ou diferenças de proporções de certos alimentos que auxiliam na diminuição do risco de doenças cardíacas.
Principais benefícios da Dieta Mediterrânea
A pesquisa mostrou que a dieta mediterrânea tradicional reduz consideravelmente o risco de doença cardíaca. Aproveite e conheça também a Dieta nórdica, que reduz o colesterol e protege da hipertensão.
De fato, a análise de mais de 1,5 milhões de adultos saudáveis demonstrou que, ao seguir a dieta mediterrânea, as pessoas diminuíam o risco de morte provocados por doença cardíaca e câncer, bem como tinham uma incidência reduzida da doença de Parkinson e de Alzheimer.
O “Dietary Guidelines for Americans” recomenda a Dieta Mediterrânea como um plano alimentar que pode ajudar a promover a saúde e prevenir as doenças. Ela é indicada para toda a família. Basicamente essa dieta enfatiza:
• Comer alimentos de origem vegetal, como frutas, cereais integrais, legumes e nozes.
• Substituição da manteiga por gorduras saudáveis, como azeite de oliva.
• Utilizar ervas e especiarias ao invés de sal nos alimentos (para dar sabor).
• Limitar o consumo de carne vermelha para não mais do que algumas vezes por mês.
• Comer peixe e aves pelo menos duas vezes por semana.
• Beber vinho tinto com moderação (opcional).
• A dieta também reconhece a importância de ser fisicamente ativo e desfrutar de refeições com a família e amigos.
Dieta Mediterrânea: Concentre-se em frutas, legumes, nozes e grãos
A Dieta Mediterrânea inclui tradicionalmente frutas, legumes e grãos. Por exemplo, os moradores da Grécia, consumiam seis ou mais porções diárias de frutas e vegetais ricos em antioxidantes.
Grãos da região do Mediterrâneo são tipicamente grãos inteiros e geralmente contêm muito poucas gorduras trans, sendo que o pão é uma parte importante da dieta. No entanto, em toda a região do Mediterrâneo, o pão é consumido puro ou embebido em azeite – não com manteiga ou margarina , que contém gorduras saturadas ou trans.
As nozes são uma outra parte de uma dieta saudável mediterrânea. As nozes são ricas em gordura, mas a maior parte da gordura é saudável.
Porque as nozes são ricas em calorias, elas não devem ser consumidas em grandes quantidades – geralmente não mais do que um punhado por dia. Para uma melhor nutrição, deve-se evitar as cristalizadas ou nozes fortemente salgadas.