A Dieta sem Glúten é hoje uma das praticadas entre os adeptos da boa forma. Mas qual será o grande diferencial desta dieta? Será que ela realmente funciona? Estas e outras perguntas serão respondidas aqui.
Dieta sem Glúten: Como funciona?
Antes mesmo de eu te apresentar a dieta sem gluten, é de extrema importância lhe mostrar como ela surgiu. Esta dieta surgiu de uma necessidade das pessoas portadoras de doença celíaca, que é caracterizada pela intolerância ao gluten, onde por uma resposta autoimune o organismo não consegue digerir e absorver a proteína do glúten. O que leva a uma inflamação crônica da mucosa do intestino delgado.
Com isso, a pessoa tem as vilosidades intestinais afetadas, devido ao processo inflamatório ocasionado pelo glúten e já não consegue absorver os nutrientes vindos dos alimentos, passando então a ter algumas manifestações clínicas, que na maioria das vezes, são confundidas com outros tipos de doenças, levando a demora de um diagnóstico e tratamento preciso.
Quais alimentos contém glúten?
O glúten é uma proteína presente em alimentos como:
- Trigo;
- Aveia;
- Centeio;
- Cevada;
- Malte
Ele pode ser encontrado também em seus subprodutos como:
- Pães;
- Massas;
- Bolos;
- Tortas;
- Biscoitos;
- Cerveja;
- Uísque;
- Vodka;
- Alguns doces
Quais são os sintomas da Doença Celíaca?
Os principais sintomas da doença celíaca são:
- Dor abdominal;
- Fraqueza;
- Perda ou dificuldade para ganhar peso;
- Queda intensa de cabelo;
- Diminuição do apetite;
- Lesões de pele;
- Anemia;
- Déficit de crescimento em crianças;
- Infertilidade.
Neste caso, a Dieta sem Glúten se faz necessária para amenizar os sintomas e proporcionar uma maior qualidade de vida para quem sofre com a doença.
Glúten: vilão ou mocinho?
Muitas pessoas estão optando em fazer a dieta sem gluten em busca de emagrecimento. Sim! Esta dieta emagrece mas não por conta do glúten especificamente, e sim por conta de que a maioria dos produtos que o contém são muito calóricos ou são ricos em carboidratos. Ao optar por não consumi-los, naturalmente você reduz as calorias do seu cardápio e consegue emagrecer.
Por isso, colocar o glúten como vilão ou mocinho, depende do estilo de vida que você quer para você e de quais são seus objetivos. Existem as pessoas que excluem esta proteína do cardápio devido a intolerância ao glúten. Outras optam por consumi-lo moderadamente e se sentem bem por isso e ainda há quem exclua definitivamente o glúten da dieta, e não sentem a menor falta dele.
Poderosos benefícios de viver sem o glúten
Apesar de não comprovados através de estudos, os benefícios da dieta sem glúten estão relacionados a:
1. Redução do processo inflamatório na doença celíaca e maior qualidade de vida;
2. Redução de peso para quem busca emagrecimento rápido. Nas primeiras 2 semanas, após a retirada da proteína já é possível perceber a redução de medidas;
3. Melhora da disposição para as atividades diárias;
4. Melhora da digestão dos alimentos, o que evita a incômoda sensação de inchaço corporal.
A escolha dos alimentos faz a diferença!
Para aproveitar a dieta sem gluten beneficios, você deve fazer a substituição correta dos alimentos que contém esta proteína, por outros que possam te fornecer energia. Os alimentos substitutos devem suprir o seu cardápio diário com a quantidade de nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu organismo.
Algumas opções são:
- Fécula de batata;
- Farinha de arroz;
- Araruta;
- Polvilho doce e azedo;
- Milho;
- Mandioca;
- Trigo-Sarraceno
Mas lembre-se! Mesmo sendo livres de glúten, estes alimentos devem ser consumidos dentro de uma alimentação equilibrada e em quantidades moderadas.
Dieta sem glúten e lactose
Você já ouviu falar na combinação da dieta sem gluten e lactose? Se é uma pessoa que está sempre ligada nos assuntos relacionados a boa forma, saúde e bem estar, com certeza sim! Antes de falarmos efetivamente sobre a dieta sem lactose, é importante que você entenda o que é a intolerância a lactose e o papel da dieta para quem sofre com esse problema.
A intolerância a lactose é a incapacidade do organismo de digerir a lactose (carboidrato presente no leite). O que traz como sintomas:
- Diarreia;
- Náuseas;
- Vômitos em alguns casos;
- Dores abdominais;
- Inchaço
A dieta sem lactose é prescrita aos intolerantes a lactose, a fim de reduzir os sintomas da doença devolvendo a saúde e qualidade de vida do indivíduo. No entanto, da mesma maneira que o glúten foi colocado como vilão na rotina de quem busca pela boa forma, a lactose também.
Já existem algumas pesquisas em relação ao consumo do leite na idade adulta, que comprovam que nesta idade, nosso organismo já não produz a enzima lactase (capaz de digerir a lactose) em quantidade suficiente. Por isso, devido a esta “má digestão” podemos vir a ter sintomas como:
- Distensão abdominal;
- Retenção líquida;
- Sensação de estufamento
Qual seria a forma de reduzir esses sintomas? Simples, retirando o consumo do leite de sua rotina.
Dieta sem Glúten e lactose emagrece?
Te convidamos a pensar: “Como retirar o leite da dieta, está relacionado com a perda de peso”? Nós explicamos! Quando você retira o leite da dieta, o organismo passa a eliminar as toxinas do corpo com mais facilidade, e você passa a se sentir menos inchado, o que traz a nítida sensação de um corpo mais enxuto, por isso a Dieta sem glúten e sem lactose tem ganho cada vez mais adeptos, entre eles celebridades, como: Letícia Spiller, Juliana Paes e Luciana Gimenez.
Dieta sem lactose e suplementação de cálcio quando é necessário?
Quando você retira o leite do cardápio, se faz necessário buscar outras fontes de cálcio, que possam suprir a necessidade do seu organismo. É possível encontrar boas quantidades do mineral em alimentos como:
- Vegetais verde-escuros;
- Leguminosas;
- Legumes;
- Cereais integrais;
- Sementes
O que significa que com uma alimentação variada e equilibrada é possível obter quantidades adequadas de cálcio em sua dieta. No entanto, se faz necessário o acompanhamento nutricional individualizado, a fim de verificar a necessidade da suplementação de cálcio, combinada com a suplementação de vitamina D, já que esta vitamina é responsável por proporcionar a absorção do mineral pelo organismo.
Agora, que você já entende melhor sobre a Dieta sem glúten e sem lactose que tal ganhar uma sugestão de cardápio especial? Não perca tempo e anote:
Sugestão de cardápio da dieta sem glúten e lactose
Café da manhã
- 1 copo (200ml) de suco detox feito com: couve, limão, maçã, suco de uma laranja, e 1 colher (sopa) de chia.
- 1 tapioca recheada com 3 colheres (sopa) de espinafre cozido, tomate e orégano.
Lanche da manhã
- 1 pera
Almoço
- Salada de almeirão com cenoura ralada, temperada com limão, sal e azeite
- 1 filé de salmão grelhado
- 3 colheres (sopa) de brócolis ao vapor
- 1 colher (sopa) de feijão
Lanche da tarde
- 1 fatia de abacaxi
Jantar
- Sopa de lentilha com couve
Ceia
- 1 xícara (chá) de camomila sem açúcar. Adicione de 3 a 4 gotas de adoçante
E então você gostou da conhecer mais sobre a Dieta sem Glúten? Se sim, registre aqui o seu comentário. Se você conhece alguém que já faz a Dieta sem Glúten compartilhe conosco quais foram os resultados. Até a próxima!