Como bem sabemos, na maioria das vezes o maracujá é utilizado como calmante, porém esse fruto é muito mais do que isso! Sua alta quantidade de ferro e antioxidantes fornecem quantidades significativas de saúde para sua vida.
Oriundo do Havaí, o maracujá foi comercialmente cultivado pela primeira vez em 1933 no Quênia. Três décadas depois, agricultores de Uganda começaram a cultivá-lo em larga escala.
Atualmente, o maracujá é cultivado em áreas tropicais de todo o mundo, com milhões de pessoas desfrutando de sua rica reserva de nutrientes.
Maracujá: Fonte de fibras e proteínas
Embora algumas pessoas prefiram consumir apenas o sumo do maracujá, outros desfrutam das sementes, que fornece benefícios nutricionais adicionais.
Uma xícara de maracujá com a polpa e sementes intactas contém cerca de 24,5 gramas de fibra, o equivalente a mais de 4 xícaras de cereais em grãos e mais de 5 gramas de proteínas.
Sem as sementes, o teor de fibra cai para 0,5 gramas por xícara e a quantidade de proteína cai para abaixo de 1 grama.
O maracujá contém carotenoides
Cada copo de maracujá contém cerca de 25% do valor diário recomendado de vitamina A, que é crucial para a manutenção da boa visão, pele saudável, crescimento celular e reprodução.
O maracujá contém ao menos 13 tipos de carotenoides diferentes, incluindo o zeta, beta e alfacaroteno, b-criptoxantina e licopeno, todos os fitoquímicos não nutritivos que ajudam seu corpo a produzir vitamina A.
Os carotenoides são solúveis em gordura, dessa forma, ao comer as sementes, você permite uma melhor absorção da vitamina A.
Fonte de antioxidantes
O maracujá é rico em vitamina C, um antioxidante que protege contra os danos que os radicais livres causam, prevenindo o envelhecimento precoce e mantendo seu sistema imunológico forte.
Com 71 miligramas por copo, uma porção te dá toda a vitamina C que você precisa diariamente. Ele também lhe dá 10% do ácido fólico que você precisa. A vitamina C e o folato são nutrientes solúveis em água, que lentamente se esgotam, após a colheita.
O maracujá “recém escolhido” é mais nutritivo do que um que tenha sido armazenado e transportado. Assim sendo, sempre que possível consuma o maracujá de um mercado de agricultores.
Fonte de ferro
O maracujá é uma rica fonte de ferro. Médicos recomendam que os homens consumam 6 microgramas de ferro ao dia, enquanto as mulheres 8,1 microgramas. Apenas uma xícara de maracujá fornece quase 4 miligramas.
Junto com os cereais enriquecidos e outros legumes ricos em ferro, como brócolis e beterraba, um vegetariano pode obter uma quantidade adequada de ferro apenas adicionando maracujá à sua dieta.
O teor de vitamina C do maracujá também ajuda o corpo a absorver de maneira mais efetiva todo esse ferro. Além de tudo isso, o maracujá faz parte da lista dos 13 alimentos que irão melhorar o seu humor.