“Porque não consigo emagrecer”? Quantas vezes você já se fez esta pergunta? Se foram muitas, talvez este seja o momento de parar e rever seus passos quando se trata de eliminar os quilinhos extras. Para te dar uma forcinha, separamos aqui os principais erros de quem faz de tudo para emagrecer mas, ao invés disso, só ganha frustração, muitas vezes até chegando a engordar. Tudo isso por não saber os segredos de um emagrecimento saudável. Então vamos mudar essa situação!
Não consigo emagrecer o que faço?
A partir de agora, te convido a conhecer os 4 erros que podem estar arruinando os seus planos de emagrecer, além de dar algumas dicas para mudar esta situação.
1. Recorrer à dietas milagrosas
Se há tempos você trava uma guerra contra balança, já deve ter experimentado em algum momento vários tipos de dieta que prometem um emagrecimento rápido. No entanto, deve também ter tido a amarga experiência dos resultados negativos que algumas dessas dietas trazem. Isso porque elas até emagrecem, porém após algum tempo você recupera o peso perdido.
Isso geralmente acontece porque essas dietas não promovem a reeducação alimentar com uma mudança efetiva de hábitos. Ao terminar a dieta você fica totalmente perdido, sem saber como deve agir para manter o peso alcançado.
Então, vem uma avalanche de sentimentos, como a frustração, por não ter conseguido manter o peso desejado e você entra em um ciclo de compensação, onde a comida volta a ser uma válvula de escape para fugir de uma situação mal resolvida, ou seja, você passa a se sentir culpado por não ter conseguido manter seu peso.
Você não é culpado por não ter conseguido emagrecer com nenhuma dessas “dietas da moda”, pois elas são altamente restritivas e ninguém consegue se manter em uma dieta restritiva por muito tempo, onde só de ouvir o termo ”alimentos proibidos”, você já “trava” seu psicológico pensando:”Eu não consigo emagrecer, porque não sou forte o suficiente para ficar longe desses alimentos.
Este definitivamente não é o caminho para que você consiga emagrecer de forma definitiva. Acreditamos que o caminho adequado seja o da reeducação alimentar. Na reeducação alimentar não existem alimentos proibidos.
Através dela, você pode comer de tudo, porém com moderação. Aos poucos, os alimentos que até então você considerava apetitosos, como fast foods, refrigerantes, doces e outros quitutes que te enchiam os olhos, mas que na verdade não tem nenhum nutriente para agregar ao organismo, deixarão de fazer falta.
2. Focar nas calorias
Pare e pense: Quais são uma das primeiras coisas que você pensa quando deseja emagrecer? Sim! A contagem desenfreada de calorias.
Para emagrecer de verdade, você não precisa sair contando calorias, e sim, aprender a diferenciar qualidade de quantidade. No emagrecimento saudável, muito mais importante do que a quantidade de calorias de um determinado alimento, é a qualidade do nutriente que ele pode oferecer.
Isso fará toda a diferença em seus resultados, pois um organismo bem nutrido irá funcionar muito melhor, fazendo com que todas as reações do metabolismo sejam aceleradas, e de quebra você se sentirá mais saciado ao longo do dia.
Então, se você deseja não ficar se questionando sobre o “Porque não consigo emagrecer”, mude sua relação com os alimentos, e na hora de montar seu prato pense no que o alimento tem de bom para sua saúde. Equilibre as combinações, buscando por uma alimentação variada, de fácil digestão e que te atraia visualmente, pois quanto mais colorida for a refeição maior será a quantidade de nutrientes presentes nela.
3. Não cuidar do emocional
Você já parou para refletir se mesmo tomando as atitudes e fazendo as escolhas certas, você pode não estar conseguindo atingir bons resultados porque existem questões emocionais mal resolvidas que estão te atrapalhando? Um emagrecimento saudável, muitas vezes começa na mente. Afinal, através do desenvolvimento do autocontrole, você deixa de colocar a comida no centro da sua vida, fazendo com que ela deixe de te controlar.
Além disso, conhecer as questões emocionais que possam estar te atrapalhando irá permitir que você se livre de qualquer mecanismo de compensação, que te leve a comer mais. E mais, estar bem consigo mesmo permite que você alivie as tensões e o estresse, um dos responsáveis pelo aumento do cortisol, que em excesso tem ação inflamatória no organismo e atrapalha o processo de emagrecimento.
Por isso, se sente que há um mais sentimentos te incomodando, não tenha vergonha de buscar ajuda profissional, o acompanhamento psicológico é importante em todo processo de emagrecimento, independente de qual nível você esteja de sobrepeso. Cuidar da mente te fortalece para alcançar qualquer objetivo.
4. Não intensificar a prática de atividade física
Quem quer emagrecer de verdade, precisa compreender que existe uma tríade básica para isso, que é alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e boas horas de descanso. Quando você faz atividade física ocorrem diversas transformações hormonais favoráveis ao emagrecimento, além de que o aumento do gasto calórico aliado à redução das porções consumidas de forma equilibrada na hora da refeição, proporciona um emagrecimento natural.
E mais! A atividade física regular melhora o seu condicionamento físico, dando a você mais resistência, melhorando a autoestima e até mesmo a vida social, pois existem vários tipos de atividade feitas em grupo que, que aumentam naturalmente o seu ciclo de amizades. Viu quantas coisas boas a atividade física pode fazer por você?
Por isso, mexa-se! Ninguém consegue eliminar de vez os quilinhos extras apenas cuidando da alimentação, o seu metabolismo precisa de uma ajudinha para se manter acelerado, queimando gorduras mesmo quando você não consegue perceber.
Pensando em atividades que aumentem o gasto energético, estão os exercícios aeróbicos ou treino hit intervalado, que mescla exercícios de alta e moderada intensidade, utilizando o peso do próprio corpo, ou seja, tudo que você precisa para fazer este tipo de exercício é de disposição.
Estas foram nossas dicas que te conduzem a um emagrecimento saudável, te dando a oportunidade de deixar de se questionar sobre o “Porque não consigo emagrecer” de uma vez por todas, e de descobrir que não há mistérios no que se refere à perda de peso, se seu foco for emagrecer com saúde. Pense nisso!
Até a próxima!