Dieta e Nutrição

Passiflora: Calmante natural e ainda emagrece

Você está com dificuldades para dormir ou anda sofrendo com a ansiedade? Então este post é especialmente para você, pois aqui você irá conhecer a passiflora, um relaxante natural que faz muito sucesso entre os amantes dos medicamentos fitoterápicos. Se você é um deles, vem com a gente e conheça tudo que ela pode fazer por sua saúde.

O que é passiflora?

A passiflora, de nome científico “Passiflora incarnata” é uma planta medicinal, também conhecida como Flor-da-paixão ou Maracujá-rosado. As partes mais utilizadas da erva são as folhas, as flores e os caules, que são usados geralmente no preparo de chás, mas que também podem ser aproveitados na produção de medicamentos e tinturas.

Passiflora para que serve

O poder da passiflora se dá graças aos componentes que ela possui, onde se destacam flavonoides, alcaloides e saponinas. Estas substâncias atuam no sistema nervoso central, ajudando a aliviar as tensões musculares, trazendo a sensação de bem estar, ajudando a manter o bom humor, diminuindo a pressão arterial e melhorando a respiração.

Como resultado, você se afasta da ansiedade, tem um sono de melhor qualidade, e até mesmo consegue amenizar os sintomas da depressão. Mas se engana quem pensa que somente a capacidade de relaxar pode ser atribuída à passiflora, conheça a partir de agora seus demais benefícios à saúde.

4 poderosos benefícios da passiflora

A passiflora vai muito além do que ser um simples relaxante natural. Ela pode colaborar com a saúde de diversas formas. Veja!

1. Controla a pressão arterial

Por possuir flavonoides, ela pode ser considerada uma aliada para diminuir a pressão arterial. Isso porque, os antioxidantes atuam como vasodilatadores, permitindo uma boa circulação sanguínea e prevenindo o acúmulo de gordura nas artérias, o que consequentemente torna possível o controle da pressão arterial.

2. É um anti-inflamatório natural

Os antioxidantes presentes na passiflora dão a ela o poder de agir no organismo como um anti-inflamatório natural.

3. Auxilia no tratamento da hiperatividade infantil

Por possuir compostos que atuam diretamente no sistema nervoso central, a passiflora se faz um aliada no tratamento de transtornos, como o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade infantil, também chamado de TDAH, que é de origem nervosa e é caracterizado por inquietação, falta de concentração e impulsividade.

Nestes casos, a erva pode entrar como alternativa de tratamento complementar, ajudando a aliviar a ansiedade das crianças, assim como diminuir a agitação e as palpitações. Dessa forma, a criança que passa por este problema, consegue obter uma melhor qualidade de vida, caso se associe o consumo regular da erva com o tratamento médico.

4. Alivia sintomas da TPM

Uma reclamação muito comum entre as mulheres é ter que passar pelos incômodos da TPM, também conhecida como tensão pré-menstrual, que pode ter sintomas mais leves, como também ser uma verdadeira tortura. Mas uma coisa é certa, a alteração de humor é algo sempre presente nestes dias, não é mesmo?

É nestas horas que a passiflora se faz presente, pois ela tem compostos que levam ao relaxamento e estimulam o aumento da produção da serotonina, que é o hormônio do bem estar.

Contraindicações tem alguma?

Apesar de natural, o consumo da passiflora não é recomendado para pessoas com pressão baixa, pois ela pode levar a sonolência e até mesmo causar distúrbios na visão. Ela também não é indicada para:

Passiflora emagrece?

A resposta é sim! A passiflora emagrece e pode entrar em sua rotina como uma aliada no processo de emagrecimento. Isso porque, por ajudar a diminuir a ansiedade, automaticamente a erva te afasta da compulsão alimentar, o que combinado a uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física, pode trazer ótimos resultados no emagrecimento.

Outro benefício que pode estar associado à ação da passiflora na perda de peso é a presença de antioxidantes, que atuam diretamente na redução das gorduras.

Chá de passiflora

Agora que você já conhece as propriedades benéficas da passiflora, aprenda a preparar um chá da erva e ganhe mais um aliado para a sua qualidade de vida.

Receita

Para o preparo deste chá, você irá precisar de:

Modo de preparo

O primeiro passo é levar a água para esquentar em um recipiente. Quando levantar fervura, adicione a passiflora seca, tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos. Depois deste tempo, é só coar e servir.

Dica: Se seu objetivo é emagrecer, não acrescente açúcar. Você poderá utilizar de 3 a 4 gotas de adoçante Stévia.

Como comprar?

Este produto pode ser comprado em sua forma natural, como também em cápsulas ou em comprimidos, em farmácias convencionais ou de manipulação, em lojas de produtos naturais ou pela internet.

Dica: Antes de se tornar adepto do consumo da erva, consulte um médico e/ou nutricionista com especialidade em fitoterapia.

Hora de compartilhar sua opinião

É hora de nos dizer se você gostou de conhecer a passiflora e os benefícios que ela pode trazer à saúde. Aproveite para compartilhar conosco se você já usa algum produto fitoterápica, além de nos contar quais foram seus resultados, assim você dará a outras pessoas a chance de conhecer melhor o universo dos produtos naturais.

Até a próxima!

Sair da versão mobile