O pepino agridoce, também conhecido como “pepino japonês agridoce” ou “pepino japonês agridoce sunomono”, é uma receita muito consumida no Japão a bastante tempo. Apesar de ser um prato tipicamente japonês, ele também é muito apreciado em outras culturas, como no caso da brasileira.
Sua receita é geralmente encontrada em restaurantes japoneses, onde é servida como entrada ou na forma de acompanhamento, como uma salada. Neste artigo você aprenderá a fazer esta deliciosa receita, conhecendo seus ingredientes e descobrindo a maneira correta do seu preparo.
Pepino agridoce
Como vimos, o pepino japones agridoce é uma receita típica do Japão. Apesar de ser mais consumida como entrada ou salada, essa preparação também pode ser consumida como prato principal ou lanche.
Basicamente, a receita principal do pepino japones agridoce sunomono leva os seguintes ingredientes: pepino japonês, vinagre (que geralmente é de arroz, mas que também pode ser de maçã), semente de gergelim branca e preta, óleo de gergelim, açúcar (use preferencialmente o açúcar demerara), sal (de preferência o marinho ou o do Himalaia) e pimenta do reino.
Essa é a versão principal dessa receita, porém, ela pode ter variações, dependendo do local e das preferências de quem consome.
Receita da salada de pepino japonês agridoce
Para consumir a salada de pepino japones agridoce você não precisa ir a restaurantes japoneses. Você pode preparar em sua própria casa, pois essa receita não é muito complexa. Pelo contrário, é muito prática, bastando que você tenha os ingredientes certos.
Mas antes de preparar a receita, você precisa ter alguns cuidados. Um deles é a maneira como o pepino deve ser cortado, que é na forma de rodelas. As rodelas devem ser finas e ter um tamanho padrão. Para isso, não corte com faca, use um cortador de legumes, assim, você terá melhores resultados.
Outra observação também em relação ao pepino é que ele deve sofrer uma desidratação. Para fazer esse processo, as rodelas de pepino devem ficar em uma peneira com sal por alguns minutos. Dito isto, a receita da salada de pepino japonês agridoce é a seguinte:
Ingredientes
- 1 pepino japonês cortado em fatias;
- 2 colheres de sopa de gergelim (branco e presto);
- 2 colheres de sopa de açúcar demerara;
- 3 colheres de sopa de vinagre de arroz;
- 1 colher de sal rosa ou marinho;
- Óleo de gergelim a gosto;
- Pimenta do reino a gosto;
Modo de preparo
Comece lavando bem o pepino e depois seque com um papel toalha. Corte-o em rodelas finas e reserve. Após isso, torre o gergelim em um frigideira e também reserve. Para preparar o molho, coloque o açúcar e o vinagre em uma panela. Em fogo baixo, misture até que o açúcar derreta.
Retire do fogo, transfira para um recipiente e reserve. Em outro recipiente, coloque as rodelas do pepino e acrescente o sal. Misture bem e transfira para uma peneira, de 10 a 15 minutos, para que o pepino desidrate. Depois, lave bem as rodelas com água corrente, para retirar o sal, e seque com um papel toalha.
Para montar a salada, coloque as rodelas do pepino em um recipiente e acrescente o molho e o gergelim tostado. Finalize com o óleo de gergelim e pimenta do reino a gosto.
A receita deve ser servida logo em seguida. Porém, existe outra forma de preparo, que é conhecido como pepino japones agridoce em conserva. Para isso, basta você colocar as rodelas de pepino desidratadas em um vidro esterilizado e colocar o molho feito com vinagre e açúcar em temperatura ambiente.
Você pode acrescentar o gergelim na conserva ou deixar para consumir junto com o pepino. Dessa forma, o óleo de gergelim e a pimenta são opcionais para você acrescentar nas rodelas de pepino fora da conserva.
Opinião da nutricionista
Apesar de conter açúcar demerara, que é considerado como o açúcar menos prejudicial, entre seus ingredientes, o pepino agridoce é considerada como uma receita saudável. Mesmo assim, não custa alertar que o ideal é seguir a receita corretamente e evitar ingredientes em excesso, como no caso do açúcar.
As pessoas que têm restrição ao açúcar, como os obesos ou os diabéticos, podem trocar esse ingrediente por um adoçante culinário, como a stévia, utilizando a mesma quantidade. Caso não queira substituir o açúcar, você também pode consumir a receita de pepino japonês agridoce em dias alternados. Fica a teu critério.
Gostou de saber mais sobre a receita do pepino agridoce? Esperamos que sim. Deixe seu comentário e compartilhe este artigo em suas redes sociais. Assim, mais pessoas poderão ter acesso a essa tradicional receita. Aproveite e confira mais deliciosas receitas saudáveis em nossa sessão do site.
Até a próxima!