Você já deve ter ouvido falar que o própolis é um poderoso aliado da saúde, não é mesmo? Esta é uma verdade já comprovada por muitos nutricionistas e pesquisadores. Dessa forma, hoje te convidamos a conhecer um pouco mais sobre as propriedades desse alimento e saber quais são seus reais benefícios à saúde.
O que é própolis?
Para definirmos o que é o própolis, precisamos buscar um pouco mais de conhecimento na natureza. Isso porque existem alguns tipos de árvores, que produzem naturalmente uma espécie de resina, que é uma maneira que a própria natureza encontrou para proteger seus frutos contra ação de bactérias e fungos.
As abelhas coletam essa resina e a levam para colmeia, e lá essa substância irá se misturar à cera e a outros tipos de secreções produzidas por elas, formando o tão conhecido própolis. Desde então, a cada nova pesquisa, são descobertas várias e várias utilidades que o própolis pode proporcionar à saúde, tanto para as abelhas, como para os humanos.
As abelhas, por exemplo, o utilizam para:
- Proteger-se de microrganismos e outros agentes infeciosos da colmeia, o que contribui para manter os favos e toda colmeia limpa;
- Fazer a cobertura dos favos, tampando possíveis rachaduras que possam afetar a integridade da colmeia;
- Proteger os ovos da abelha rainha.
Com relação aos seres humanos, o própolis é ainda mais benéfico. Veja 5 motivos para incluí-lo em seu cardápio.
Própolis benefícios
O própolis é composto por 30% de cera, 50% de resina e bálsamo, 10% de óleos essenciais e aromáticos, 5% de pólen e os outros 5% de impurezas. Com esta composição, ele pode trazer benefícios como:
1. Prevenir e combater a amigdalite
Quem sofre com recorrentes crises de amigdalite, pode contar com a ação anti-inflamatória e antibacteriana do própolis, pois alguns estudos já comprovaram que ele combate as bactérias gram-positivas, que são consideradas as responsáveis pelas crises de amigdalite.
Uma grande vantagem do própolis, em relação ao uso de antibióticos para tratar a amigdalite, é que ele combate as bactérias “do mal” e preserva as bactérias “do bem”, o que normalmente não acontece com o uso de antibióticos, que acabam “matando” todas as bactérias, sejam boas ou ruins, o que pode causar efeitos colaterais ou outros problemas de saúde.
E mais! Por ser uma opção natural, as bactérias não conseguem criar resistência ao própolis, o que traz resultados mais eficientes durante o tratamento do problema, fazendo com que a recuperação seja mais rápida.
2. Mantém os dentes saudáveis
Você é daqueles que está sempre em busca de alternativas naturais para manter o sorriso bonito e saudável? Então saiba que o própolis pode ser uma de suas melhores opções, e isso se dá graças à grande quantidade de compostos fenólicos que ele possui em sua composição.
Esses compostos são responsáveis por manter íntegro o esmalte dos dentes, além de prevenir as cáries e a doença periodontal, que é uma condição inflamatória da gengiva, causada por ação de bactérias e que, se não for tratada de forma adequada, pode levar a perda do dente.
3. Mantém a saúde estomacal
Todos nós, em algum momento da vida, estamos sujeitos a contrair uma doença de origem bacteriana, como as que a bactéria “H. pylori” pode causar no estômago. Se não for tratada, essa doença pode levar ao surgimento de úlceras ou até mesmo a um câncer. Por isso, devemos nos proteger dessas possíveis ameaças, através de bons hábitos alimentares e da busca por um estilo de vida mais saudável.
Para reforçar a proteção, podemos incluir o própolis, em especial o própolis verde, como um grande aliado para prevenir o aparecimento da “H. pylori”. Para fazer o tratamento com própolis, basta colocar 20 gotas de própolis verde (sem álcool) em 200 ml de água filtrada e misturar.
A recomendação é tomar essa mistura por duas vezes ao dia, sendo que a primeira deve ser em jejum. Para otimizar os resultados, consuma essa mistura por 30 dias, porém nunca dispense os bons hábitos alimentares, combinado?
4. Reforça o sistema imunológico
Estudos comprovam que o própolis leva o organismo a ativar as células de defesa, onde ele passa a reconhecer e a combater os agentes agressores de maneira mais eficiente. Isso se dá pela quantidade de proteínas e compostos que o própolis possui, capazes de alterar e regular o sistema imunológico. Além disso, ele é considerado um antibacteriano e antiviral natural, sendo considerado como um verdadeiro protetor da saúde.
5. Combate a acne
A acne pode ser definida como um processo inflamatório da pele, que é causado por bactérias. Por ter ação anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante, o própolis, ou extrato de própolis, pode ser utilizado como um aliado para o tratamento do problema.
Quer uma dica? Se você sofre com os problemas causados pela acne, passe a fazer pelo menos uma vez por semana aplicações de própolis sobre a pele. É simples! Lave bem o rosto para tirar as impurezas e logo em seguida, com o auxílio de um algodão, aplique a medida de 1 colher (sopa) de própolis em toda região do rosto.
Deixe secar naturalmente. Enquanto a pele estiver molhada, as propriedades do própolis estarão agindo. Depois, enxague e pronto! Você sentirá a sua pele renovada e o processo de cicatrização das feridas causadas pela acne será acelerado.
Hora de compartilhar sua opinião
E então? Você gostou de conhecer as propriedades benéficas do própolis? Se sim, deixe aqui o seu comentário. Sua participação é sempre importante para nós! Aproveite para compartilhar conosco se você conhece alguém que utiliza o própolis regularmente e quais os resultados alcançados. Dessa forma, você estará contribuindo para motivar muitas pessoas na busca por opções naturais em prol da saúde.
Até a próxima!