Queijo cottage, um dos alimentos mais requisitados na dieta de quem faz parte do universo fitness. Mas afinal, quais serão os reais benefícios deste alimento? Aqui, você vai ter a oportunidade de aprender tudo sobre ele. Confira!
Queijo cotage
O queijo cottage é o tipo de alimento que agrega sabor e saúde, tornando-o uma das melhores opções para um cardápio leve. Isso porque, por ser obtido do leite desnatado e não passar pelo processo de cura e salga como outros queijos, ele tem em sua composição baixas quantidades de gorduras, além de muitos nutrientes como:
- Vitaminas do complexo B;
- Magnésio;
- Selênio;
- Zinco;
- Cálcio;
- Potássio;
- Fósforo e outras importantes vitaminas e minerais para o organismo.
Além disso, ele é uma ótima fonte de proteína e de fácil digestão. Essa é a combinação perfeita de propriedades que você precisa para manter ou alcançar a boa forma. E mais! O queijo cottage favorece a proliferação das bactérias “do bem” no intestino, o que faz deste alimento um prebiótico. Como resultado, você tem uma maior resistência imunológica e uma melhor absorção e digestão dos alimentos, que resulta em uma melhor nutrição.
Queijo cottage: Poucas calorias
A melhor parte é que ele traz todos estes benefícios com baixa quantidade de calorias, pois, em 50 gramas do alimento, encontram-se apenas 45 calorias! Os benefícios do queijo cottage vão além. Ele é rico em proteínas de alto valor biológico como a caseína, que se faz uma ótima opção para atletas que visam o ganho de massa muscular, porém quando for parte de uma alimentação variada e equilibrada em nutrientes.
A ação antioxidante do mineral selênio, presente no queijo cottage, faz com que ele consiga combater os radicais livres produzidos naturalmente durante a atividade física, o que por sua vez, melhora a performance.
Como fazer queijo cottage
Como você pode ver, o queijo cottage tem muitos benefícios, que fazem dele um campeão quando o assunto é manter uma dieta equilibrada. No entanto, quando se pensa no queijo cottage preço, algumas pessoas deixam de coloca-lo como uma prioridade em sua lista de compras. Isso porque, dependendo da marca e quantidade na embalagem, o queijo cottage pode ter um valor elevado, que varia de R$11,00 a R$18,50 (embalagem de 400 gramas).
É por isso, que pensando sempre no seu bem estar e saúde, trouxemos uma maneira simples e caseira de fazê-lo e assim conseguir economizar no orçamento diário. Vamos conferir a receita?
Queijo cottage caseiro
Essa receita de queijo cottage caseiro é muito prática e pode ser consumida em até 7 dias.
Receita
Para fazer o queijo cottage você irá precisar de 1 litro de leite, vinagre e um pouco de sal.
Modo de preparo
O primeiro passo é levar o leite para ferver. Assim que iniciar a fervura, desligue o fogo e adicione aos poucos o vinagre, pouco a pouco com colheradas, até que perceba que o leite talhou. Agora, deixe repousar por 15 minutos. Depois, pegue uma peneira e vá colocando a massa.
Adicione um pouco de sal e leve para uma vasilha. Pronto! O seu saboroso e saudável queijo cottage caseiro já pode ser consumido. Para manter a qualidade, armazene-o na geladeira, em uma vasilha com tampa por no máximo 7 dias.
Dica: Para manter a baixa quantidade de gordura na composição do queijo, utilize o leite semidesnatado ou desnatado.
Queijo cottage: Vantagens
Você já aprendeu aqui, inúmeros benefícios do queijo cottage, mas para que fique ainda mais claro que este queijo é uma das melhores opções para compor sua dieta, exemplificamos as vantagens que fazem deste queijo sair na frente em relação à outros tipos, então vamos lá!
Os queijos amarelos como o cheddar, parmesão, provolone e o suíço tem uma grande quantidade de gordura, o que colabora para o aumento do colesterol e o surgimento das doenças cardíacas. Também entram na lista dos queijos que fazem os ponteiros da balança subir e a saúde entrar em estado de alerta, os queijos azuis, que são o gorgonzola e o roquefort, que muitas pessoas apreciam o sabor e a textura, mas são extremamente engordativos por possuírem uma grande quantidade de gordura e sal.
A lista dos queijos inadequados para quem quer manter a boa forma e a saúde, não para por aí! Isso porque o requeijão, que está sempre muito presente na mesa das pessoas, recebe uma grande quantidade de creme de leite, o que faz com que ele se torne também um alimento gorduroso e prejudicial a saúde.
Então, se você quer ganhar muito mais saúde recebendo os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, o ideal é optar pelos queijos mais magros como o queijo cottage, o queijo vegano, a ricota ou o frescal, em quantidades moderadas como parte de um cardápio saudável.
Hora de colocar a mão na massa
Agora que você conhece as vantagens nutricionais do queijo cottage, é hora de colocar a mão na massa e usar a criatividade para criar deliciosas receitas com queijo cottage, até porque este queijo combina com diversos tipos de preparações como saladas, sanduíches, massas, cookies ou como acompanhamento de iogurtes, frutas, torradas e muito mais.
Dê a sua opinião
Você gostou de conhecer as propriedades do queijo cottage? Se sim, registre aqui a sua opinião, assim você estará contribuindo para o crescimento e aprimoramento de nosso trabalho.
Até a próxima!