Dieta e Nutrição

Queijo Minas: 3 verdades e 1 dica de ouro

O queijo minas frescal é um dos alimentos prediletos quando o assunto é um cardápio voltado para o emagrecimento. Mas será que ele realmente é uma boa opção para manter a saúde e, de quebra, ainda conseguir eliminar alguns quilinhos extras? Isto é o que você vai descobrir agora.

Queijo minas benefícios

Conheça os 3 maiores benefícios do queijo minas e descubra que, além de delicioso e versátil, este alimento é muito saudável e enriquece a sua alimentação diária com muitos nutrientes.

1. Rico em vitaminas e minerais

O queijo de minas é um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais, como:

2. Ajuda a emagrecer

Talvez o baixo valor calórico do queijo minas seja uma das razões para que ele seja considerado uma das melhores opções para emagrecer. Isso porque, uma porção de 30 gramas, o que corresponde a 1 fatia fina de queijo, contém apenas 49 calorias, com cerca de 5,7 gramas de gordura.

Quando comparado ao queijo cheddar ou provolone, o queijo minas se destaca, não só por sua menor quantidade de gordura, como também pela menor quantidade de sódio, pois menos sal é usado em sua composição, o que colabora para o controle da pressão arterial e se mostra uma ótima opção para quem deseja perder medidas naturalmente, evitando a retenção líquida.

Outro ponto positivo do consumo do queijo minas em uma dieta para o emagrecimento é o fato dele ser composto por proteínas, proporcionando a saciedade que você necessita para não exagerar nas quantidades de suas refeições diárias.

3. Mantém o intestino saudável

Já existem no mercado versões do queijo minas enriquecidas com probióticos, que são “bactérias boas” que mantém a flora intestinal saudável. Como resultado, você tem uma melhor absorção de nutrientes vindos através da alimentação, assim como previne o surgimento de diversos tipos de doenças, pois estará com o sistema imunológico bem reforçado e com o organismo trabalhando em perfeita harmonia.

Queijo minas, ricota e queijo cottage

Com tantos benefícios do queijo minas, você pode estar pensando: “Mas porque a ricota e o queijo cottage ainda ocupam o topo da lista dos melhores queijos em uma dieta emagrecedora?”. A principal razão para isso está na fabricação do queijo minas, que usa o leite integral durante o processo, o que acrescenta um pouco mais de gorduras e calorias a esse tipo de queijo.

Já a ricota e o queijo cottage recebem o leite desnatado em sua composição, trazendo os mesmos benefícios do queijo minas, porém com um custo mais elevado.

Aqui vale a dica: Na hora de fazer sua escolha, coloque os prós e os contras na balança, ou seja, se você quer perder peso e dar um upgrade na saúde, porém sem gastar muito? Escolha o queijo minas. Agora, se para você vale a pena pagar um pouco mais, obtendo todos esses benefícios à saúde, mas de uma forma mais leve, invista na ricota ou no queijo cottage.

Além disso, nunca se esqueça de que o que vale mesmo é o consumo em equilíbrio, seja qual for a sua opção de queijo. Pois, de nada adianta incluir o queijo minas no cardápio se você perder o controle e exagerar em seu consumo.

Não poderíamos deixar de mencionar que, também existe aquele tipo de pessoa que até consegue consumir com moderação, porém não abre mão do fast food, das frituras, dos doces e outros alimentos que agradam o paladar, mas que não colaboram em nada com a boa saúde.

Por isso, o primeiro passo antes de comprar o queijo de sua escolha é estar determinado a mudar para melhor seus hábitos alimentares de forma geral. Combinado?

Queijo minas e queijo padrão: Qual a diferença?

Se você é uma pessoa que se interessa por todos os assuntos relacionados à alimentação, já deve ter ouvido falar no queijo minas padrão e no queijo minas frescal, não é mesmo? Mas qual será a diferença entre os dois, você sabe?

Pois bem, como nosso maior objetivo é sempre trazer informações precisas, que acrescentem no seu dia-a-dia, vamos esclarecer essa dúvida. A principal diferença entre o queijo minas frescal e o padrão, está no grau de umidade e no processo de fabricação, pois o queijo padrão é feito de forma industrial e tem um grau de umidade bem menor quando comparado ao frescal, o que confere a este queijo um período de validade maior.

Queijo minas: O quanto consumir?

Como dissemos anteriormente, você pode incluir o queijo minas a seu cardápio, porém não abra mão de manter uma dieta equilibrada, devidamente calculada de acordo com suas necessidades calóricas e que não extrapolem as quantidades determinadas na pirâmide alimentar, que são de 3 a 5 porções de leite e/ou derivados por dia.

Quer mais uma dica? Com 3 fatias de queijo minas por dia você já consegue suprir essa demanda. Mas lembre-se! Nunca dispense a orientação individualizada de um nutricionista.

Hora de colocar a mão na massa

Agora que você já conhece tudo sobre o queijo minas, é hora de colocar a mão na massa e aproveitar este espaço para mostrar a sua criatividade, compartilhando conosco as suas melhores receitas com queijo minas. Contamos com sua participação.

Até a próxima!

Sair da versão mobile