Os vegetais verdes são excelentes opções para as refeições, sendo que são grandes fontes de vitaminas e minerais essenciais para manter nosso corpo saudável. E o melhor: Eles podem ser consumidos à vontade!
Como regra geral, você deve comer pelo menos cinco porções de vegetais verdes por dia (que é cerca de 2 1/2 xícaras de legumes cozidos), e que inclui as folhas verdes.
Como elas são preparados de forma saudável, as folhas verdes escuras, assim como outros vegetais sem amido, são um ótimo complemento para sua dieta e oferecem inúmeros benefícios à saúde.
Os vegetais verdes são cheios de vitaminas, minerais e fitoquímicos que combatem doenças. Além disso, são ricos em fibras, um nutriente importante para a perda e manutenção do peso, pois o mantém saciado, ajudando a controlar a fome.
As fibras também podem reduzir o colesterol e a pressão arterial, e ajudam a moderar oscilações de açúcar no sangue, diminuindo a absorção de carboidratos em sua corrente sanguínea após as refeições.
Isso diminui o risco de doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2. Os vegetais verdes escuros também contêm uma grande quantidade de água, o que ajuda a mantê-lo hidratado e contribui para uma pele bonita e cabelos sempre saudáveis.
Alguns vegetais verdes, como a couve, são particularmente ricos em cálcio, que mantém dentes e ossos fortes e reduzindo o risco da osteoporose.
O cálcio também contribui para a função muscular e regula a pressão arterial. Já o potássio protege contra a osteoporose e ajuda a controlar os níveis da pressão arterial.
Os antioxidantes, como vitamina C, luteína, zeaxantina, que estão contidas em verduras, podem ajudar a reduzir o risco de catarata e a degeneração macular.
O colágeno, que é produzida pela vitamina C no organismo, é um dos principais componentes da cartilagem, que ajuda na flexibilidade das articulações, reduzindo o risco de artrite e mantendo pele e cabelos saudáveis e bonitos.
A pesquisa também mostra que a vitamina C pode também atuar na diminuição da perda óssea e diminuir o risco de fraturas.
Os vegetais verdes que contêm betacaroteno, como couve, espinafre e acelga, contribuem para o crescimento e reparação de tecidos do corpo.
O betacaroteno também protege a pele contra os danos do sol. Ele é convertido em vitamina A no organismo, e por isso, alimentos que são fontes de betacaroteno são a melhor maneira de obter a vitamina A.
Eles são totalmente seguros já que o corpo regula a quantidade de betacaroteno que é convertido em vitamina A. Os vegetais verdes também são uma excelente fonte de ácido fólico, que podem reduzir o risco de doença cardiovascular e a perda de memória.
E uma vez que o folato contribui para a produção de serotonina, pode ajudar a afastar a depressão e melhorar o humor.
8 Excelentes vegetais verdes para incluir à sua dieta
Depois de conhecer todos esses benefícios, é hora de apresentar as 8 melhores opções de 8 vegetais verdes, que são super indicados para qualquer tipo de dieta. Nossa sugestão: Abuse deles à vontade!
1. Rúcula
A rúcula é um vegetal folhoso verde com um sabor picante e é frequentemente usada em saladas. É uma boa fonte de potássio, um mineral envolvido na gestão da pressão arterial e na prevenção da osteoporose.
Ela pode ajudar a melhorar a memória, devido à fitoquímicos antioxidantes – encontrados em todos os vegetais crucíferos. A rúcula é muito baixa em calorias, o que a torna um ótimo complemento para qualquer plano de perda de peso.
2. Couve
A couve é um vegetal de folhas verdes da família do repolho. Ela é uma boa fonte de betacaroteno, elesque auxiliam a absorção de vitamina A, que é um antioxidante que pode ajudar a prevenir e tratar a artrite, a catarata, e a degeneração macular, assim como manter o cabelo saudável e pele.
A couve também é uma boa fonte de vitamina K, que pode prevenir fraturas ósseas. Além disso, contêm luteína e zeaxantina, antioxidantes que previnem a degeneração macular.
3. Escarola
A escarola é um vegetal de folhas verdes que pode ser usada em saladas ou comida como um prato principal. Como outras verduras, a escarola é muito baixa em calorias, o que o torna um ótimo complemento para qualquer plano de perda de peso.
A escarola é uma boa fonte de potássio, um mineral envolvido na gestão da pressão arterial e na prevenção da osteoporose. É também uma boa fonte de vitamina K, que pode prevenir as fraturas ósseas.
4. Mostarda
A mostarda é um vegetal de folhas verdes que vêm da planta da mostarda e têm um sabor picante, apimentado. Eles são uma boa fonte de antioxidantes, incluindo a vitamina C, betacaroteno, luteína, zeaxantina e que ajudar a prevenir a artrite e manter saudáveis os olhos, cabelos e pele.
A mostarda também contem folato, uma vitamina B que pode ajudar a reduzir o risco de doença do coração, melhorar a memória e o humor. A vitamina K também está presente na mostarda.
5. Espinafre
O espinafre é um vegetal de folhas verdes escuro e um dos mais alimentos ricos em nutrientes do planeta! Ele é rico em fibras e tem baixo teor calórico.
O espinafre pode ajudar a controlar o diabetes do tipo 2 e é um ótimo complemento para qualquer plano de perda de peso. É uma boa fonte de antioxidantes, incluindo a vitamina C, betacaroteno, luteína, zeaxantina e, que ajudam a manter os olhos saudáveis, cabelos e pele.
O espinafre contém quantidades muito elevadas de potássio e vitamina K, dois nutrientes que podem ajudar a preservar a saúde dos ossos. O ferro e a vitamina B, presente no espinafre ajudam a manter o cabelo forte e saudável, além de um sistema circulatório saudável.
6. Acelga
A acelga é um vegetal de folhas verdes que tem gosto um pouco semelhante ao espinafre e pode ser preparado da mesma maneira. É uma boa fonte de antioxidantes, incluindo a vitamina E, betacaroteno, luteína, zeaxantina, que ajudam a prevenir a artrite e manter os olhos saudáveis, além de cabelos e pele.
Ela também contém magnésio e potássio, minerais envolvidos na gestão da pressão arterial e prevenção da osteoporose. O magnésio também é útil para os indivíduos que sofrem de enxaquecas ou TPM.
7. Nabos
O nabo é um vegetal de folhas verdes, e suas partes superiores são mais utilizados, podendo ser adicionados às saladas ou servido como um prato principal.
Eles são uma boa fonte de antioxidantes, incluindo vitaminas C e E, betacaroteno, luteína, zeaxantina e que ajudar a prevenir artrite e manter os olhos saudáveis, cabelos e pele.
Os nabos também contêm ácido fólico e vitamina B que podem ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca, aumentam a memória e melhoram o humor.
8. Agrião
Agrião é um vegetal de folhas verdes com um sabor picante e é frequentemente adicionado a saladas ou usado no recheio para sanduíches.
É uma boa fonte de betacaroteno, luteína, zeaxantina e antioxidantes que podem prevenir a artrite, a catarata e a degeneração macular, bem como manter o cabelo e pele saudáveis.