A castanha do Pará, também conhecida como castanha do Brasil, é uma semente do fruto da castanheira do Pará, uma árvore de grande porte, que é nativa da Amazônia. Para se ter uma ideia, um pé de castanha do Pará pode atingir até 60 metros de altura.
Esse tipo de castanha é classificada como uma oleaginosa e, além de ser bastante utilizada em nossa culinária, por ser muito saborosa e versátil, também oferece diversos benefícios à saúde, em especial pela presença de selênio em sua composição nutricional.
Neste artigo vamos falar bastante sobre a castanha do Pará, apresentando seus principais nutrientes, seu valor calórico, a quantidade ideal que você pode consumir diariamente, além de detalhar os seus 4 maiores benefícios à saúde. Então vamos lá!
Composição nutricional da Castanha do Pará
A castanha do Pará é um alimento riquíssimo em nutrientes, principalmente alguns que são raros em outros alimentos, como o mineral selênio, por exemplo. Os principais nutrientes encontrados nesse fruto são:
- Carboidratos;
- Proteínas;
- Gorduras: poliinsaturadas, monoinsaturadas e saturadas;
- Vitaminas: Vitaminas E e do complexo B;
- Minerais: Zinco, fósforo, magnésio, manganês e selênio;
- Fibras.
Um diferencial dessa castanha é que ela é uma boa fonte do mineral selênio, que é um importante antioxidante para o organismo. Por esse motivo é que muitos nutricionistas recomendam o consumo diário de castanha do pará.
Em relação ao teor de gorduras, apesar desse alimento conter gorduras saturadas, o tipo de gordura que prevalece em maior quantidade são as insaturadas (mono e poliinsaturadas), que são gorduras muito benéficas para a saúde.
Castanha do Pará: benefícios
Por ser rica em nutrientes, a castanha do Pará é um alimento muito importante para uma dieta saudável. A seguir, apresentaremos os seus 4 maiores benefícios:
1. Possui ação antioxidante
Esse é um dos principais benefícios da castanha do Pará. A sua ação antioxidante se dá principalmente por causa do mineral selênio, encontrado primariamente nesse alimento.
O selênio tem o poder de combater os radicais livres, compostos que surgem no organismo, que pode ser devido à respiração ou através de fontes externas, como alimentação, poluição, fumo, álcool, entre outras.
Os radicais livres são prejudiciais para o organismo, pois atacam as células saudáveis do corpo causando vários prejuízos. Alguns desses prejuízos são o envelhecimento precoce, a redução da imunidade, a propensão às doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e também o câncer.
As substâncias antioxidantes têm o poder de “frear” a ação desses radicais livres, preservando o organismo e a saúde em geral.
2. Ajuda a controlar o colesterol
Por ser uma boa fonte de gorduras insaturadas, a castanha do Pará ajuda a normalizar os níveis de colesterol no organismo. Suas gorduras têm o poder de reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).
3. Protege o coração
Essa oleaginosa também é totalmente benéfica para o coração, protegendo-o contra o aparecimento de doenças. Isso ocorre novamente por causa da ação do mineral selênio, que exerce ação antioxidante no organismo, além das gorduras insaturadas, que mantêm os níveis de colesterol normalizados.
4. Ajuda no emagrecimento
Apesar da castanha do Pará ser uma semente calórica, esse alimento também pode ajudar na perda de peso. Isso porque ela é muito rica em fibras e proteínas, nutrientes esses que comprovadamente contribuem para a perda de peso, por proporcionar uma maior saciedade, à medida que deixam a digestão mais demorada e retardam o esvaziamento do trato digestivo.
Esse mecanismo ajuda a retardar a fome, deixando a ingestão alimentar mais controlada, o que inevitavelmente promove o emagrecimento. Mas apesar desse benefício, você não deve exagerar no consumo dessa castanha, pois, nesse caso, ela também pode exercer o efeito contrário, ou seja, um consumo exagerado de calorias pode promover o ganho de peso.
Castanha do Pará: calorias
Apesar da castanha do Pará ser um alimento rico em nutrientes e totalmente benéfico para o organismo, ela é um alimento bastante calórico. Uma quantidade de 100 g dessa castanha possui, em média, 655 calorias. Por isso, é tão importante ficar atento no consumo, para não exagerar nas calorias.
Quantas castanhas do Pará posso comer por dia?
Pela composição nutricional dessa castanha, comer apenas uma unidade por dia já é o suficiente para que esse alimento possa suprir as necessidades nutricionais de um indivíduo adulto, principalmente em relação ao mineral selênio.
Como consumir a castanha do Pará?
A castanha do Pará geralmente é consumida na sua forma “in natura”, mas dela também pode ser obtida a farinha, o leite e o óleo, que podem ser utilizados em diversas preparações culinárias. Além disso, ela também pode ser adicionada em frutas, vitaminas, iogurtes e ser usada em saladas.
Já a farinha da castanha do Pará pode ser utilizada na preparação de farofas, bolos, tortas, biscoitos, pães, entre outras receitas. Seu óleo pode ser utilizado tanto na culinária quanto em outros setores, como na produção de cosméticos, lubrificantes e tintas.
Opinião da nutricionista
Como podemos constatar, a castanha do Pará é um alimento muito benéfico para a saúde, principalmente por sua rica composição nutricional e a presença do mineral selênio. Porém, para não causar toxicidade ao organismo, pelo excesso de nutrientes ingeridos, você deve estar atento à quantidade diária consumida.
Recomendo que você varie a forma de ingestão da castanha em preparações saudáveis, assim, pode associar o seu consumo com o de outros alimentos também ricos nutricionalmente. Aproveite todas as informações deste artigo. Comente e compartilhe em suas redes sociais e consulte mais artigos sobre outros alimentos na sessão de Alimentos Saudáveis.
Até a próxima!