Batatas fritas: Entenda porque elas podem “detonar” sua saúde

Batatas fritas: Entenda porque elas podem “detonar” sua saúde

Batatas fritas, ou batatas chips, são um lanche barato, saboroso e de fácil acesso, porém o número de vítimas que tem seus corpos “detonados” por esse excesso de gordura, pode não valer a pena em comparação com o prazer de comê-las.

Enquanto você desfruta de um punhado de batatas fritas, elas causam danos irreparáveis ao seu sistema cardíaco. Os perigos surgem quando você consome batatas fritas diariamente ou quando opta por elas ao invés de escolher opções mais saudáveis.

As batatas fritas fazem você ganhar peso

As batatas fritas normalmente são ricas em gorduras e calorias, o que eleva o risco de ganho de peso e obesidade. 100 g de batatas fritas simples, ou cerca de 15 a 20 batatas chips, contém cerca de 10 gramas de gordura e 154 calorias. Um estudo de 2011 no “The New England Journal of Medicine”, descobriu que o consumo diário de uma única grama de batatas fritas levou a um ganho de peso médio de 1,69 quilos ao longo de quatro anos.

A ligação entre a batata frita e ganho de peso foi mais forte do que a ligação entre o ganho de peso e outros componentes da dieta, incluindo carnes processadas, bebidas adoçadas com açúcar e carnes vermelhas não processadas. Estar acima do peso ou obeso aumenta o risco de diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

As batatas fritas tem valor nutritivo baixo

Se você incluir regularmente batatas chips à sua dieta, você pode não estar consumindo tantos nutrientes essenciais quanto você imagina. Batatas fritas são pobres em vitaminas e minerais, e eles tendem a diminuir a absorção de outros nutrientes.

Enquanto você desfruta de um punhado de batatas fritas, elas causam danos irreparáveis ao seu sistema cardíaco.

Comer lanches saudáveis pode ajudar a compensar qualquer carência nutricional na hora das refeições, por isso, se você optar por um lanche mais nutritivo ao invés de batatas fritas, você conseguirá este benefício.

Elevado teor de sódio

O elevado teor de sódio das batatas chips pode impactar negativamente a sua saúde cardiovascular. Um consumo elevado de sódio pode causar um aumento na pressão sanguínea, o que leva a acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, doença cardíaca coronária e doença renal. As batatas fritas geralmente têm entre 120 e 180 miligramas de sódio por grama, e batatas fritas de pacote podem ter de 105-160 miligramas de sódio por grama.

Um saco de batatas fritas contém normalmente mais do que uma única grama de sódio. Muitas pessoas consomem mais sódio do que eles percebem quando comem batatas fritas. A maioria das pessoas devem limitar seu consumo de sal a 2.300 miligramas por dia, enquanto indivíduos com mais de 50 anos, afro-americanos e qualquer pessoa com pressão arterial alta, doença renal ou diabetes não devem consumir mais de 1.500 miligramas por dia.

As batatas fritas elevam o colesterol

O consumo frequente de batatas chips pode contribuir para níveis elevados de colesterol por causa da quantidade e do tipo de gordura encontrado. A maioria das batatas chips são fritas, um processo que cria as gorduras trans, o tipo mais perigoso de gordura. Além disso, os óleos usados para fritar as batatas fritas são geralmente gorduras saturadas, o que também contribui para os níveis elevados de colesterol.

Um estudo de 2007 publicado na revista “Circulation”, descobriu que altos níveis de gorduras trans na corrente sanguínea estavam associados a níveis elevados de colesterol LDL e um aumento do risco de doença cardíaca coronária. Altos níveis de gordura trans na dieta estão correlacionados com níveis elevados no sangue.

Enquanto você desfruta de um punhado de batatas fritas, elas causam danos irreparáveis ao seu sistema cardíaco.

Outras alternativas saudáveis

As batatas chips tem níveis mais baixos em calorias e gorduras do que a batata frita, embora elas também possam conter altos níveis de sódio. Pretzels de trigo integral e a pipoca tem baixo teor de gordura e são opções de baixa caloria que também fornecem fibras extras, tornando-se melhores escolhas na hora do lanche. Outras alternativas incluem alimentos com baixo teor de sódio, como os chips de vegetais cozidos.