Biscoito de maizena faz mal à saúde? A verdade revelada

Biscoito de maizena faz mal à saúde? A verdade revelada

No meio da tarde, principalmente na hora do lanche, eles sempre estão presentes na mesa de muitos brasileiros. E, cá entre nós, não tem nada mais gostoso do que um biscoito de maizena no meio da tarde. Porém, a bolacha de maizena pode se tornar uma vilã, mesmo sem você saber, na sua dieta.

Alguns anos atrás os pacotinhos coloridos de biscoitos representavam uma ameaça para a dieta de quem queria perder peso. Atualmente, isso mudou e o biscoito de maizena ‘aparentemente’ oferece um beneficio para esse grupo, que é ajudar a saciar a fome por mais tempo.

Contudo, é muito importante ficar atento a embalagem do produto, já que nutrientes que não favorecem a saúde estão presentes em alta quantidade. Por isso, vamos fornecer algumas informações para você aprender a evitar que o biscoito de maizena acabe virando a vilã da sua dieta.

Cuidado com a quantidade de gorduras e açúcar no biscoito de maizena

Sabemos que a gordura é necessária para o nosso organismo, mas em excesso ela se torna prejudicial. O biscoito de maizena pode oferecer grande quantidade desse nutriente, por isso, gaste tempo analisando a tabela nutricional do produto. Observe se a quantidade alta de gordura vem da gordura saturada ou da insaturada.

De acordo com os nutricionistas, quem faz dieta e realmente deseja obter resultados satisfatórios deve preferir produtos com gordura insaturada. A mesma atenção deve ser prestada também para o açúcar, já que os ingredientes nas embalagens são listados em forma decrescente conforme sua quantidade no produto.

Biscoito de maizena faz mal à saúde?

Com isso, o individuo deve ficar preocupado quando encontrar açúcar nas primeiras posições. Segundo os nutricionistas, infelizmente, é opcional ao fabricante informar a quantidade de açúcares na rotulagem nutricional. E isso prejudica quem deseja saber a real informação do produto, pois não se sabe ao certo a quantidade presente.

Desconfie: pode conter gordura trans!

Apesar de buscar informações sobre a tabela nutricional do alimento e constar que certo nutriente é zero, mesmo assim você deve desconfiar. Essa informação vale principalmente para a gordura trans, que mesmo o fabricante apresentando a quantidade como zero, pode não ser zero de verdade.

Infelizmente isso acontece por conta de uma brecha na legislação, permitindo quantidades pequenas dessa gordura por porção serem consideradas como zero. Quando adquirir o biscoito de maizena procure saber as informações verdadeiras do produto, assim a sua dieta não será prejudicada.

Biscoito de maizena realmente sacia a fome?

Nas propagandas podemos observar que os biscoitos de maizena, principalmente os biscoitos doces são ricos em potássio, fósforo, proteínas, cálcio, ferro e fibras. Esses nutrientes podem ser vistos também nas embalagens do biscoito, mas para um bom resultado da ingestão seria necessário comer bastante.

Até aí tudo bem! Mas como fica a quantidade de calorias ingeridas? Os nutricionistas apontam que o biscoito de maizena oferece realmente mais carboidratos e gorduras. Com isso, fica difícil de o alimento saciar a fome. O biscoito de maizena satisfaz apenas o desejo de comer algo, isso é chamado de “fome psicológica”.

Existem alguns biscoitos que até ajudam a saciar a fome por mais tempo, os biscoitos integrais – que apresentam mais fibras. As fibras, segundo os nutricionistas, estão diretamente relacionadas com a maior sensação de saciedade, com o aumento gradativo da glicemia sangüínea e com o bom funcionamento do intestino.

Biscoito de maizena faz mal à saúde?

A orientação desses profissionais, principalmente para as crianças, é não comer biscoitos de maizena todos os dias.

Os pais podem optar por receita de biscoito de maizena com iogurte, que pode até ser um pouco mais calórico, porém pode se tornar bem rico em vitaminas.

Atenção: Foque em sua dieta e evite cometer o pecado da gula!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!