Biscoito de maizena faz mal à saúde? A verdade revelada
No meio da tarde, principalmente na hora do lanche, eles sempre estão presentes na mesa de muitos brasileiros. E, cá entre nós, não tem nada mais gostoso do que um cafézinho com biscoito de maizena no meio da tarde. Porém, você sabia que ele pode se tornar um vilão em sua dieta? É o que vamos discutir no artigo de hoje.
A alguns anos atrás os pacotinhos coloridos de biscoitos representavam uma ameaça para a dieta de quem queria perder peso. Atualmente, isso mudou e o biscoito maizena ‘aparentemente’ oferece um beneficio para esse grupo, que é ajudar a matar a fome, proporcionando saciedade por algum tempo.
É muito importante ficar atento a embalagem do produto, já que nutrientes que não favorecem a saúde estão presentes em alta quantidade no biscoito de maizena. Por isso, vamos fornecer algumas informações importantes para que você aprenda a evitar que a bolacha de maizena atrapalhe com o sucesso de sua dieta.
Biscoito de maizena: Rico em gorduras e açúcar
Sabemos que a gordura é necessária para o nosso organismo, porém em excesso ela se torna muito prejudicial. O biscoito de maizena pode conter grande quantidade desse nutriente, por isso, gaste um tempinho analisando a tabela nutricional antes de consumir o produto. Observe se a quantidade alta de gordura vem da gordura saturada ou da insaturada.
De acordo com os nutricionistas, quem faz dieta e realmente deseja obter resultados satisfatórios, deve sempre preferir produtos com gordura insaturada. Você deve ter a mesma atenção com relação ao açúcar, já que os ingredientes nas embalagens em geral, e não somente dos biscoitos de maizena, são listados de forma decrescente, conforme sua quantidade nos produtos.
Com isso, o individuo deve ficar preocupado sempre que encontrar açúcar entre as primeiras posições da tabela nutricional do biscoito de maizena ou de qualquer outro produto. Segundo os nutricionistas, infelizmente, não é obrigatório ao fabricante informar a quantidade de açúcares na rotulagem nutricional, prejudicando quem deseja se informar sobre a real quantidade de açúcar presente no produto.
Biscoito de maizena contém gordura trans?
Mesmo que você busque nas informações da tabela nutricional do alimento e observe que a indicação de que algum nutriente é “zero”, sempre desconfie. Essa informação vale principalmente para a gordura trans, que pode não ser “zero” de verdade, conforme indicação dos fabricantes. Infelizmente isso acontece por conta de uma brecha na legislação, permitindo quantidades pequenas dessa gordura por porção serem consideradas como “zero”.
Portanto, sempre que for consumir o biscoito de maizena, procure saber as informações verdadeiras na embalagem do produto, dessa forma a sua dieta não será prejudicada por falta de informação.
Biscoito de maizena sacia a fome?
Nas propagandas de TV podemos observar que os biscoitos de maizena, principalmente os biscoitos doces, são ricos em potássio, fósforo, proteínas, cálcio, ferro e fibras. Esses nutrientes podem ser vistos também nas embalagens do biscoito, mas para um bom resultado da ingestão seria necessário comê-lo em grandes quantidades.
Até aí tudo bem, mas como fica a quantidade de calorias ingeridas? Os nutricionistas apontam que o biscoito de maizena realmente oferece mais carboidratos e gorduras. Com isso, fica difícil do alimento saciar a fome. O biscoito de maizena satisfaz apenas o desejo de comer algo, e isso é chamado de “fome psicológica”.
Existem alguns biscoitos que até ajudam a saciar a fome por mais tempo, como os biscoitos integrais, que apresentam mais fibras. As fibras, segundo os nutricionistas, estão diretamente relacionadas com a maior sensação de saciedade, com o aumento gradativo da glicemia sanguínea e com o bom funcionamento do intestino.
A orientação desses profissionais, principalmente para quem tem filhos, é não deixar suas crianças comer biscoitos de maizena todos os dias. Os pais podem optar por maneiras criativas de incluir a bolacha no cardápio, como uma receita de biscoito de maizena com iogurte, que pode até ser mais calórica, porém também é uma opção mais rica em vitaminas.
Atenção: Sempre mantenha o foco em sua dieta e evite cometer o pecado da gula! Sua saúde agradece!