Conheça 5 fatos chocantes sobre o adoçante aspartame
O aspartame é um produto químico que é vendido como adoçante saudável de zero caloria. Porém, o que muita gente não sabe é que ele não é tecnicamente livre de calorias. O aspartame contém cerca de 4 calorias por grama.
Isso não é muito, mas não pode ser desconsiderado. Há alguns fatos estranhos, que não são revelados pelas indústrias, e você provavelmente você não sabe sobre o aspartame. Conheça agora alguns fatos chocantes sobre esse adoçante muito popular.
1. O aspartame é feito a partir de bactérias
O aspartame químico é feito a partir do resíduo de bactérias E. coli. Para ser mais exato, é feito a partir de bactérias presentes nas fezes. Se já é ruim o suficiente saber que o aspartame é um resíduo bacteriano que foi transformado através de um processo químico, veja a seguir que existem fatos ainda mais chocantes sobre ele.
2. As bactérias são geneticamente modificadas
A empresa responsável pela patente do aspartame revela que nele há bactérias E. coli geneticamente modificadas. Essa é outra maneira de dizer que o aspartame é feito de resíduo de bactérias, que podem ser encontradas nas fezes, que são organismos geneticamente modificados, conhecidos como OMG.
Naturalmente, o fabricante afirma que não existem moléculas OGM no aspartame. Aparentemente, eles estão dizendo que as bactérias que são geneticamente modificadas produzem resíduos normais. Porém, sabe-se que qualquer molécula OGM contém seu DNA modificado.
3. O aspartame dá fome
Tecnicamente falando, o consumo de aspartame aumenta a fome. A ciência não é clara sobre o mecanismo exato que causa isso, mas pesquisas sugerem que, quando você come ou bebe alimentos que contêm aspartame, você passa a ter dificuldades em controlar seu apetite. Isso é um estranho tipo de dieta!
4. O aspartame transforma-se em formaldeído
O próprio aspartame não passa por seu trato digestivo. É rapidamente decomposto em outras substâncias que entram na corrente sanguínea. Estas substâncias são metabolizadas e um desses produtos é o formaldeído, material usado para embalsamar cadáveres.
Como ser um veneno não fosse suficiente, ele é conhecido por causar pneumonia e aumentar a taxa de infecções, o que pode levar à morte. Esse fato já é conhecido desde 1905.
5. Cientistas manifestaram-se contra a aprovação do aspartame
Os investigadores da FDA foram contra a aprovação do aspartame, em grande parte, com base nas pesquisas da própria empresa dona da patente do aspartame, mas o FDA saiu na frente e aprovou-o de qualquer maneira. O aspartame se transforma em um veneno em seu corpo, e os cientistas da FDA manifestaram-se fortemente contra a sua aprovação, embora a FDA ignorou o fato e, mesmo assim, o colocou no mercado.
Dica importante
Diante dessas afirmações, tente optar por adoçantes naturais como o stévia ou o mel.