Frutas amarelas: Top 5 com as mais nutritivas
O Brasil é reconhecido como um país tropical, que tem uma grande variedade de frutas, verduras e legumes. Entre todos esses alimentos, esse artigo dará destaque às frutas amarelas. Quais serão as propriedades benéficas que essas frutas podem trazer à nossa saúde? É que você irá descobrir a partir de agora.
Frutas amarelas e seus nomes
Cada vez mais, as pessoas falam dos poderosos benefícios das frutas vermelhas, como a amora, o cranberry, o mirtilo e tantas outras. Porém, saiba que as frutas amarelas também deveriam merecer a devida atenção. Isso porque sua cor representa alguns compostos nutricionais, como o betacaroteno, que são capazes de prevenir diversos tipos de doenças, reforçar o sistema imunológico, trazendo muito mais qualidade de vida, seja ela através de uma fruta amarela pequena ou grande.
Entre as frutas amarelas que são mais benéficas ao organismo, podemos destacar:
Pera
Quem não se rende ao sabor adocicado e ao perfume maravilhoso desta fruta, não é mesmo? Se ela é uma de suas frutas amarelas favoritas, saiba que a pera é uma fonte natural de energia, o que se deve principalmente à frutose, que é o açúcar natural da fruta, que ela contém. Além de ser fonte de energia, ela também contém muita vitamina C, uma vitamina com poder antioxidante, ou seja, que age contra o envelhecimento precoce.
E mais! A vitamina C presente na pera também serve como um verdadeiro escudo contra diversos tipos de doenças, reforçando o sistema imunológico. Ao consumir pera, que, sem dúvida, é uma das frutas amarelas mais saborosas, você poderá obter outros benefícios, como:
- Melhora da visão;
- Bom funcionamento do intestino, pois ela é um laxativo natural;
- Ação diurética, pois ela é uma fruta rica em água, o que irá te ajudar a perder medidas com mais facilidade;
- Controle da pressão arterial;
- Diminuição da compulsão por doces, já que é uma fruta naturalmente doce.
Abacaxi
Nada melhor do que um suco refrescante de abacaxi com hortelã num dia de verão, não é mesmo? Essa é uma combinação prática e saudável, já que o abacaxi é uma das frutas amarelas que ajudam na melhora da digestão, e isso se dá graças à enzima bromelina que está presente na fruta. Além disso, o abacaxi é rico em vitaminas e minerais que colaboram para o equilíbrio do metabolismo, assim como de todo organismo.
Carambola
Quem busca por opções naturais para se hidratar, não deveria abrir mão de consumir carambola. Isso porque essa fruta é composta por 87% de água. Além disso, ela vem enriquecida com vitamina B e C, que irão trazer benefícios, como:
- Reforçar o sistema imunológico;
- Acelerar o metabolismo, para trabalhar mais e melhor;
- Estimular a contração muscular, o que dá aos atletas uma melhor performance;
- Ajudar no combate aos radicais livres.
Melão
Essa fruta amarela redonda é típica do Oriente Médio e agrada muitas pessoas que seguem uma alimentação mais natural, afim de manter a saúde em dia. O melão é rico em vitamina C, que ajuda a manter a saúde da pele, cabelos, ossos e unhas. Além disso, ele combate a retenção líquida, mantém a saúde da visão e, por conta de sua grande quantidade de potássio, regula a pressão arterial.
Aposto que neste momento, você deve ter pensado: “Nossa! Não imaginava que com apenas 1 fatia de melão poderia obter tantos benefícios”. Sim! Uma porção de 100 gramas da fruta proporciona todas estas maravilhas ao nosso organismo.
Maracujá
Se você já passou por noites mal dormidas, com certeza já deve conhecer aquela velha receita caseira, passada de mãe para filho, de que beber um suco ou chá de maracujá, te acalma e proporciona uma noite de sono prolongada, não é mesmo? Este é um fato! O maracujá contém substâncias naturalmente sedativas, que ficam concentradas principalmente em suas folhas.
Já em sua polpa, encontra-se um alcaloide conhecido como passiflorina, ou se preferir “passiflora”, que também tem ação calmante. Este benefício tem feito muitas pessoas pesquisarem mais sobre o que é passiflora. Nutricionalmente, o maracujá é composto por:
- Vitamina C;
- Ferro;
- Cálcio;
- Fósforo;
- Fibras.
As fibras que se encontram em maior quantidade na casca da fruta, são chamadas de pectina. Essa fibra irá ajudar a melhorar o funcionamento intestinal, reduzir a absorção de gordura, combater o colesterol e ainda ajudar no controle da glicemia.
Por esta razão, a farinha de maracujá se tornou uma grande aliada do diabético, sendo usada como complemento em uma rotina saudável para o controle da doença.
Hora de compartilhar sua opinião
Qual destas frutas amarelas é a sua preferida? Conte-nos, pois estamos curiosos para saber qual delas mais agrada o seu paladar. Independente de qual seja as frutas amarelas nomes que mais lhe agradam, o importante é saber que o segredo do sucesso é consumir tudo de forma equilibrada. O recomendado é que, em uma dieta saudável, você deva consumir de 3 a 5 porções de frutas amarelas por dia. Dessa forma, obterá todos os benefícios citados nesse artigo.
Muita saúde e até a próxima!