Manteiga ou margarina, qual a opção mais saudável?
Não podemos negar que a manteiga e a margarina são alimentos atraentes para qualquer café da manhã. Porém, o atual apelo para diminuição do uso de gorduras tem nos feito pensar em qual dessas opções é a melhor para a nossa saúde.
As margarinas são produzidas com a intenção de passar a sensação de que são mais “leves” em termos calóricos. Dessa forma, os fabricantes optam por processos que a tornam mais viscosa.
Geralmente, uma colher de sopa de margarina oferece cerca de 70 calorias, 7 gramas de gordura e 5 gramas de gordura saturada. Ela pode ser definida como um alimento pouco calórico. Se você está tentando perder peso, a margarina pode ser considerada uma opção melhor do que a manteiga, sendo que elas apresentam 80% menos de gordura.
A maior parte dos seus ingredientes (maltodextrina, mono ou diglicéridos) são inofensivos e servem para conservar o produto. As margarinas normalmente são compostas de óleo canola, ingrediente que as torna “mais fácil de se espalhar”.
Consuma manteiga com moderação
Já a manteiga, por ser derivada do leite, possui altos níveis de colesterol e de gorduras saturadas, e tem sim, um valor calórico considerável. A manteiga é naturalmente rica em ômega 6, que é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo, combatendo o colesterol ruim e os altos níveis de glicose no sangue.
Além disso, o organismo reconhece a gordura da manteiga como natural e consegue metabolizá-la. O ideal é consumir apenas duas colheres de chá de manteiga por dia, pois, como é altamente calórica, seu consumo deve ser controlado.
Quanto aos perfis nutricionais das manteigas, são bem semelhantes em relação às suas marcas, porém o que se sabe é que elas contém mais calorias e gorduras quando comparadas às margarinas.
Margarina contendo esteróis
Há no mercado margarinas contendo esteróis, que tem suas fórmulas patenteadas, e por isso é difícil dizer exatamente do que são compostas. Geralmente são uma mistura de óleos com estanóis ou esteróis, compostos à base de plantas, que ajudam a reduzir o colesterol no sangue. (Estes compostos são semelhantes em estrutura ao colesterol e assim competem com ele para a absorção no corpo).
Geralmente suas versões “normais” têm cerca de 70-80 calorias, 8 gramas de gordura e cerca de 2,5 gramas de gordura saturada. Versões “light” têm um pouco menos. Tal como acontece com as outra margarinas, lembre-se de verificar na lista de ingredientes os termos “hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado”.
Mas então, o que você devo comprar? Manteiga ou margarina?
Então, de volta à nossa pergunta inicial, manteiga ou margarina?
Nossa resposta: Quando comparamos a manteiga com as margarinas (ou margarina com esteróis), se escolhermos as margarinas, economizaremos calorias, gordura e gordura saturada.
Tanto as manteigas quanto as margarinas, podem conter ou não gorduras trans.
O mais importante para ajudar na sua escolha é ler os rótulos, e novamente… fuja das gorduras “hidrogenadas” ou “parcialmente hidrogenadas”.
Dica Importante
Se atente para a palavra “hidrogenada” ou “parcialmente hidrogenada” nos rótulos das manteigas ou margarinas. Se a lista de ingredientes inclui algum deles, então o produto não é realmente livre de gordura trans. Atualmente o FDA permite que os alimentos com menos de 0,5 grama de gordura trans tenham o seu valor arredondado para 0.