Marmita fitness: 6 dicas infalíveis para o preparo
A marmita fitness é uma tendência atual seguida por pessoas que desejam manter hábitos alimentares saudáveis, mesmo que isso seja feito fora de casa, por motivos profissionais ou escolares. Essa forma de alimentação também é uma boa opção para quem não quer sair da dieta.
Também pode ser usada para equilibrar suas refeições, de acordo com o que você deseja, levando em consideração a sua cultura alimentar. Como a marmita fitness tem ganhado cada vez mais espaço nos hábitos alimentares das pessoas, falaremos um pouco mais sobre esse assunto neste artigo. Acompanhe!
Como fazer marmita fitness?
Para fazer marmitas fitness é necessário que haja um planejamento, tanto para a elaboração, como para o preparo e sua montagem. Todo esse planejamento é feito em etapas que devem ser seguidas à risca, para que o preparo seja feito de uma forma equilibrada e balanceada.
Por isso, para fazer uma marmita fitness da maneira correta, siga os seguintes passos:
1. Defina seu cardápio
Esse é o primeiro passo para fazer marmita fitness. Comece elaborando um cardápio, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com seu desejo e sua disponibilidade de recursos.
Sempre atente para um cardápio saudável e que seja de fácil preparo, visto que a marmita fitness será consumida fora de casa. Além disso, as pessoas que optam por essa forma de alimentação geralmente têm pouco tempo disponível para fazer as refeições.
2. Elabore a lista de compras
O segundo passo para montar a marmita fitness é ir às compras. Porém, antes, cheque quais alimentos você tem disponíveis em sua despensa e depois elabore sua lista de compras, sempre baseada no seu cardápio, é claro. Faça essa etapa com alguma antecedência para garantir a preparação das receitas.
3. Elabore as receitas
Após as compras, a próxima etapa é colocar a mão na massa e preparar as receitas. Se você puder, e quiser, pode fazer suas marmitas fitness diariamente. Porém, se não tiver muito tempo disponível, pode prepará-las semanalmente, congelando e armazenando para o consumo durante a semana.
4. Porcione a comida
O próximo passo é porcionar a comida e distribuí-la nas marmitas, sempre atentando para sua composição. O correto é que a marmita fitness seja composta por:
- 25% de carboidratos, através de grãos, como arroz e feijão;
- 25% de proteína animal, como carnes e ovos;
- 50% por hortaliças, legumes e frutas.
Monte as marmitas separando os pratos quentes dos frios (saladas e frutas).
5. Armazene (congelamento / resfriamento)
A marmita fitness congelada, como já foi dito, é recomendada para pessoas que não tem muito tempo disponível diariamente. Neste caso, você não deve congelar as hortaliças folhosas e nem as frutas. Porcione as marmitas de forma que você congele apenas os grãos, as carnes e os legumes cozidos. No caso da salada com folhosos, você pode armazenar na geladeira normalmente por até 5 dias, porém sem que esteja temperada.
Caso você opte por fazer as marmitas todos os dias, não precisa seguir essa etapa de armazenamento semanal, mas atente para o armazenamento no local onde você fará a refeição. O correto é sempre armazenar de forma refrigerada.
6. Descongelamento
A melhor forma de descongelar a marmita fitness congelada é retirá-la do freezer ou congelador no dia anterior ao consumo e colocá-la na geladeira para descongelar. Nunca descongele a marmita fora da geladeira, ok?
Que tipo de material deve ser a marmita e como transportá-la
Opte sempre por embalagens que não tenham substâncias tóxicas em sua composição, como o bisfenol A (BPA), e que possam ir ao forno microondas para serem aquecidas.
Para transportar a marmita fitness, o ideal é que isso seja feito em uma bolsa térmica. Caso não tenha uma geladeira em seu local de trabalho / estudo, mantenha a marmita em uma bolsa térmica com gelo e esquente somente na hora de comer.
Marmita fitness: Receitas
Já vimos como as receitas para as marmitas fitness devem ser planejadas. Se você está de dieta ou deseja simplesmente manter uma alimentação saudável diária, sempre priorize alguns tipos de alimentos que são considerados “mais saudáveis”, como: frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, além de preparações assadas, grelhadas ou cozidas.
O ideal é que você procure orientação de um profissional nutricionista, que pode fazer um acompanhamento. Este profissional pode ajudar você de forma mais personalizada na elaboração de suas marmitas fitness.
Marmita fitness: Preço
Não existe um preço certo para uma marmita fitness. O valor pode variar dependendo da região onde você mora, podendo ter um valor mais elevado em função de fatores, como o cardápio, os tipos e preços dos alimentos, frequência de compras, etc.
Opinião da Nutricionista
Vimos que a marmita fitness não é somente recomendada para quem está fazendo dieta para emagrecer. Ela é também indicada para quem deseja manter hábitos alimentares saudáveis, mas que precisam se alimentar fora de casa e não querem abrir mão de comer uma comida leve e saudável. A marmita fitness também pode ser uma ótima alternativa para quem deseja economizar no bolso.
Por isso, se você se encaixa nesses perfis, saiba que elaborar marmitas fitness não é algo complicado. Todas as pessoas podem preparar esse tipo de alimentação. Porém, como vimos, é ideal que você conte com ajuda profissional. Por isso, se possível, procure um nutricionista.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Compartilhe e comente abaixo para que possamos saber sua opinião.
Até a próxima!