Sapoti: 8 benefícios e dicas para plantar

Sapoti: 8 benefícios e dicas para plantar

Você já ouviu falar em uma fruta chamada sapoti? Se ainda não, aqui você terá a oportunidade de saber mais sobre ela e conhecer seus principais benefícios à saúde. Se surpreenda ao descobrir como ela é poderosa e pode revitalizar a saúde de uma maneira natural. Confira!

Sapoti: O que é?

Antes de lhe apresentar todos os benefícios do sapoti fruta, te convido a saber mais sobre ele, fruto de nome pouco conhecido e que está caindo no gosto dos brasileiros, pois além de saboroso, é riquíssimo em nutrientes.

O sapoti, ou sapota preta, são os frutos do sapotizeiro, chamado cientificamente de “Manikara Zapota”. O sapotizeiro é uma árvore grandiosa, originária da América Central, mais especificamente do México, onde é conhecida como Zapoti.

Antigamente, as civilizações pré-colombianas usavam a fruta, junto com a madeira e o látex de seu tronco, para fabricar chicletes. Atualmente, o sapoti pode ser encontrado em diversos países, como: Guatemala, Jamaica, Filipinas, Indonésia, Venezuela, Suriname e outros.

sapoti

Aqui no Brasil, a predominância da planta sapoti está nas regiões Norte e Nordeste, pelo fato dessas regiões possuírem um clima tropical, quente e úmido ou seco, que é extremamente favorável ao crescimento da mesma. Acredite! A planta pode alcançar até 20 metros de altura e possui um tronco ramificado, com folhas que chegam a 15 centímetros de comprimento e 7 de largura.

Com todo este tamanho, o sapotizeiro produz frutos que medem de 3 a 16 centímetros de comprimento, de forma arredondada, achatada ou esférica. A casca do fruto pode variar entre as cores castanha e marrom, possuindo internamente uma polpa amarelada com até 12 sementes.

Sapoti: 8 poderosos benefícios

Agora que você já sabe um pouco sobre o sapoti, é hora de saber que essa fruta é rica em nutrientes, como:

  • Vitamina B;
  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Cálcio.

Essa composição, garante ao sapoti 8 grandes benefícios à saúde. Veja:

1. Fonte de energia

O sapoti é uma fruta de sabor bem adocicado, devido à presença de açúcares simples em sua composição, que são a frutose e a sacarose, que dão a ela um poder energético, podendo ser usado como fonte de energia imediata.

sapoti

Sabe quando, depois daquele treino pesado, você precisa de algo que possa repor todas as energias gastas? Pois então, o sapoti é uma ótima opção, pois os carboidratos simples presentes na fruta são rapidamente absorvidos pelo organismo.

2. Mantém a saúde da visão

É uma fruta rica em vitamina A, o que faz dela uma aliada para prevenir possíveis danos à visão.

3. É um anti-inflamatório natural

Por conter grande quantidade de taninos, o sapoti age no organismo como um anti-inflamatório natural, prevenindo problemas como:

  • Esofagite;
  • Enterite;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Gastrite.

4. Mantém os ossos fortes e saudáveis

Por possuir quantidades adequadas de cálcio, fósforo e ferro, o sapoti auxilia no fortalecimento dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

5. É um laxante natural

O sapoti tem grande quantidade de fibras. Em apenas 100 gramas da fruta podemos encontrar até 5,6 gramas de fibras. Por esta razão, este alimento é considerado um laxante natural, livrando você do desconforto da constipação.

6. Previne o câncer

Uma alimentação mais natural é sempre a melhor opção para nos manter saudáveis. Se você já é adepto deste tipo de alimentação, pode incluir o sapoti tranquilamente em seu cardápio, pois ele conta com o poder antioxidante das vitaminas A e C.

A ação antioxidante desses nutrientes conseguem neutralizar a ação dos radicais livres, prevenindo diversos tipos de câncer, como o de cólon e o de boca.

7. Previne a anemia

Por conter ferro, fósforo e ácido fólico, o sapoti colabora para a produção de novas células do sangue, o que te mantém protegido contra a anemia.

8. Rejuvenesce

O consumo regular de sapoti, quando combinado à uma alimentação equilibrada, não só proporciona uma vida com mais qualidade, como uma pele muito mais saudável e bonita, livre de rugas e manchas. Isso porque, por ser rico em antioxidantes, o sapoti previne o envelhecimento precoce.

Como plantar sapoti?

sapoti

Agora que você já conhece todos os benefícios do sapoti, que tal aprender a plantá-lo? Assim, você poderá fazer como milhares de pessoas que estão descobrindo o prazer de se alimentar daquilo que elas mesmas plantam, tornando o dia-a-dia ainda mais saudável para o corpo e a mente. Faça esta experiência!

O primeiro passo é pegar um pote de margarina, ou manteiga, com tampa transparente. Com um pedaço de papel toalha, forre o fundo do pote, como se estivesse fazendo uma “caminha” para as sementes. Coloque as sementes para germinar.

Dica: Não deixe o pote tampado em 100% do tempo. Para que ocorra a germinação de forma adequada, as sementes necessitam de um pouco de oxigênio.

Por falar no processo de germinação, este pode demorar de 14 a 17 dias. Após este período, a semente abre um pouco e a raiz já começa a aparecer. Quando isso acontecer, plante a semente em um vaso com terra ligeiramente úmido. Prontinho, agora é só manter os cuidados com a planta e esperar pelos primeiros frutos de sapoti.

Hora de compartilhar sua opinião

E então, você gostou de conhecer o sapoti? Se sim, aproveite este espaço para deixar seus comentários. Lembre-se que sua participação é nossa maior motivação para melhorar cada vez mais.

Até a próxima e muita saúde!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!