Chá de sene emagrece? Descubra a verdade!

Chá de sene emagrece? Descubra a verdade!

Os chás podem ser grandes aliados de quem busca entrar em forma utilizando as propriedades naturais dos alimentos. Entre os chás que estão ganhando destaque, quando o assunto é emagrecimento o mais falado é o chá de sene. Mas será que o chá de sene emagrece mesmo? Isto é o que você vai descobrir agora. Confira!

Chá de sene emagrece? Desvendando a verdade

O sene, esta planta medicinal de origem africana é encontrada em qualquer parte do mundo, e sua fama em relação a ajudar na perda de peso se explica em suas propriedades laxativas que estão relacionadas as antroquinonas, substâncias laxativas presentes no chá que atuam na melhorar todo o sistema digestivo, como o estômago, o intestino e todos os outros órgãos que o compõe.

Quando em contato com as paredes do intestino, o sene causa uma reação, irritando as paredes do mesmo e fazendo com que ele trabalhe mais, acelerando o processo de eliminação das fezes. Além disso, ele tem a capacidade de diminuir a absorção de água pelo intestino, o que aumenta a umidade do bolo fecal, tornando mais fácil seu processo de evacuação.

Chá de sene emagrece?

Com isso, as toxinas prejudiciais ao emagrecimento são eliminadas e naturalmente o inchaço abdominal diminui, fazendo com que você se sinta mais leve. E mais! Além de sua função laxativa, estudos comprovam a ação do chá de sene em diminuir a absorção de gordura pelo organismo. O que em combinação com uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física, leva ao seu emagrecimento natural.

Contraindicações: Existe alguma?

Chá sene emagrece, mas como qualquer outro alimento ou bebida, o chá de sene quando consumido em excesso, pode ser prejudicial à saúde. Como dissemos, quando em contato com as paredes do intestino, o sene causa uma irritação na mucosa intestinal. Isso significa que consumí-lo em grandes quantidades pode causar cólicas e até mesmo vômito.

O chá de sene emagrece, mas o seu uso prolongado e indiscriminado também pode levar a sintomas como:

  • Hipocalemia: Queda de potássio no sangue, fato que é extremamente prejudicial à saúde do sistema nervoso, muscular e principalmente ao coração;
  • Hipocalcemia: Queda dos níveis de cálcio no organismo;
  • Diarreia;
  • Fraqueza muscular;
  • Má absorção intestinal;
  • Tetania: Distúrbio caracterizado por contrações musculares tônicas intermitentes, que vem acompanhada por tremores, paralisia e dores musculares.

Além disso, o consumo do chá deve ser evitado por idosos, grávidas, crianças, mulheres em fase de amamentação ou no período de menstruação, pois pode aumentar o fluxo sanguíneo. Ele deve ser evitado também por pessoas com algum tipo de problema e/ou doença intestinal.

Chá de sene emagrece: Mas o quanto consumir?

Para ter os benefícios do chá recomenda-se tomar 1 xícara antes de dormir. Isso porque os efeitos da bebida não são imediatos, demorando até 10 horas para surtir, sendo assim os efeitos aparecerão somente no dia seguinte.

Onde comprar o Chá de Sene?

O chá de sene pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou pela internet na sua forma in natura (folhas) ou em cápsulas para quem tem dificuldades de se adaptar ao sabor do chá ou busca por maior praticidade.

Chá de sene emagrece?

Como fazer chá de sene

Modo de fazer

O primeiro passo é aquecer de 150 a 200 ml de água sem deixar ferver. Desligue e acrescente ½ colher (sopa) de folhas secas de sene e misture. Abafe por 5 minutos, deixe mornar um pouco e beba.

Dica:Se seu objetivo é perder peso não adoce o chá. Caso tenha dificuldades para tomar sem açúcar, utilize de 3 a 4 gotas de stévia (adoçante natural).

Você conhece alguém que faz uso do chá de sene? Quais os resultados alcançados? Compartilhe conosco, para nós é importante sabermos o quanto as pessoas estão buscando por alternativas naturais para a perda de peso. O chá de sene emagrece e pode ser sim um poderoso aliado para perda de peso, mas não faz milagres!

Chá de sene emagrece?

Ter um emagrecimento saudável e duradouro só depende da sua força de vontade e disciplina em adquirir bons hábitos alimentares e um novo estilo de vida, com a prática regular de atividade física. Essa combinação levará você a conquistar um corpo magro, saudável e uma maior expectativa de vida. Se descobrir que o chá de sene emagrece te ajudou de alguma forma, não deixe de comentar, curtir e compartilhar.

Até a próxima!