Pepino: Conheça 10 benefícios desse super alimento

Pepino: Conheça 10 benefícios desse super alimento

Quarto vegetal mais cultivado no mundo, o pepino é conhecido por ser um dos melhores alimentos para a saúde geral do corpo, muitas vezes sendo considerado como um super alimento. Este maravilhoso vegetal de baixa caloria, na verdade tem mais nutrientes para oferecer do que apenas água e eletrólitos.

Muitos acreditam que o pepino é originário das planícies do norte do subcontinente indiano. A planta é uma trepadeira (videira), como por exemplo outros membros da família da Cucurbita: as cabaças, as abóboras, os melões, a abobrinha, entre outros. Nessa matéria, gostaríamos de apresentar a você 10 benefícios deste alimento fantástico.

1. O pepino é fonte de vitamina B

Pepinos são uma boa fonte de vitaminas do complexo B. Então opte por ele ao invés dos refrigerantes ou café.

2. Hidrata o corpo e repõe vitaminas diárias

Pepinos são compostos por 95% de água, mantendo o corpo hidratado e o ajudando a eliminar as toxinas. Eles têm a maioria das vitaminas que o corpo precisa em um único dia. Não se esqueça de consumir a casca, pois ela contém uma boa quantidade de vitamina C, cerca de 10 por cento da sua dose diária recomendada.

O pepino é o quarto vegetal mais cultivado no mundo e é conhecido por ser um dos melhores alimentos para a saúde geral do seu corpo

3. Benefícios para a pele e cabelo

Se você não gosta de comer a casca do pepino, lembre-se que ele pode ser usado para irritações na pele e queimaduras solares. Coloque uma fatia sobre os olhos inchados e as suas propriedades anti-inflamatórias ajudarão a reduzir o inchaço. Uma boa notícia para os calvos é que o silício e enxofre em pepinos ajudam a estimular o crescimento do cabelo.

4. O pepino previne o câncer

Pepinos são conhecidos por conter lariciresinol, pinoresinol e secoisolariciresinol. Estes três elementos foram muito pesquisados em virtude de sua relação com a redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo o câncer de mama, o de ovário, o de útero e o câncer de próstata.

5. Cuidados para casa

Antes de tomar uma ducha, esfregue uma fatia de pepino ao longo de um espelho e ele vai eliminar a nebulização do espelho. E mais, tire uma fatia de pepino e esfregue-o ao longo de uma dobradiça estridente e sua porta vai parar de chiar.

6. Alivia o mau hálito

Tome uma fatia de pepino e pressione-o para o céu da boca com a língua por 30 segundos, o phytochemcials vai matar as bactérias na boca responsáveis por causar o mau hálito.

7. Cura a ressaca

Para evitar uma ressaca ou aquela dor de cabeça de manhã após exagerar no álcool, coma algumas fatias de pepino antes de ir para a cama. Pepinos contêm açúcar, vitaminas do complexo B e eletrólitos que ajudam a reabastecer muitos nutrientes essenciais, reduzindo a intensidade dos sintomas da ressaca no dia seguinte.

8. Auxilia na perda de peso e digestão

Devido ao seu baixo teor calórico e alto teor de água, o pepino é dieta ideal para as pessoas que estão tentando perder peso. O alto teor de água e fibras alimentares em pepinos são muito eficazes em livrar o corpo de toxinas do sistema digestivo, auxiliando na digestão. O consumo diário de pepinos pode ser considerado como um remédio para a constipação crônica.

O pepino é o quarto vegetal mais cultivado no mundo e é conhecido por ser um dos melhores alimentos para a saúde geral do seu corpo

9. Baixa o diabetes, reduz o colesterol e controla a pressão

O suco de pepino contém um hormônio que é necessário para as células do pâncreas produzirem a insulina. Sendo assim, ele é considerado benéfico para pacientes diabéticos. Os pesquisadores descobriram que um composto chamado esteróis em pepinos pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

Pepinos também contêm uma grande quantidade de potássio, magnésio e fibras. Estes funcionam de forma eficaz para a regulação da pressão arterial. Isso faz com que os pepinos sejam eficientes para o tratamento tanto de baixa pressão sanguínea como para pressão arterial elevada.

10. Promove a saúde das articulações, alivia a gota e a artrite

O pepino é uma excelente fonte de sílica, que é conhecido por ajudar a promover a saúde das articulações, fortalecendo os tecidos conjuntivos. Eles também são ricos em vitamina A, B1, B6, C e D, ácido fólico, cálcio, magnésio e potássio.

Quando misturado com suco de cenoura, eles podem aliviar a gota e a dor da artrite através da redução dos níveis de ácido úrico.