Todos os benefícios do Cranberry à saúde

Todos os benefícios do Cranberry à saúde

O Cranberry, uma fruta um pouco conhecida no Brasil, além de proporcionar grandes benefícios para a saúde do individuo, pode ser encontrada facilmente nos grandes mercados em forma de bebidas prontas, extrato, geleia, cápsulas, molhos, sucos concentrados e também na forma de frutas frescas.

Segundo os nutricionistas, existem muitos casos de pessoas que sofrem com problemas de infecções, e o suco de cranberry é ótimo para esse tipo de problema. Ele ajuda na detoxificação hepática, inclusive no tratamento de infecções do trato urinário seja no sistema coletor, bexiga, rins ou próstata.

Outra vantagem do Cranberry é que estudos apontam que sua propriedade antioxidante ajuda na saúde das artérias, onde o nutriente tem a função de prevenir doenças cardiovasculares e ainda ajuda a melhorar os níveis de colesterol sérico. Contudo, deve-se saber a quantidade recomendada para a ingestão do suco cranberry.

A origem do Cranberry

Segundo a lenda, a fruta é originária da América do Norte e foi descoberta por peregrinos, no ano de 1621. O Cranberry – uma pequena planta verde cheia de flores cor-de-rosa escuras com frutos vermelhos bastante ácidos – era usado por tribos indígenas como alimento e também como medicamento.

Atualmente, o Cranberry é muito popular nos Estados Unidos, onde é cultivada principalmente nas partes frias do Hemisfério Norte. No Brasil, o consumo é na forma de sucos industrializados, polpa da fruta congelada e cranberry capsulas importadas. Por aqui, o cranberry é denominado como Oxicoco e mirtilo-vermelho.

Todos os Benefícios do Cranberry à saúde

Benefícios do Cranberry à saúde

Apesar de não haver nenhum efeito comprovado sobre os benefícios do cranberry para o emagrecimento, a fruta possui resveratrol que combate o alto teor de gordura no sangue e que ainda protege o coração. Além disso, o Cranberry traz em sua composição vitaminas A, C e D, que proporcionam outros benefícios.

  • Auxilia na redução do colesterol
  • Previne infecção Urinária
  • Auxilia o organismo na produção de colágeno
  • Manutenção da visão, por conta da vitamina A
  • Fortalece o sistema imunológico e auxilia na prevenção de gripes e resfriados
  • Previne placas bacterianas
  • Ajuda o organismo a evitar a constipação, liberando o fluxo intestinal
  • Regula o hormônio do cortisol liberado, inclusive em momentos de estresse
  • Combate os radicais livres, ajudando a prevenir o câncer e tumores
  • Gera energia e maior disposição para nosso corpo

Como consumir? Qual a quantidade diária recomendada?

Por ser uma arma poderosa que combate diferentes tipos de doenças, é necessário saber a quantidade que deve ser ingerida. Fizemos uma pesquisa sobre esse assunto e notamos que alguns estudos relatam quantidades diferentes em suas pesquisas. Mas, segundo o site “Minha Vida”, é necessário, em média, o consumo de 480 ml de suco dia.

Todos os Benefícios do Cranberry à saúde

Quanto ao consumo, o site “Bolsa de Mulher” aponta que o suco puro concentrado é muito ácido, não palatável. Por conta disso, o site afirma que a indústria alimentícia desenvolveu uma mistura de suco de cranberry, uma mistura de suco puro concentrado, açúcar ou adoçante, água e vitamina C.

Apesar da invenção, o suco industrializado não deve ser ingerido, já que a versão é diluída, o que pode diminuir muito a quantidade dos polifenóis. Para garantir o maior consumo de compostos bioativos da cranberry, a nutróloga do site, sugere a ingestão da fruta seca ou congelada, já que o suco concentrado não é tolerado.

Contraindicações para o consumo de Cranberry

Nutricionistas afirmam que o consumo de cranberry é seguro para a maior parte das pessoas, desde que a ingestão não ultrapasse a quantidade diária recomendada, que é 480 ml.

Todos os Benefícios do Cranberry à saúde

Quem é gestante e quem está amamentando, segundo os médicos, só não é recomendada a ingestão de suplementos de cranberry, pois não se sabe se são seguros para este público.

Caso o excesso de consumo de cranberry seja cometido, o indivíduo pode apresentar desarranjo intestinal. Outra questão que merece atenção é quanto aos diabéticos, que devido à frutose existente na fruta, é aconselhável que pacientes com diabete consumam seu suco com moderação.

Leitura Recomendada