Alecrim: Tira o mau hálito e mais 6 benefícios

Alecrim: Tira o mau hálito e mais 6 benefícios

Gostaria de te fazer um convite: Pare o que estiver fazendo e pense em uma refeição temperada com alecrim. Isso aguçou seu paladar? Se sim, não é para menos, pois esta erva de origem mediterrânea, já conquistou muitos paladares, por seu aroma e sabor cativantes. E mais! Há tempos, o alecrim tem se tornado objeto de estudo de muitos cientistas.

Mas aí vem a pergunta: Quais serão as propriedades que tem despertado o interesse de tantas pessoas com relação à este tempero tão popular? É o que você vai descobrir a partir de agora!

Benefícios do alecrim

Antes mesmo de falar sobre os benefícios, que tal um pouco mais de conhecimento? Você sabia que o Alecrim, ou Alecrim dourado, pertence à mesma família da hortelã? Sim! Eles fazem parte da família das “Lamiaceae”, que tem como característica predominante o aroma. É exatamente por isso que o Alecrim está entre os temperos preferidos em diversas preparações culinárias.

A seguir, iremos nos aprofundar sobre os principais benefícios que esta erva tem para a saúde. Veja!

1. É um diurético natural

O Alecrim faz uma limpeza no organismo, facilitando a eliminação das toxinas prejudiciais à saúde, assim como das gorduras em excesso. O resultado é um corpo mais magro de forma natural.

2. Aumenta a concentração

Estudos comprovam que esta erva contém propriedades benéficas que mantém a memória sempre ativa, aumentando o poder de concentração e o raciocínio lógico.

3. Melhora a digestão

O Alecrim é sem dúvida um digestivo natural, que age contra azia, gases, constipação e até mesmo a diarreia, regulando o intestino de maneira eficiente.

4. Poderoso antibacteriano

A combinação da medicina convencional com a natural, a base de fitoterápicos, já é um caminho trilhado por muitas pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida. Considerando esse fato, o Alecrim tem um grande destaque, pois, por sua ação antibacteriana, ele auxilia na cura e prevenção de diversas doenças, como úlcera e outras infeções que afetam o estômago.

5. Combate o mau hálito

Quando algo não cai bem no estômago, todo nosso corpo sente, e entre os sintomas clássicos da má digestão está o mau hálito. Se você sofre com este incômodo problema, saiba que o alecrim pode ser um santo remédio.

Para aproveitar da melhor forma este benefício, você pode fazer um gargarejo com água quente e algumas folhas de alecrim. Esta é uma receitinha caseira que nunca falha, matando as bactérias da boca e proporcionando a você um hálito refrescante.

6. Amigo da boa circulação

Já existem estudos que comprovam que o Alecrim tem o poder de estimular a produção das células vermelhas, e com isso, melhorar todo o fluxo do sangue no corpo.

7. Tem ação analgésica

Sim! Graças às descobertas da ciência, você não precisa ficar condicionado a uma série de medicamentos, e aos consequentes efeitos colaterais. Isso porque, o Alecrim entrou para a lista dos melhores analgésicos naturais, podendo ser usado para aliviar as dores externas, seja na forma de óleo ou em pasta.

Mesmo quando incluído somente na alimentação do dia-a-dia, sem fazer seu uso tópico, esses efeitos analgésicos da erva podem ser sentidos.

Qualquer pessoa pode consumir?

Você já sabe que o Alecrim é uma erva poderosa, que faz muito bem a saúde. Mas, não é por isso que qualquer um pode abusar de todos os Alecrim benefícios. Ter uma alimentação natural também exige equilíbrio, por isso, aqui fica o alerta! Mesmo sendo considerado um alimento saudável, seu consumo não é recomendado para:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Pessoas alérgicas à aspirina. Isso porque, o Alecrim tem em sua composição uma substância similar a este medicamento;
  • Pessoas que utilizam anticoagulantes ou outros tipos de medicamentos de uso contínuo. Nestes casos, a melhor recomendação é buscar orientação médica, antes de optar pelo seu consumo.

Chá de alecrim

Nada melhor do que reunir todos os benefícios de um alimento através de uma preparação rápida e barata, não é mesmo? Por isso, queremos te ensinar uma receita especial, para que você aproveite todos os benefícios do chá de Alecrim. É muito simples. Anote!

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada;
  • 1 colher (sopa) de folhas de alecrim.

Modo de preparo

Em um recipiente, leve a água para ferver. Assim que levantar fervura, acrescente as folhas da erva e abafe. Deixe a mistura descansar por 5 minutos. Depois, é só deixar esfriar, coar e beber.

O quanto devo tomar por dia?

Para ter bons resultados para a saúde, o ideal é tomar até 3 xícaras do chá por dia, 30 minutos após as refeições.

Hora de compartilhar sua opinião

E então? Gostou de descobrir que o Alecrim é um poderoso curativo natural que tem mil e uma utilidades para a saúde? Se sim, use este espaço para compartilhar conosco a sua opinião, crítica ou sugestão. Dessa forma, conseguiremos manter uma melhora contínua de nosso trabalho!

Até a próxima!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!