Alface: faz bem para o intestino e previne o câncer

Alface: faz bem para o intestino e previne o câncer

Originária do mediterrâneo, porém cultivada em todo o mundo, a alface é uma hortaliça muito popular, cujo nome científico é “Lactuca sativa”. Ela é rica em nutrientes e oferece diversos benefícios à saúde. Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esse vegetal, com dicas de como plantar, conservar e até consumir. Continue acompanhando.

Tipos de alface e seus nutrientes

Os tipos de alface que existem são os seguintes: alface americana, lisa, crespa, frisada, mimosa, romana e roxa. Dentre esses tipos, as mais comuns na alimentação brasileira são a do tipo lisa e a crespa.

Por ter a cor esverdeada, a alface, assim como todos os vegetais verdes, são hortaliças ricas em nutrientes, entre os quais podemos destacar:

  • Carboidratos;
  • Fibras;
  • Vitaminas: A, C, K e do complexo B;
  • Minerais: cálcio, ferro, fósforo, sódio, potássio, magnésio, etc;
  • Antioxidantes.

alface

Todos os nutrientes presentes nessa hortaliça são importantes para o bom funcionamento do organismo e promovem a boa saúde. Porém, entre esses nutrientes alguns se destacam mais, como as fibras, as substâncias antioxidantes e os minerais, como o ferro e o cálcio.

Algumas vitaminas do alface também se destacam, como as vitaminas A, C e K. Ainda com relação à sua composição nutricional, a alface é pobre em proteínas, gorduras e também em calorias.

Benefícios da alface

São muitos os beneficios do alface para o corpo e a saúde em geral. Abaixo indicaremos os 6 maiores. Confira!

1. Combate a prisão de ventre

Por regular o funcionamento do intestino, a alface ajuda combater a prisão de ventre. Isso ocorre pela ação de suas fibras, substâncias que estimulam os movimentos intestinais e contribuem para a formação do bolo fecal, melhorando a evacuação.

Porém, para que esse benefício ocorra, recomenda-se o aumento da ingestão de água para, no mínimo, 2 litros por dia, caso contrário, as fibras podem ser prejudiciais, proporcionando um efeito contrário, ou seja, prendendo o intestino.

2. Contribui para o emagrecimento

Esse benefício ocorre porque a alface é pobre em calorias e rica em fibras. As fibras são importantes para o emagrecimento, pois dão mais saciedade e ajudam a controlar a absorção dos carboidratos pelo intestino, nutrientes estes que são conhecidos como vilões de quem deseja emagrecer.

3. Combate a diabetes e a hiperlipidemia

As fibras presentes na alface também contribuem para controlar a diabetes e a hiperlipidemia, pois ajudam a controlar a absorção de açúcares e gorduras pelo intestino. Com isso, os níveis glicêmicos e lipidêmicos se mantêm normalizados, ajudando a combater a diabetes e as alterações do colesterol.

alface

4. Ajuda a prevenir as doenças

Muitas doenças podem ser prevenidas com o consumo regular da alface, entre elas as doenças cardiovasculares, as neurológicas e até o câncer. Isso também ocorre por causa de seus antioxidantes, substâncias que combatem a ação dos radicais livres, que são compostos que atacam as células saudáveis do corpo, causando uma série de prejuízos, inclusive as doenças citadas anteriormente.

5. Bom para a saúde dos ossos

Por conter boa quantidade de cálcio, a alface contribui para a boa saúde dos ossos. Este mineral também é muito importante para manter a densidade óssea e, assim, fortalecer os ossos e prevenir o aparecimento de doenças, como a osteoporose.

6. Combate a anemia

Como sabemos, os alimentos de cor verde são ricos em ferro e ácido fólico. Por isso, esses nutrientes, que estão presentes na alface, contribuem para combater a anemia. Portanto, é recomendado o consumo diário dessa hortaliça para quem sofre com a anemia e com a deficiência de ferro ou ácido fólico.

Como comprar e armazenar alface

No momento da compra desse vegetal, escolha os maços que tenham as folhas firmes e a cor vibrante. Não compre maços com folhas furadas, com as pontas escuras ou que tenham algum tipo de “gosma”. Estas características indicam que a hortaliça já está estragada, não estando apta para o consumo.

A melhor forma de armazenar alface é na geladeira. Após comprar, lave bem suas folhas e seque-as. Coloque em recipientes ou sacos plásticos alimentares e leve à geladeira.

Como consumir alface

Essa hortaliça pode ser consumida de diversas formas, porém, a mais comum no Brasil é na composição das saladas. Outras preparações que podem ser feitas com alface são sucos, vitaminas, sanduíches, refogados, cozidos de carne, recheios de tortas, entre outras.

alface

Quando for consumir alface através de saladas, lembre-se que o molho deve ser adicionado à parte, em porções individuais. Dessa forma, as folhas que sobrarem ganham uma maior durabilidade, podendo ser armazenadas novamente na geladeira, para depois serem reaproveitadas.

Como plantar alface

Essa é uma hortaliça muito fácil de ser plantada, pois pode ser cultivada até em vasos. Neste caso, os vasos precisam ter furinhos na parte inferior e devem ter, no mínimo, 1 palmo de profundidade.

Plante as sementes ou as mudinhas em terras fofas e regue em dias alternados. Coloque em um local arejado, que receba sol por pelo menos 5 horas ao dia.

Opinião da nutricionista

A alface é uma hortaliça que deve ser consumida diariamente. Porém, para que você possa usufruir de todos os seus benefícios, é necessário que você siga uma alimentação totalmente saudável, caso contrário, você não obterá todos os benefícios que essa hortaliça pode oferecer.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Comente e compartilhe nas suas redes sociais. Saiba mais sobre outros alimentos em nossa sessão de Alimentos Saudáveis. Combinado?

Até a próxima!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!