Chá verde: 11 razões para você adicioná-lo à sua dieta

Chá verde: 11 razões para você adicioná-lo à sua dieta

Não, o gosto não é delicioso! A verdadeira razão pelo qual se bebe o chá verde é, principalmente pela sua indicação na manutenção e perda de peso, isso além de agregar excelentes benefícios para a saúde. Originário da China, o chá verde tem sido usado como um remédio por milhares de anos.

Os inúmeros benefícios do chá verde

O chá verde é amplamente utilizado em toda a Ásia Esta bebida tem uma infinidade de usos, entre eles a redução da pressão arterial e a prevenção do câncer. A razão que o chá verde tem mais benefícios de saúde ligados a ele em comparação ao chá preto, é aparentemente devido ao seu processamento.

O chá preto é processado de uma forma que permite a fermentação enquanto que o processamento do chá verde evita esse processo. Como resultado, o chá verde retém uma quantidade máxima de antioxidantes e polifenóis, substâncias que dão ao chá verde muitas vantagens. Conheça também o chá de hibisco.

Benefícios surpreendentes do chá verde

1. Perda de peso: O chá verde aumenta o metabolismo. O polifenol encontrado no chá verde trabalha para intensificar os níveis de oxidação de gordura e a taxa na qual o organismo transforma alimentos em calorias.

2. Diabetes: O chá verde ajuda a regular os níveis de glicose, retardando o aumento do açúcar no sangue após as refeições. Isso pode evitar altos picos de insulina e o armazenamento de gordura resultante.

3. Doenças do coração: O chá verde atua no revestimento dos vasos sanguíneos, ajudando a mantê-los relaxados e mais preparados para resistir à mudanças na pressão arterial. Ele pode também proteger contra a formação de coágulos, que são a principal causa dos ataques cardíacos.

Originário da China, o chá verde tem sido usado como um remédio por milhares de anos

4. Câncer de esôfago: Ele pode reduzir o risco de câncer de esôfago, mas também é amplamente testado para eliminar as células de câncer em geral, sem danificar o tecido saudável ao redor deles.

5. Colesterol: O chá verde reduz o mau colesterol no sangue e melhora a taxa de colesterol bom.

6. Alzheimer e Parkinson: Cientistas afirmam que o chá verde retarda a deterioração causada pelas doenças de Alzheimer e Parkinson. Estudos realizados em ratos mostraram que ele protege as células do cérebro e também pode restaurar as células cerebrais danificadas.

7. Cárie dentária: Estudos sugerem que o antioxidante químico “catequina” no chá pode destruir bactérias e vírus que causam infecções de garganta, cárie dentária e outras enfermidades odontológicas.

8. Pressão arterial: O consumo regular de chá verde pode reduzir o risco de pressão arterial elevada.

9. Depressão: A Teanina é um aminoácido encontrado naturalmente em folhas do chá verde. É essa substância que proporciona um efeito relaxante e tranquilizante, garantindo uma sensação de bem-estar aos bebedores de chá.

10. Anti-viral e anti-bacteriano: As catequinas do chá são fortes agentes antibacterianos e antivirais, sendo eficazes no tratamento de diversas enfermidades, desde a gripe até o câncer. Após alguns estudos, o chá verde tem sido indicado para inibir a propagação de muitas doenças.

Originário da China, o chá verde tem sido usado como um remédio por milhares de anos

11. Pele: O chá verde pode ajudar no tratamento de rugas e os sinais de envelhecimento. Esta é a causa de sua atividade antioxidante e anti-inflamatória. Tanto em estudos com animais ou humanos, os resultados têm mostrado que o chá verde aplicado topicamente pode reduzir também os danos do sol.

Estes são alguns dos muitos benefícios, mas a realidade é que uma xícara de chá por dia, não lhe dará todos os ganhos. Não se sabe ao certo quantas xícaras são necessárias; alguns dizem que ao menos duas xícaras por dia, enquanto outros apontam cinco xícaras.

Outro aspecto a salientar é que há cafeína no chá verde e por isso, se você é sensível à cafeína, um copo do chá deve ser o seu limite.

O chá verde também contém taninos (que podem diminuir a absorção de ferro e ácido fólico), então se você está grávida ou tentando engravidar, o chá verde pode não ser ideal para você.

Dica

Para amenizar o gosto, você pode misturar o chá verde com outros ingredientes saudáveis, como por exemplo, o gengibre.

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!