Chuchu: Versátil e com 9 poderosos benefícios

Chuchu: Versátil e com 9 poderosos benefícios

Chuchu, um alimento que por muitas vezes não é valorizado na mesa do brasileiro. Se você faz parte desse grupo de pessoas que coloca o chuchu como sua última opção no cardápio do dia-a-dia, é hora de rever seus conceitos e conhecer os inúmeros benefícios do chuchu para a saúde. Acredite, depois de ler este artigo você nunca mais irá subestimar o chuchu em sua mesa.

Chuchu benefícios

chuchu

Este fruto, o chuchu, chamado cientificamente como “Sechium edule”, traz muitos benefícios ao corpo. Veja:

1. Rico em nutrientes

O chuchu é uma ótima fonte de nutrientes que colaboram para o equilíbrio do organismo e para manutenção e perda de peso. Entre os nutrientes que estão presentes no alimento, podemos destacar:

  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitaminas do complexo B, como o folato, riboflavina e piridoxina;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Zinco;
  • Fibras.

2. É versátil

chuchu

Combinar alto valor nutricional com praticidade é bom para você? Então não pense duas vezes antes de incluir o chuchu em seu cardápio. Isso porque ele pode ser protagonista de muitos pratos como: saladas, suflês, sopas ou como acompanhamento de outras preparações, tudo irá depender da sua criatividade.

3. Fortalece os ossos

Por conter cálcio, magnésio e fósforo, o chuchu ajuda a deixar você com ossos fortes e saudáveis, prevenindo doenças como a osteoporose.

4. Mantém a saúde da pele e cabelos

Por ser rico em vitamina C, E, zinco e folato, o chuchu oferece a você a combinação perfeita para manter a saúde e a beleza da pele e cabelos. Isso se dá pelo fato da vitamina C e E serem vitaminas antioxidantes, que não só retardam o envelhecimento precoce, como mantém a pele sempre jovem e atuam no fortalecimento dos fios capilares.

Para completar os cuidados com a pele, o zinco age no organismo, ajudando no controle da oleosidade, o que irá afastar os incômodos de processos inflamatórios da pele, como a acne. A vitamina E por sua vez, mantém a nutrição adequada dos fios de cabelo.

5. Fonte de energia

Muitas vezes, atribuímos o ganho de energia vindo da alimentação apenas aos carboidratos, mas este é um erro! Isso porque, quanto mais variada for a sua alimentação, maior a quantidade de nutrientes que você irá obter para manter o equilíbrio em seu organismo.

Pensando nisso, quando você inclui o chuchu em sua alimentação diária, você irá receber uma boa quantidade de manganês, mineral responsável por converter as gorduras e proteínas em energia, o que faz deste alimento um aliado contra a fadiga.

6. Ajuda no tratamento do diabetes

chuchu

Um dos fatores mais importantes no tratamento do diabetes é a dieta, e quando se trata de compor uma dieta para diabetes, saiba que não pode faltar o chuchu.

Isso porque ele é um alimento de baixo índice glicêmico, pela quantidade de fibras que possui, e irá fazer com que a energia contida nele seja absorvida de forma mais lenta, e com isso seus níveis de glicose e insulina estarão sob controle. Além disso, por ter baixo valor calórico, o chuchu ajuda na manutenção do peso, outro fator essencial no controle e prevenção da doença.

7. Ajuda a emagrecer

Você já aprendeu até aqui que o chuchu é rico em fibras, vitaminas antioxidantes e muitos nutrientes que colaboram para o equilíbrio do organismo, para manutenção e perda de peso. No entanto, quando o assunto é perder peso, podemos destacar o fato do chuchu ser rico em água, o que faz dele uma opção para o combate da retenção líquida. Todos estes benefícios quando combinados com uma alimentação equilibrada, e com a prática de atividade física, fazem você perder peso com mais facilidade.

8. Mantém a saúde cardiovascular

Quer ter um coração de ferro? Então inclua o consumo do chuchu em sua lista de hábitos saudáveis, pois com a grande quantidade de antioxidantes que o alimento possui, seu organismo irá reduzir as gorduras em excesso.

Além disso, o chuchu contém fibras que também irão ajudar na redução das gorduras e a diminuir a absorção do açúcar, que irá por consequência diminuir os depósitos de gordura no tecido adiposo, facilmente perceptíveis naquela barriguinha saliente ou nos “pneuzinhos” que insistem em pular para fora da calça. O resultado do maior consumo do chuchu então é um emagrecimento natural e coração muito mais resistente.

9. Previne a anemia

Por conter ferro e vitamina B2, cuja deficiência está associada ao quadro de anemia, o chuchu se torna uma ótima opção para dar o estímulo que o organismo necessita para produção de células vermelhas no sangue, o que irá aumentar a produção de hemoglobina. Entram também na prevenção da anemia, outros nutrientes presentes no alimento, como a vitamina C e o zinco, que aumentam a absorção de ferro pelo organismo.

Quantas calorias tem o chuchu?

Quem atualmente não se preocupa em incluir no cardápio alimentos que possam colaborar com a saúde e ainda nos deixar em boa forma, não é mesmo? Neste quesito, o chuchu ganha destaque, pois, além da grande quantidade de nutrientes que possui ele tem baixíssimas calorias. Imagine que, em 100 gramas do alimento, encontram-se apenas 20 calorias!

Hora de compartilhar sua opinião

E então, depois de ler este post, você acha que ainda irá se questionar, perguntando: Chuchu é bom pra que? Se não mais, que bom! Isso significa que conseguimos atingir nosso objetivo em mostrar a você o real valor desse alimento. Aproveitar os benefícios do chuchu, a partir de agora, só depende de sua determinação em adquirir e manter bons hábitos alimentares, conte sempre conosco nessa caminhada.

Até a próxima e muita saúde!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!