Dieta da batata doce: Benefícios e um alerta
A batata doce é um dos alimentos mais presentes no cardápio de quem faz parte do universo fitness, mas será que fazer uma dieta que tenha como base este alimento realmente funciona? É isto que você vai descobrir a partir de agora, conhecendo em detalhes como funciona a dieta com batata doce. Confira!
Dieta da batata doce
Ao contrário de outras dietas radicais, que propõe o consumo diário de um único grupo alimentar, como é a dieta das proteínas, a dieta da batata doce sugere que você inclua a batata doce na dieta de forma equilibrada, com uma combinação rica em nutrientes.
Por falar em nutrientes, definitivamente isso é o que não falta na batata doce. Ela é fonte de:
- Vitamina A;
- Vitamina C;
- Cálcio;
- Potássio;
- Fibras;
- Carboidratos;
- Proteínas;
- Fósforo;
- Zinco;
- Vitaminas do complexo B.
Esta aí o grande diferencial da batata doce em relação à batata inglesa, e que garante o sucesso de uma dieta batata doce. Além das vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do metabolismo e do organismo em geral, o tipo de carboidrato que a batata doce possui é considerado o mais saudável para quem quer garantir não só a boa forma, como uma saúde melhor.
Ele é um carboidrato de baixo índice glicêmico, que por conta de suas fibras insolúveis acaba sendo absorvido mais lentamente pelo organismo. Como resultado, em uma dieta de batata doce você tem o controle dos níveis de glicose e insulina, que por sua vez proporcionam benefícios como:
- Saciedade;
- Redução do acúmulo de gordura corporal, principalmente na região abdominal;
- Redução dos níveis de LDL (mau colesterol).
- Emagrecer;
- Aumentar o ganho de massa magra, pois é fonte de energia para os treinos, com a vantagem de liberar essa energia aos poucos para corrente sanguínea, resultando em um melhor desempenho;
- Aumentar a resistência imunológica, pois é rica em vitaminas antioxidantes, como a vitamina A e C;
- Melhorar o funcionamento intestinal, por ser rica em fibras;
- Aumentar a queima de gordura.
Todos esses benefícios citados contribuem para tornar a batata doce uma ótima opção para quem quem deseja:
Batata doce com frango
Comumente, as pessoas tem acesso a informações sobre algum alimento benéfico à saúde e então passam a priorizar este alimento como uma estrela do cardápio, consumindo-o sem a menor preocupação com suas quantidades, formas de preparo ou até em suas combinações com outros alimentos.
Um exemplo disso são aquelas pessoas que tem como foco um corpo mais definido, com abdômen trincado e sem nenhuma gordurinha extra, e que por conta disso se restringem a uma dieta da batata doce e frango, também conhecida como Dieta dos Musculosos.
Essa combinação tem benefícios? Sim! Isso porque a batata doce dará a energia necessária para os treinos durante a atividade física, de forma gradativa, sem elevar os níveis de glicose e isso resultará em uma maior saciedade e um melhor desempenho durante os treinos, pois você terá energia suficiente durante toda atividade.
Além disso, as vitaminas antioxidantes presentes na batata doce contribuirão para reduzir a fadiga, o que também irá resultar em um melhor desempenho. E mais! O cálcio presente na batata doce contribui para a adequada contração muscular, dando a você melhor qualidade de movimentos e melhor performance.
O frango por sua vez, fornece os aminoácidos necessários ao organismo, para adequada construção e reparação dos tecidos musculares, favorecendo o ganho de massa magra.
No entanto, seja na dieta da batata doce ou qualquer outra dieta voltada para o emagrecimento, para o ganho de massa muscular ou para a definição corporal, não se deve contar apenas com um único alimento, e sim com todos os grupos alimentares. Desta forma, o organismo receberá todos os nutrientes necessários ao seu bom funcionamento.
Fica a dica: Dieta e radicalismos definitivamente não combinam!
Para obter os reais benefícios da dieta da batata doce você deve se atentar à forma de preparo do alimento. Isso porque ela influencia diretamente nos resultados de sua balança, como de sua saúde de maneira geral. Dê preferência por consumi-la cozida e/ou assada, juntamente com a casca.
Para você ter uma ideia da diferença que isso dá com relação ao valor calórico do alimento, uma porção de 100 gramas de batata doce contém 125 calorias. Essa mesma quantidade de batata doce assada passa a conter 143 calorias, ao passo que sua versão frita pode conter até 368 calorias, demonstrando que a batata doce na versão assada é, sem dúvida, a melhor opção de preparo.
Essa quantidade de calorias representa 20% das calorias que devem ser consumidas em uma dieta voltada para o emagrecimento, que fica em torno de 1500 a 1800 calorias por dia. Claro que este valor calórico deve ser adequado às necessidades individuais de cada um.
Viu só como um simples cuidado na forma de preparo pode fazer muita diferença em seus resultados no processo de emagrecimento?
Batata inglesa x Batata doce
Batata doce ou batata inglesa, qual a melhor opção para a saúde? Esta também é sua dúvida? Então não se preocupe, pois como nosso maior objetivo é contribuir com sua saúde e bem estar, aí vão informações preciosas a respeito do assunto.
Como você viu até aqui, a batata doce é riquíssima em importantes vitaminas, minerais, fibras, além de contér o tipo mais saudável de carboidrato, que é o de baixo índice glicêmico. Essas propriedades fazem a batata doce ganhar disparado da batata inglesa, quando o assunto é qual a melhor opção para as refeições diárias.
Mas atenção! Tanto a batata doce como a inglesa são tubérculos, e quando consumidos em excesso podem pesar na balança e aumentar suas medidas. Por isso, a dica de ordem é que mesmo que a batata doce entre em seu cardápio, você deve consumí-la com equilíbrio. A quantidade ideal de consumo seria de metade de uma batata doce por dia, colocando-a como parte de uma alimentação variada e equilibrada.
Hora de compartilhar sua opinião
E então, você gostou de conhecer um pouco mais sobre a dieta da batata doce? Se sim, deixe aqui a sua opinião sobre o assunto e aproveite para compartilhar conosco um pouco de sua rotina, nos contando qual sua forma de preparo preferida da batata doce, assim nos sentiremos mais próximos de você, podendo contribuir ainda mais com sua qualidade de vida.
Até a próxima!