Dieta DASH: Abordagem dietética para reduzir a hipertensão
A Dieta DASH é reconhecida principalmente por suas melhorias significativas nos índices de pressão arterial. Essa dieta enfatiza o consumo de frutas, legumes, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura, aves, peixes e nozes.
Ela não limita apenas a ingestão de sódio, mas também de gordura saturada e colesterol, que contribuem para ocorrência de doenças cardiovasculares. Carnes vermelhas, alimentos industrializados, embutidos, doces, bebidas açucaradas e álcool devem ser evitados.
Dieta DASH: Por 4 anos a dieta mais recomendada
Grande parte dos especialistas em nutrição tem indicado a dieta DASH como a melhor opção de dieta, isso porque, ela vem provando uma melhoria significativa na saúde, por possuir uma vasta lista de alimentos saudáveis.
Provou-se que a Dieta DASH colabora para uma baixa da pressão arterial e colesterol, e está associada a um menor risco de vários tipos de câncer, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, pedras nos rins, redução do risco de desenvolver diabetes, além de retardar a progressão da doença renal.
A dieta DASH é uma dieta focada em plantas, frutas, legumes, frutos secos com baixo teor de gordura, carnes magras, peixes e aves, grãos integrais e gorduras saudáveis para o coração. Você pode deliciar-se com frutas e legumes, incluindo alimentos ricos em proteínas para saciar a sua fome.
Benefícios da dieta DASH na perda de peso
A dieta DASH foi originalmente desenvolvida como um estilo de vida, onde se deve comer para ajudar a baixar a pressão arterial, e hoje é utilizada como um plano alimentar fantástico voltado para a perda de peso. Ela é baseada no consumo de alimentos em equilíbrio com a quantidade certa de proteínas.
É a solução perfeita para a perda de peso. Ela é saudável e você pode segui-la por toda a vida. É um plano que você pode alimentar toda a sua família, sendo generoso com aqueles que não precisam perder peso, e que podem se deliciar de grandes porções.
Mesmo que você não esteja em uma dieta, ela realmente faz você mais saudável! Para aqueles com excesso de peso, a Dieta DASH tem benefícios especiais: evitar a síndrome metabólica, diabetes do tipo 2 ou ganho de peso pós-menopausa.
Outros benefícios da dieta DASH
O plano alimentar da Dieta DASH tem sido comprovado para reduzir a pressão arterial em apenas 14 dias, mesmo sem reduzir a ingestão de sódio. A melhor resposta veio em pessoas cuja pressão arterial estava moderadamente elevada, incluindo aqueles com pré-hipertensão.
Para as pessoas com hipertensão mais grave, que pode não ser capaz de eliminar a medicação, a dieta DASH pode ajudar a melhorar a resposta à medicação e ajudar a reduzir a pressão arterial.
Essa dieta não faz restrições de grupos alimentares, sendo possível evitar a monotonia tão comum em dietas. Ela incentiva o consumo de frutas, verduras e legumes, que são alimentos fontes de vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo.
Pacientes hipertensos que associaram a dieta DASH à mudanças no estilo de vida (redução de peso em casos de sobrepeso e obesidade, consumo adequado de gorduras, redução na ingestão de bebidas alcoólicas e sal, abandono de tabaco e prática regular de atividade física) tiveram redução no risco de morte decorrentes das doenças cardiovasculares.
Existem estudos que indicam que a dieta DASH pode reduzir a incidência de algumas neoplasias, além de diminuir os riscos de osteoporose, devido ao cálcio presente nos produtos lácteos. Ela pode também ajudar a baixar o colesterol, e com a perda de peso e exercício, pode reduzir a resistência à insulina e reduzir o risco de desenvolver diabetes.
Novas pesquisas mostram que seguir a dieta DASH durante certo tempo irá reduzir o risco de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas e pedras nos rins. Os benefícios dela também foram observados em adolescentes com hipertensão. A dieta DASH é realmente uma dieta para todos, sem exceções!