Sal refinado: Coma menos e viva mais!

Sal refinado: Coma menos e viva mais!

Sabemos que o sal refinado é um verdadeiro vilão da saúde, sendo considerado um dos principais causadores de derrames e ataques cardíacos, resultado do seu consumo excessivo. No Reino Unido, os adultos estão comendo 50% a mais de sal refinado do que é recomendado diariamente, aumentando assim a sua pressão arterial.

No mundo inteiro, a pressão arterial elevada provoca 62% de todos os derrames e 49% de todos os ataques cardíacos. Isso significa dizer que, se comêssemos menos do que 6g de sal refinado por dia, mais 20 mil vidas poderiam ser salvas.

Porque o sal refinado faz mal?

O sal é um mineral cristalino que é composto principalmente de cloreto de sódio. É usado como tempero em alimentos e como agente de conservação. Os seres humanos também têm um gosto inato para o sal refinado.

Nosso paladar identifica seis grandes gostos, incluindo o salgado. Quando sente o gosto de um alimento que contém o mineral sal, as nossas papilas gustativas enviam um sinal para o cérebro, o rotulando de “sal”.

Obviamente, precisamos dele para uma boa saúde, especialmente para equilibrar os níveis de sódio-potássio, que estão diretamente relacionado com a contração muscular e a manutenção do pH sanguíneo. Na realidade o nosso corpo não precisa do sal em si, ele necessita do cloreto de sódio, que é o principal componente do sal refinado.

O sal refinado é um verdadeiro vilão da saúde, sendo considerado um dos principais causadores de derrames e ataques cardíacos

Sabe-se que o excesso de sal desequilibra todo o sistema fisiológico, e pode contribuir para o desenvolvimento de doenças. Alguns problemas de saúde associados com o excesso de sal refinado incluem a pressão alta, a retenção de líquidos e os olhos avermelhados.

A maioria dos alimentos processados ou enlatados hoje tem “toneladas” de sal adicionados. Isto ajuda a preservar a comida e melhorar o sabor. Alguns de nós adicionamos ainda mais sal à comida! O resultado é muitas vezes uma pressão sanguínea elevada.

O sal marinho

O sal marinho é o sal que a natureza produz naturalmente na água. Este é o único sal que você deve consumir. Uma vez que é natural e não refinado, o que não o torna prejudicial ao organismo. Lembrem-se, todos os sais devem ser consumidos com moderação, como tudo que comemos.

O sal do mar é naturalmente castanho e lembra um pouco areia da praia. Possui grãos grosseiros e vem em uma variedade grande de tamanhos. Existem três tamanhos principais de sal marinho: fino, grosso e granulado.

O sal refinado é um verdadeiro vilão da saúde, sendo considerado um dos principais causadores de derrames e ataques cardíacos

Se você tem alguma dúvida se um sal é o sal marinho natural ou não, lembre-se que todo o sal do mar vai se dissolver na água.

Dicas para manter níveis saudáveis de sódio no organismo

O aipo é uma das melhores formas naturais para consumir o sódio. O vegetal também ajuda a baixar a pressão arterial. Você pode optar por consumi-lo em forma de suco ou acrescentando a sua salada, para retirar o máximo de seus benefícios.

A manutenção de um equilíbrio de sódio e potássio no corpo pode ser feito muito facilmente. Beba um copo de água com uma pitada de sal e uma colher de chá de vinagre de maçã. Beba isso todos os dias para obter os melhores benefícios.

Lembre-se que a dieta determina sua saúde. Consuma uma dieta saudável à base de plantas para garantir um corpo saudável e evite sal sintético adicionado ou concentrado de sabores.

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!