Fluoxetina emagrece mesmo? Vale a pena usar?

Fluoxetina emagrece mesmo? Vale a pena usar?

Emagrecimento rápido e depressão, qual a relação entre eles? Te convido a descobrir hoje, ao te apresentar a fluoxetina, um antidepressivo que vem sendo cada vez mais usado pelos amantes da boa forma. Mas afinal, quais são os reais benefícios e riscos deste medicamento? Venha com a gente e descubra agora!

Fluoxetina emagrece?

O cloridrato de fluoxetina 20 mg, também conhecido comercialmente como Prozac, Fluxene, Verotinana ou Eufor 20, é um antidepressivo indicado para casos de bulimia, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo para casos de tensão pré-menstrual (TPM).

No entanto, muitas pessoas que mergulham no universo dos medicamentos em busca de um emagrecimento rápido, estão considerando a fluoxetina como uma aliada na perda de peso, porém, será que ela emagrece mesmo? A resposta é sim! O cloridrato de fluoxetina emagrece.

Isso acontece porque os componentes da medicação atuam na produção da serotonina, o hormônio do bem estar. Dessa forma, livre das tensões e com o cérebro em “equilíbrio”, fica mais fácil controlar a compulsão alimentar gerada pela ansiedade.

fluoxetina

Além disso, um dos efeitos da fluoxetina é a alteração do paladar, onde a pessoa passa a ter cada vez menos apetite, resultando em alguns quilos a menos na balança.

Fluoxetina emagrece em quanto tempo?

Com certeza, quem tem foco no emagrecimento rápido, sempre está tentando controlar o tempo para alcançar seu objetivo o quanto antes, não é mesmo? A má notícia nesse caso é que, quando se trata de emagrecimento, quem controla o tempo é o organismo. Isso porque, algumas pessoas são favorecidas por um metabolismo acelerado, enquanto outras tem um metabolismo mais lento. E isso é normal.

Por isso, o uso da fluoxetina para emagrecer pode te oferecer resultados rápidos, como também te surpreender com o efeito “rebote”, promovendo o ganho de peso ao invés da perda. Isso acontece porque o uso do medicamento só vai controlar de forma “artificial” o seu apetite.

A consequência é que, se você parar de tomar o medicamento, logo você irá querer compensar o tempo em que seu cérebro ficou dependente da medicação, através da comida, correndo o sério risco de ganhar muito mais quilos do que tinha antes de optar pelo uso da Fluoxetina.

E mais! Quem consegue manter o peso perdido sem aprender a reeducar seus hábitos? Isso é muito difícil, não é mesmo? Por isso, aqui fica a pergunta: “Será que o risco compensa”? Para te ajudar com a resposta, vamos mostrar a você os principais efeitos colaterais que a Fluoxetina pode trazer à saúde. Podemos adiantar que não são poucos, veja:

Fluoxetina: Efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais da fluoxetina são os seguintes:

  • Boca seca (xerostomia);
  • Sangramento vaginal, mesmo fora do período menstrual;
  • Enjoo;
  • Diarreia;
  • Fadiga;
  • Confusão mental;
  • Tremores;
  • Irritabilidade;
  • Alteração da pressão arterial;
  • Redução da libido;
  • Pensamentos suicidas.
  • Voltamos à pergunta anterior: Será que o risco compensa?

    Como tomar a Fluoxetina?

    A fluoxetina pode ser facilmente encontrada em drogarias, porém, por ser um antidepressivo, ela só deve ser tomada sob prescrição médica, de acordo com as necessidades de cada pessoa. No geral, as doses são indicadas pelo médico, de acordo com o tipo de problema apresentado pelo paciente. Em casos de depressão ou TPM, por exemplo, é prescrito 20 mg do medicamento por dia.

    Em casos de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), a dose recomendada varia de 20 a 60 mg ao dia. Já para tratar a bulimia nervosa, recomenda-se 60 mg ao dia. O importante a saber é que, independente da indicação, doses acima de 80 mg ao dia não são permitidas.

    Fluoxetina preço

    Fizemos uma rápida pesquisa e podemos afirmar com segurança que quem optar por emagrecer com fluoxetina vai ter que desembolsar em média R$100,00 do orçamento, sendo que esse é o valor de 1 caixa com apenas 28 comprimidos.

    Contraindicações da Fluoxetina

    Uma coisa é certa, emagrecimento sem contraindicações é só aquele promovido pela combinação da alimentação saudável, com a prática de atividade física e boas horas de sono. Já o uso da fluoxetina, é contraindicado para:

    • Pessoas que utilizam outros medicamentos de uso contínuo e controlado;
    • Pacientes diabéticos, pois correm o risco de hipoglicemia;
    • Gestantes;
    • Mulheres que estejam amamentando;
    • Pacientes com doença hepática.

    fluoxetina

    O natural: Sempre o melhor caminho!

    Que os remédios para emagrecer são eficazes, não podemos negar. Sim, eles te trazem resultados rápidos em sua maioria, porém a nossa saúde acaba pagando um alto preço, principalmente com os efeitos colaterais, que vem de brinde. Então, porque não abandonar a ideia de que só é possível emagrecer à base de medicamentos, ao invés de buscar por métodos naturais de emagrecimento?

    Se você está com dificuldades de emagrecer, pode fazer uso, por exemplo, dos alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo de uma forma natural, e ainda tem um baixo custo. Experimente essa opção e depois volte para nos contar seus resultados. Combinado?

    Até a próxima!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!