Granola: 7 motivos para você incluí-la em seu cardápio

Granola: 7 motivos para você incluí-la em seu cardápio

Granola, um alimento que se popularizou bastante ultimamente, caindo nas graças de quem curte o universo fitness. Mas afinal, quais serão os reais benefícios da granola para quem busca uma dieta saudável? É o que você vai descobrir a partir de agora. Vem com a gente!

O que é granola

Antes de te apresentar 7 maiores benefícios da granola, é importante que você saiba qual é a sua composição, para assim entender de que forma ela pode contribuir com sua saúde.

Pois bem, a granola pode ser definida como uma mistura de aveia, castanhas, frutas tostadas com açúcar mascavo ou mel. Ela é amplamente consumida em refeições matinais, como acompanhamento geralmente em iogurtes, vitaminas ou frutas.

granola

Benefícios da granola

A boa notícia é que são vários os benefícios da granola, o que significa que se você utilizá-la na quantidade certa e como parte de uma dieta equilibrada, sua saúde irá agradecer! A partir de agora, conheça os 7 principais benefícios deste alimento, e assim você terá a oportunidade de encaixá-lo da melhor forma possível em seu cardápio diário. Vamos lá!

1. É fonte de energia

Por ser fonte de carboidratos, a granola fornece energia para o corpo para que você possa realizar as atividades do dia-a-dia. A vantagem é que, dependendo de sua composição, ela oferece ao organismo os carboidratos complexos, ou seja, aqueles que contém fibras e estão presentes em grãos, cereais integrais e sementes.

Por esta razão, a glicose contida na granola será absorvida de forma mais lenta e isso evitará os picos de glicemia e o acúmulo de gordura corporal. Isso já não acontece com os carboidratos simples, que predominam nos alimentos industrializados e são extremamente processados, fazendo parte do cotidiano dos brasileiros, mesmo sem seu conhecimento.

2. Rica em fibras

Muitas pessoas já descobriram que as fibras alimentares, quando combinadas à boa ingestão de água, melhoram o funcionamento intestinal, ajudando a manter a flora de “bactérias do bem” no intestino, reduzindo a quantidade de gorduras na corrente sanguínea e proporcionando saciedade. A granola cumpre essa função, enriquecendo sua alimentação diária com boa quantidade de fibras.

3. É boa fonte de gordura

Tudo que uma alimentação saudável não precisa são de gorduras insaturadas, que só contribuem para o aumento do colesterol HDL (colesterol ruim) e para doenças cardíacas e a obesidade, que carregam consigo várias outras doenças de origem metabólica.

Neste panorama surge então a granola, com as “gorduras do bem”, como o Ômega 3, que está presente nas castanhas e nas amêndoas, dependendo de sua composição. O Ômega 3 também funciona como um antioxidante natural, ajudando no combate aos radicais livres e na diminuição das gorduras do corpo.

4. É fonte de vitaminas e minerais

Quando se pensa em quais os benefícios da granola, devemos destacar sua grande quantidade de vitaminas, como o selênio e o zinco. O que isto traz de benefícios para sua saúde? A resposta está no reforço do sistema imunológico e melhora do metabolismo dos carboidratos devido à quantidade de zinco que ela contém.

Já o selênio faz com que haja o controle da glicemia, melhora das funções da tireoide, melhora da circulação sanguínea e aumento da fertilidade masculina.

5. Mantém a pele saudável

Por possuir antioxidantes e grande quantidade de fibras, a granola contribui para que você esteja sempre com uma pele bonita e saudável.

6. É uma opção saudável para atletas

Quem pratica atividade física regular com o objetivo de ganhar massa muscular, está sempre em busca de um bom desempenho durante os treinos. Para isso, precisa ter uma alimentação equilibrada que contenha os nutrientes necessários para o adequado desenvolvimento muscular, assim como incorporar à alimentação boas fontes de carboidratos como é o caso da granola, que fornece energia com uma boa quantidade de fibras.

Isso supre a necessidade energética do atleta e ainda dá uma maior sensação de saciedade, para que nada atrapalhe o treino. E mais! Por conter antioxidantes, a granola contribui para prevenir a fadiga muscular, melhorando ainda mais o desempenho e os resultados pós-atividade.

7. É um alimento versátil

A granola é o tipo de alimento que dá para se usar em diversas preparações como iogurte, leite, suco de frutas, vitaminas, salada de frutas, açaí e outras. Isso te possibilita a usar a criatividade na hora de consumir, combinando-a com outros alimentos saudáveis.

Aí vai uma dica, quando for adicionar a granola no leite ou derivados, dê preferência às versões desnatadas, visando não aumentar o valor calórico da preparação e dessa forma não ganhar alguns quilinhos a mais.

Granola engorda?

Uma dúvida muito comum de quem quer aproveitar os benefícios da granola é se a granola engorda. Assim como acontece com qualquer outro alimento, o segredo está no equilíbrio do consumo. A quantidade ideal de granola para se consumir é de 20 gramas diárias, que correspondem a uma colher e meia do alimento.

Já os atletas que praticam musculação, e portanto, necessitam de uma maior quantidade de energia, podem consumir até 40 gramas diárias, que podem ser divididas em 2 porções de 20 gramas cada. De que forma você irá incluí-la em seu cardápio irá depender da sua rotina, mas no geral a granola cai muito bem no café da manhã ou no lanche da tarde.

Hora de compartilhar sua opinião

E você, costuma consumir granola? Quais são as combinações que mais utiliza e quais os resultados positivos que tem percebido após o consumo diário? Saber um pouco da sua rotina é muito importante para nós, para que assim possamos trazer cada vez mais dicas de saúde e bem estar para você.

Afinal, nossa maior motivação é saber que estamos contribuindo para a melhora da sua qualidade de vida, sempre com boas informações! Se este post sobre granola beneficios te ajudou de alguma forma, não deixe de compartilhar, curtir e comentar.

Até a próxima!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!