Leite de soja: A poção mágica para manter a boa saúde
Os benefícios do leite de soja à saúde incluem a redução do risco de colesterol, a prevenção do câncer e da obesidade. Além disso, ele ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e reduz o risco de muitos problemas na pós-menopausa.
O teor de proteína do leite de soja o torna um suplemento benéfico para uma dieta à base de plantas. Produtos à base de soja são populares entre aquelas que seguem uma dieta vegetariana por causa do alto teor de proteína da soja.
O leite de soja e seus derivados são a base da tradicional culinária asiática. Ele também pode ser usado para fazer tofu, que é conhecido como um “substituto” para o queijo. O uso de leite de soja pode ter começado na China, 82 anos a.C.
É usado extensivamente em outros países asiáticos, como no Japão e Malásia. Hoje é utilizado em todo o mundo e é facilmente disponível em muitos países. Muitos escolhem o leite de soja devido à sua versatilidade e capacidade de ser utilizado como um substituto do leite nas receitas.
Ele está disponível em muitos sabores. Com a rentabilidade da soja e o aumento da popularidade das dietas em todo o mundo, as pessoas estão começando a olhar o leite de soja com outros olhos, considerando os benefícios à saúde deste produto vegetal natural.
Propriedades nutricionais do leite de soja
O leite de soja é uma boa fonte de energia, proteínas, açúcar, fibras e gordura. Ele contém minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco. Várias vitaminas tais como ácido fólico, tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, B-12, D, E e vitamina K também são encontrados no leite de soja.
Ele também contém gorduras saturadas, monoinsaturadas e ácidos graxos poli insaturados. Todos estes nutrientes são excelentes auxiliares na manutenção de uma boa saúde.
O leite de soja promove a saúde cardiovascular
O leite de soja contém proteína, que é essencial para a nutrição dos adultos, e tem mostrado ter um efeito benéfico na prevenção de vários distúrbios de saúde. O teor de aminoácidos e as isoflavonas da proteína de soja também mostram potencial na redução do LDL colesterol. Dentre os diabéticos do tipo 2, o consumo de leite de soja está associado à melhor regulagem da pressão arterial.
Assim, a ingestão de leite de soja pode ser eficaz na melhoria da saúde cardiovascular. O leite de soja contém menos proteína do que o leite normal, mas para aqueles que são intolerantes à lactose, pode ser uma boa fonte de proteína.
Além disso, muitos estudos sugerem que a proteína de soja é uma proteína de substituição confiável e de custo eficaz para aqueles que são vegan ou que seguem uma dieta vegetariana.
Alivia os sintomas pós-menopausa
O leite de soja proporciona alívio de muitos problemas de saúde na pós-menopausa. As isoflavonas da soja podem ajudar a manter os níveis de estrogênio nas mulheres na menopausa.
Uma vez que as mulheres que passaram pela menopausa são conhecidas por terem uma diminuição do nível de estrogênio, o consumo de leite de soja pode ajudar a prevenir doenças que podem ocorrer a partir da perda natural desde hormônio.
Os efeitos antioxidantes das isoflavonas de soja podem ainda ser benéficas na redução de certas doenças crônicas, especialmente a do sistema cardiovascular em mulheres pós-menopausa.
Previne a osteoporose
O leite de soja é benéfico no alívio da osteoporose em mulheres na pós-menopausa. A osteoporose é um risco para as mulheres nessa fase, isso porque a alteração hormonal, fragiliza os ossos, contribuindo para a perda de cálcio e colaborando para o desenvolvimento desta doença.
Dietas de proteína animal aumentam a excreção urinária de cálcio e numa dieta à base de proteínas de soja, isto não ocorre, assim o leite de soja ajuda a reter o cálcio em nosso corpo. A presença natural de isoflavonas de soja pode melhorar a retenção de massa e densidade óssea, reduzindo o risco de fratura em mulheres na pós-menopausa.
O leite de soja tem propriedades anticancerígenas
O consumo de leite de soja é benéfico na redução do risco de câncer de próstata. Estudos sugerem que os homens com alto consumo de leite de soja são menos propensos ao risco de câncer de próstata.
O câncer de mama é comum entre as mulheres e os níveis de estrogênio está associado a este tipo de câncer, especialmente em mulheres na pós-menopausa.
Propriedades antioxidantes
Os efeitos antioxidantes das isoflavonas de soja podem ser benéficas para a redução de determinadas doenças crônicas.
Coalhadas de leite de soja ou tofu tem propriedades antioxidantes e hepatoprotetoras que ajudam na redução do dano oxidativo. Estudos sugerem que as isoflavonas podem ser benéficas na prevenção de lesões no fígado causadas pelo stress oxidativo.
A obesidade e redução do colesterol
A obesidade metabólica, doença que ocorre com mais frequência em homens, bem como a pós-menopausa em mulheres, podem ser beneficamente afetadas pelo consumo de soja. Os efeitos hormonais das isoflavonas de soja, inibem a formação de células adiposas. Assim, o leite de soja ajuda na redução da circunferência da cintura entre os indivíduos obesos ou com sobrepeso.