Reeducação Alimentar: 3 dicas que valem ouro
Na busca por maneiras de como emagrecer ou perder peso, o povo brasileiro se depara com milhares de artigos na internet que tem o objetivo de ajudar. Eles até conseguem encontrar dicas, fórmulas e cardápios, mas o maior problema se refere a manter o resultado da perda de peso.
Segundo os nutricionistas, a melhor maneira de emagrecer sem correr o risco de engordar novamente é fazer uma reeducação alimentar. Através da reeducação alimentar para emagrecer, o individuo pode comer de tudo. Quando se diz comer de tudo, os nutricionistas apontam que isso deve ser feito na medida certa.
Mantenha o peso com a reeducação alimentar
A reeducação alimentar é essencial para pessoas que querem emagrecer sem ter que recorrer a remédios ou cirurgias. Se o seu desejo é emagrecer e também manter os resultados, é muito importante conhecer os primeiros passos para emagrecer com reeducação alimentar.
1. Beba água, pelo menos 2 litros por dia
Não precisa ser nenhum especialista em medicina para saber que é preciso hidratar o corpo bebendo 2 litros de água por dia. A hidratação com água é muito importante por dois motivos: o primeiro é que a água não tem calorias, e segundo é que o liquido limpa as toxinas do corpo, facilitando a desintoxicação.
O ideal é beber de 1,5 a 2 litros de água por dia. Porém muitas pessoas encontram dificuldades para beber tudo isso. Se você se encaixa nesse grupo, anote essa dica: coloque um pedacinho de gengibre ou esprema meio limão numa garrafa de água gelada, depois disso, é só ir bebendo um pouco durante o dia.
2. Alimente-se, pelo menos de 3 em 3 horas
Dois motivos devem levar você a comer a cada 3 horas. O primeiro é que quem come de 3 em 3 horas consegue manter o nível de glicose no sangue estável. O segundo motivo é que o individuo sente menos fome e, assim, consegue se concentrar melhor no trabalho, faculdade ou na escola.
Mas como comer a cada 3 horas? Simples! Para conseguir comer a cada 3 horas deve-se consumir uma menor quantidade de alimentos em cada refeição. Ou seja, essa quantidade deve ser diminuída no café da manhã, lanche do meio da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
3. Reeduque seu paladar
Para se encaixar perfeitamente na dica acima, o individuo deve aprender a escolher melhor os alimentos optando em reeducar o paladar. Alimentos industrializados, que estão cheios de aromatizantes, passam a ser esquecidos quando as saladas, sopas e legumes cozidos entram na reeducação alimentar cardapio.
O problema dos brasileiros é deixar de lado alimentos importantes para o corpo e se abraçar com aqueles que visam ganho de peso. Se não gosta de algum alimento, mesmo sabendo que ele é essencial para a saúde, experimente-o várias vezes. Uma boa dica é cozinhar os legumes com uma folhinha de louro.
Outra boa dica dos nutricionistas é experimentar fazer receitas novas. Ao escolher essa opção, dê preferência sempre pelos integrais, já que diminuem a fome e ainda ajudam a regular o intestino. Coma pelo menos 2 frutas por dia, pois são ótimas para a saúde e podem ser servidas como sobremesa.
Aí estão os 3 primeiros passos de como fazer reeducação alimentar para emagrecer. Siga-os corretamente e não se esqueça de procurar por um nutricionista para enriquecer mais seus conhecimentos.
Para coroar nosso artigo, faça um planejamento alimentar. Estabeleça um dia da semana para fazer suas compras.