Todos os benefícios das Hortaliças à saúde
As hortaliças são grupos de vegetais cultivados em horta. Seu consumo é indispensável na alimentação dos seres humanos. Se você tem interesse no cultivo de hortaliças alguns procedimentos devem ser levados muito a sério. Por esse e outros motivos, é sua obrigação procurar a ajuda de um profissional. Através desse profissional, você saberá quais sementes de hortaliças plantar.
Apesar da maior parte dos brasileiros consumirem partes das hortaliças, como flores, folhas, frutos, sementes, raízes e caules, deve-se ficar atento quanto a sua forma de consumo, que segundo os especialistas, estão classificadas em: tuberosas, hortaliças herbáceas e hortaliças-fruto.
Pensando um pouco nessa questão, vamos fornecer informações sobre o que são hortaliças e porque elas são indispensáveis na alimentação. Antes, saiba como elas estão classificadas.
Hortaliças Tuberosas
De acordo com especialistas, neste tipo de hortaliças, as partes consumidas crescem dentro do solo. Fazem parte deste grupo: os bulbos, rizomas, tubérculos e as raízes tuberosas. Na lista de bulbos, podemos citar como exemplos a cebola e o alho.
Os tubérculos ficam por conta do cará e da batata-doce. Já nas raízes tuberosas, entram em cena as cenouras e beterrabas, enquanto na lista de rizomas, os inhames completam a lista.
Hortaliças Herbáceas
Na categoria das hortaliças herbáceas, os profissionais no tema apontam que essa classificação se dá por conta dos vegetais cujas partes consumidas estão acima do solo. Fazem parte deste grupo as folhas, os talos, as hastes e as flores.
Almerão, repolho, alface e taioba fazem parte das folhas. Para o grupo de talos e hastes ficam o aipo, aspargos e funcho. Já as flores, a categoria abraça as de couve-flor, alcachofra e brócolis.
Hortaliças-Fruto
A última categoria de hortaliças compreende os vegetais cujas partes aproveitáveis para o consumo são os frutos. No grupo de hortaliças-fruto alguns alimentos se destacam: tomates, melancias, quiabos, jilós, ervilhas, pimentões, etc.
Nas palavras médicas, uma categoria que é bem utilizada é a que dividem as hortaliças em dois grupos de verduras e legumes. As verduras contêm partes comestíveis de vegetais como hastes, flores e folhas.
Os legumes são vegetais em que as partes consumidas e apreciadas são os frutos, as sementes e partes que crescem no solo. Um exemplo é a mandioca.
Porque as hortaliças são indispensáveis na alimentação?
Simples! As hortaliças são alimentos reguladores que tem como características as fontes de vitaminas e os minerais – ambos nutrientes que mantém o equilíbrio do organismo e que também ajudam para o seu bom funcionamento.
Quando hortaliças como brócolis, cenoura, almeirão e abóbora entram em uma alimentação oferecem ao corpo fontes de Vitamina A, que é essencial para a visão e manutenção da pele.
Outras hortaliças como espinafres, pimentão verde e couves, fornecem ao corpo do individuo a Vitamina C, já que esses alimentos são ricos nesse nutriente. A vitamina C é responsável por combater às infecções e ajudar no processo de cicatrização.
Fora esses nutrientes, existem também uma série de compostos bioativos que tem a função de auxiliar no combate e prevenção de doenças. O licopeno é um exemplo, onde possui propriedades anticancerígenas e age como antioxidantes.
Corando o nosso artigo, as fibras nas hortaliças também merecem destaque. Por isso a importância de ingerir hortaliças na alimentação.
Elas são fundamentais para proteger a flora intestinal, ajudar a eliminar toxinas e nos proporcionar tantos outros benefícios.