Biscoito recheado: O que há por trás deste alimento?

Biscoito recheado: O que há por trás deste alimento?

Sabemos que o biscoito recheado é um dos “lanchinhos” preferidos da garotada, mas você sabia que por trás deste “apetitoso” lanche se esconde um dos maiores vilões da saúde. É o que você vai descobrir a partir de agora. Confira!

Biscoito recheado engorda?

Sim! O biscoito recheado é um dos maiores vilões da saúde e isso foi comprovado através de pesquisas feitas pela Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Nesta pesquisa, foram avaliadas 18 marcas de biscoitos recheados de chocolate. Entre estas marcas estavam:

1. Amori;
2. Bono;
3. Nescau;
4. Passatempo;
5. Tostines;
6. Recreio;
7. Trakinas;
8. Cholícia;
9. Turmix;
10. Piraquê;
11. Duchen;
12. Marilan;
13. Extra;
14. Visconti;
15. Carrefour;
16. Gulosos;
17. Mabel;
18. Break Up!

De acordo com a pesquisa, os resultados mais alarmantes foram encontrados nas seguintes marcas:

  • Carrefour;
  • Gulosos;
  • Mabel.
Biscoito recheado

Nestas marcas, foram encontradas 0,2 gramas de gordura trans por porção, onde o ideal seria o biscoito não apresentar vestígios desta gordura! A gordura trans é uma das grandes responsáveis por aumentar o mau colesterol (LDL) e diminuir o HDL (bom colesterol) levando ao aparecimento de doenças cardiovasculares e ao aumento do risco de AVC (acidente vascular cerebral).

Outros alimentos com gordura trans

A gordura trans está presente não só no biscoito recheado como em alimentos como:

  • Batata frita;
  • Bolos;
  • Biscoitos Cream Cracker;
  • Chocolate;
  • Salgadinhos;
  • Sorvete;
  • Pipoca de micro-ondas;
  • Margarina e muitos outros produtos industrializados.

Outra gordura presente nos biscoitos recheados é a gordura saturada. A gordura saturada gera o acúmulo de gordura visceral, aquela que fica atrás do abdômen e que é extremamente prejudicial à saúde. Isso porque ela pode comprometer o funcionamento do fígado e do pâncreas, levando ao aparecimento do diabetes tipo 2 e da esteatose hepática (gordura no fígado).

Biscoito recheado

E mais! Os biscoitos recheados são ricos em carboidratos simples que tem como base a farinha branca. O que significa que são ricos em calorias, porém pobres em fibras. Além disso, ainda contam com grande quantidade de sódio. Uma combinação que leva ao:

  • Ganho de peso;
  • Prisão de ventre;
  • Diabetes tipo 2;
  • Hipercolesterolemia;
  • Pressão alta e muitas outras doenças associadas à obesidade.

Estes malefícios não são privilégios apenas de adultos, mas também das crianças, que não tem a noção do perigo que o consumo de um pacote de biscoito recheado pode representar! Acredite! Um pacote deste alimento equivale a 1000 calorias, ou seja, metade das calorias de uma dieta padrão, que é baseada em 2000 calorias.

Outra pesquisa desenvolvida por alunos e um professor de psicologia da Connecticut College nos EUA, que teve como produto de pesquisa o biscoito Oreo, um dos preferidos dos americanos e que contém alto teor de gordura e açúcar, concluiu que o biscoito recheado vicia tanto quanto substâncias alucinógenas como a morfina e a cocaína.

O consumo deste alimento causa efeitos cerebrais semelhantes aos efeitos provocados pelas drogas, ativando mais neurônios que são conhecidos como os “centros de prazer do cérebro”. Como você pode ver, biscoito recheado engorda, vicia e traz com ele o risco eminente do desenvolvimento de doenças crônicas, que comprometem a qualidade de vida, tanto de adultos como de crianças.

Biscoito recheado

Protegendo a sua saúde

A melhor forma de proteger sua saúde dos malefícios dos biscoitos recheados é manter uma alimentação equilibrada, aonde os excessos não virem uma rotina. Você não precisa se privar de comer biscoitos recheados, apenas faça escolhas mais inteligentes e saudáveis como os biscoitos integrais, que são à base de farinha integral e, portanto contém mais fibras. O que irá ajudar no funcionamento do seu intestino, na redução das gorduras e no ganho de saciedade.

Então pare e reflita um pouco: O que vale mais a pena, gastar sua cota de calorias diárias com um pacote de biscoitos recheados para minutos depois ficar com fome? Ou consumir uma refeição completa e variada, agregando diversos nutrientes à sua dieta, se saciando e se protegendo de verdade, através da manutenção de uma boa saúde? Use o seu bom senso e tenha muito mais qualidade de vida.

Se este post sobre biscoito recheado te ajudou de alguma forma, não deixe de curtir, comentar e compartilhar. Assim mais pessoas terão a chance de mudarem seus hábitos para melhor.

Ficamos por aqui. Até a próxima!