Figo: O doce sabor que regula seu colesterol

Figo: O doce sabor que regula seu colesterol

Apesar de pouco consumido, os figos promovem uma boa saúde através de sua variedade de nutrientes. Eles são nativos do Mediterrâneo e partes da Ásia. Esta fruta, delicada e altamente perecível, não resiste ao transporte e é mais comumente disponível seca em áreas onde não é cultivada.

Parente próximo da amora, os figos estão entre as frutas mais doces e fornecem uma ampla variedade de benefícios nutricionais à saúde, fazendo o seu corpo estar bem nutrido, aproveitando-se do seu delicado e surpreendente sabor. Aproveite e delicie-se com essa deliciosa receita de figos assados

Alto valor nutritivo do figo

Incluir figos à sua dieta ajuda a atender às necessidades diárias do seu corpo em minerais. Uma porção de meia xícara de figos secos contém 121 mg de cálcio, 50 mg de magnésio, 506 mg de potássio e 1,5 mg de ferro.

O figo também fornece uma boa quantidade de fibra alimentar que ajuda a manter a saúde digestiva. As vitaminas presentes no figo incluem as vitaminas antioxidantes A e C. A niacina e vitaminas do complexo B, ácido fólico, também podem ser encontradas no figo.

O figo promove a saúde do coração

Os figos são particularmente saudáveis para o coração. Altos níveis de potássio combinados com baixos níveis de sódio ajudam a manter a pressão arterial mais baixa, e altos níveis de polifenóis antioxidantes ajudam a prevenir a aterosclerose.

Figos fornecem uma boa quantidade de fibra alimentar que ajuda a manter a sua saúde digestiva

Uma porção de 3,5 gramas de figos secos contém até 50 vezes o teor de polifenóis das maioria das outras frutas. O figo também contém ômega-3 e ômega-6, ácidos graxos e compostos de fitoesterol, que ajudam a reduzir níveis de colesterol e a preservar a flexibilidade de suas artérias. Sua fibra se liga ao colesterol ruim, ajudando a eliminá-lo do seu corpo.

Figos fornecem uma boa quantidade de fibra alimentar que ajuda a manter a sua saúde digestiva

Folhas de figueira

As folhas de figueira são também um complemento saudável à sua dieta e podem proteger os seus rins. Os compostos em folhas de figo reduzem a lesão dos rins causada por níveis elevados de colesterol.

Os pesquisadores observaram que os animais que consumiram o extrato de folha de figo apresentaram uma melhor função renal e tiveram níveis de gordura mais baixos em seus rins em comparação com suas contrapartes que não receberam extrato de folha de figueira.

Dicas importantes

O figo seco é rico em açúcar e calorias em relação as frutas in natura, com 55% do seu peso em açúcar, o que equivale a 185 calorias por meia xícara de chá.

Se você é diabético ou pré-diabético, consuma figos com moderação e aproveite de todos os benefícios nutricionais desse alimento delicioso. Não esqueça de dar preferência sempre ao figo fresco.