Alho: Descubra como ele pode fazer bem para você!
Conhecido por alguns como a “rosa malcheirosa”, o alho é usado por muitas cozinhas de todo o mundo para dar sabor aos alimentos, mas também tem sido usado como um ingrediente medicinal natural durante séculos, tanto na sua forma de planta fresca ou como um complemento a outros alimentos.
Além do fato de que é muito saboroso, pesquisas demonstram que o alho é responsável por baixar o colesterol ruim, auxiliar como anticoagulante do sangue, é anti-hipertensivo, anticâncer, além de ter efeitos antioxidantes e antimicrobianos. Abaixo estão maneiras de desfrutar dos muitos benefícios do alho.
O alho impulsiona o sistema imune
O alho foi usado para combater a gangrena durante a Primeira Guerra Mundial. Provavelmente isso não seja uma preocupação nossa, porém ele também pode ser capaz de ajudá-lo a lutar contra uma doença mais moderna. Ele pode ajudar a manter você longe os resfriados e gripes, principalmente no clima frio.
Por conter muitos antioxidantes, ele ajuda o seu sistema imunológico a funcionar bem; além de simplesmente comê-lo, você também pode tentar macerá-lo e adicioná-lo à água quente. Adicione um pouco de mel natural para aliviar sua garganta e cortar um pouco de seu sabor intenso.
Como obter o poder antioxidante do alho?
Aqui está uma razão para esmagar alguns dentes de alho em sua próxima refeição – o alho é uma grande fonte de antioxidantes, que sabemos ter um papel importante para a nossa saúde. As provas são variadas, mas há benefícios em potencial.
Um desses benefícios pode estar associado à pele: esses antioxidantes podem matar as bactérias que são, por vezes, a causa da acne. Da próxima vez que você tiver uma espinha, tente esfregar em um dente de alho cru fatiado no local.
O alho mantém o coração saudável
Estudos têm demonstrado que o alho pode beneficiar a saúde do seu sistema respiratório e circulatório de várias maneiras diferentes. Ele poderia ajudar com a pressão arterial alta, o colesterol elevado, as doenças coronárias e no endurecimento das artérias.
A pesquisa que mostra os poderes do alho é variada, porém a investigação sobre o que ele pode fazer para a aterosclerose e hipertensão arterial é bem promissora. Estes benefícios podem ser provenientes da produção do gás de sulfureto de hidrogênio, que é produzido quando as células vermelhas do sangue levam os compostos sulfúricos do alho. O gás pode ajudar a expandir os nossos vasos sanguíneos, o que pode ajudar a manter nossa pressão arterial estável.
Contra as inflamações
O alho tem propriedades anti-inflamatórias – um estudo identificou quatro compostos sulfúricos no alho que ajudaram a reduzir a inflamação. Pessoas que sofrem de doenças autoimunes podem ser beneficiadas através da inclusão de alho em suas dietas. Assim, se você tem psoríase – uma doença de pele relacionada com a inflamação – experimente esfregar óleo de alho diretamente sobre a área afetada e sinta o alívio.
Previne a intoxicação alimentar
Essa seria aplicável ao alho fresco. Algumas pesquisas indicam que as propriedades antibacterianas do alho podem ajudar a prevenir a intoxicação alimentar e matar bactérias como a E. coli, Staphylococcus aureus e a Salmonella enteritidis.
Um estudo descobriu que o alho foi melhor no tratamento de Campylobacter do que dois tipos de antibióticos. Dito isso, salientamos que de modo algum a adição de alho em um prato é um substituto para o higienização dos alimentos, pois sempre é necessário cozer os alimentos e ter cuidado com a sua manipulação.
Previne o “pé de atleta”
Junto com as suas propriedades anti-inflamatórias, o alho também tem propriedades antifúngicas. Dê adeus às coceiras nos pés fazendo uma imersão na água com alho, evitando a proliferação do fungo que causa o “pé de atleta” (também conhecida como micose do pé). Se preferir, você pode esfregar o alho cru diretamente em seus pés.
Repele os mosquitos
Um estudo da Índia descobriu que os mosquitos aparentemente odeiam alho – uma ótima notícia para as pessoas que são fãs de repelentes de insetos naturais. Você pode aplicar o alho diretamente a sua pele, ou apenas manter alguns nas proximidades para tentar manter os insetos fora de sua vizinhança.
Algumas curiosidades sobre o alho
Alicina: A alicina é um composto de enxofre semelhante ao encontrado na cebola, e oferece uma série de benefícios à saúde. A cebola tem compostos similares que foram encontrados para tratar a perda de cabelo em um estudo. É alicina responsável pelo cheiro característico da cebola e do alho.
Botulismo: Óleo de alho é uma ótima maneira de adicionar o sabor a seus pratos, porém você tem que ter cuidado se está cozinhando em casa. O botulismo pode se espalhar quando os alimentos não estão expostos ao oxigênio, e o alho é um deles – tem havido vários casos documentados de pessoas que se tornam doentes após consumir óleos caseiros de alho.
O botulismo pode levar à paralisia e até a morte. A maneira mais segura de usar óleo de alho caseiro é produzi-lo em pequenas quantidades e consumi-lo fresco.
Deixe-o descansar um pouco: Se você for adicionar o alho em um prato, seja triturado ou picado, deixe-o descansar um pouco antes disso. Isso dará tempo para que as enzimas alliinase comecem a trabalhar. Alterar a temperatura ou pH do alho, colocando-o em comida ou aquecimento, impede que isso aconteça, então você pode não estar recebendo todos os benefícios dele, caso você o coloque no seu prato de imediato.
Suplementos ou alimentos? O que é melhor para obter os benefícios do alho?
Suplementos entregam uma forma concentrada de alicina, que é o composto orgânico responsável pelos benefícios medicinais do alho. Algumas alegações afirmam que um extrato em pó de alicina é a melhor forma de suplemento.
Preste atenção à quantidade de alicina no pacote, afinal a alicina é um composto instável e por isso pode mudar muito rapidamente, uma vez fora da forma fresca do alho. Alguns fabricantes de suplemento de alho, para fazer-lhe inodoro, reduzem a quantidade de alicina disponível, tornando assim o produto menos eficaz. Converse com um profissional de saúde natural sobre a escolha de seu suplemento de alho.
Como cozinhar o alho
A melhor maneira de desfrutar dos benefícios para a saúde que o alho proporciona, é comê-lo cru, ou quase cru. Isso porque, a temperatura acima de 36ºC destrói a alicina. Se você deseja adicioná-la a uma refeição, deixe para adicionar o alho ao final do processo de cozimento, depois de ter removido o prato da fonte de calor.