Azeitonas: Uma grande arma contra o colesterol ruim

Azeitonas: Uma grande arma contra o colesterol ruim

As azeitonas são frutos da árvore Olea europaea, mais conhecida apenas como “Olea”, palavra latina que significa “petróleo”, refletindo o alto teor de gordura contido nelas. Dessa gordura, 75% é ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que tem sido utilizada para reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Apesar de tão saborosas, as azeitonas não podem ser comidas logo após uma colheita; pois exigem um processamento especial para reduzir a sua amargura intrínseca, causada pelo oleuropeína glicosídeo, que se concentra em sua pele. Estes métodos de tratamento variam de acordo com a azeitona, região de cultivo, e o sabor desejado, textura e cor. Ela é a queridinha, na luta contra o colesterol ruim, e pode te ajudar a ficar mais saudável. Veja como!

Principais benefícios das azeitonas

As azeitonas são concentradas em gorduras monoinsaturadas e contém boa fonte de vitamina E. A estabilidade das gorduras mono traduz um efeito protetor à célula, que, especialmente quando combinado com a proteção oferecida pelo efeito antioxidante da vitamina E, pode reduzir o risco de danos e inflamação.

Além da vitamina E, as azeitonas contém uma variedade de compostos ativos de fitonutrientes benéficos, incluindo os polifenóis e flavonoides, os quais também parecem ter propriedades anti-inflamatórias significativas.

75% da gordura contida nas azeitonas são ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que tem sido utilizada para reduzir os níveis de colesterol no sangue.

As azeitonas protegem as celulas contra os radicais livres

A vitamina E é um antioxidante solúvel em gordura. Ela captura e neutraliza diretamente os radicais livres em todas as áreas ricas em gordura do corpo. Quando em conjunto, as gorduras monoinsaturadas estáveis e a vitamina E, adicionam um fator de segurança significativo para os processos celulares, como a produção de energia, um processo que gera radicais livres mesmo quando as coisas estão funcionando perfeitamente bem.

Quando os processos celulares, liberam muitos radicais livres, esses danificam as moléculas vizinhas e a célula podem tornar-se futuramente um câncer. Dessa maneira, podemos perceber a importância de proteger nossas células.

As azeitonas protegem contra as doenças cardíacas

Danos dos radicais livres podem levar a inúmeras doenças. Por exemplo, quando os radicais livres causam a oxidação do colesterol, estes podem lesar os vasos sanguíneos, causado acúmulo nas artérias, o que pode levar a um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral. Assim, através da prevenção da oxidação do colesterol, os nutrientes presentes nas azeitonas ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares.

Saúde gastrointestinal

Se os radicais livres danificam o DNA celular, isto também ocorre nas células do cólon, onde essas células podem se transformar em cancerosas. Neutralizando os radicais livres, os nutrientes das azeitonas ajudam a prevenir o câncer de cólon.

75% da gordura contida nas azeitonas são ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que tem sido utilizada para reduzir os níveis de colesterol no sangue.

A maior ingestão de vitamina E e gorduras monoinsaturadas presentes nas azeitonas é realmente associado com menores taxas de câncer de cólon.

As azeitonas tem efeitos anti-inflamatórios

As ações anti-inflamatórias das gorduras monoinsaturadas, vitamina E e polifenóis presentes nas azeitonas também ajudam a reduzir a gravidade da asma, osteoartrite e artrite reumatoide, três condições em que a maioria dos danos é causada por níveis elevados de radicais livres. A vitamina E nas azeitonas pode até mesmo ajudar a reduzir a frequência e / ou intensidade das ondas de calor em mulheres na menopausa.

Informações adicionais

As azeitonas são razoavelmente calóricas, portanto apesar dos seus benefícios à saúde, aconselhamos que você a consuma sempre com moderação!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!