Cúrcuma: Remédio ou tempero? Resposta: os dois!

Cúrcuma: Remédio ou tempero? Resposta: os dois!

A cúrcuma é uma especiaria de cor amarelo brilhante reconhecido como um potente medicamento e muito utilizada na Índia e na medicina chinesa como um agente anti-inflamatório, que trata uma variedade de condições, incluindo flatulência, icterícia, dificuldades menstruais, urina com sangue, hemorragia, dor de dente, contusões, dores no peito e cólicas. A cúrcuma é membro da família do gengibre. Ela é o mais popular tempero indiano.

O extrato de cúrcuma contém o poderoso ingrediente ativo denominado curcumina. A curcumina é um anti-inflamatório que tem muitos benefícios de saúde. Uma única fração de óleo da cúrcuma demonstrou atividades anti-inflamatórias significativas em muitas pesquisas.

Pensa-se que a curcumina talvez seja o principal agente farmacológico do açafrão. Os efeitos inflamatórios da cúrcuma mostraram serem comparáveis às drogas potentes como a hidrocortisona e fenilbutazona, outros potentes anti-inflamatórios. Abaixo iremos apresentar alguns dos seus inúmeros benefícios à saúde.

A cúrcuma é um anticâncer

A cúrcuma é comparada a um guarda, que está sempre alerta e nos protege do câncer. Muitos estudos concluem que a cúrcuma é capaz de neutralizar os radicais livres e produtos químicos que podem danificar nossas células. Ela também nos protege do crescimento de tumores, sendo também útil na prevenção ao câncer de mama.

A cúrcuma previne o Mal de Alzheimer

A cúrcuma ameniza ou previne a progressão da doença de Alzheimer através da remoção das placas amilóides que se acumulam no cérebro, e são responsáveis pela progressão da doença. Verifica-se que, quando um fragmento de proteína amilóide se acumula nas células do cérebro, ela produz um stress oxidativo, uma inflamação e a formação de placas entre as células nervosas (neurônios) no cérebro, interrompendo o funcionamento do mesmo.

A cúrcuma é membro da família do gengibre. É o mais popular tempero indiano.

A cúrcuma reforça o sistema imunológico

Os cientistas descobriram que o lipopolissacarídeo, uma substância única presente na cúrcuma, demonstrou a capacidade em aumentar a atividade e a eficácia do sistema imunológico, nos tornando menos susceptíveis a doenças.

A cúrcuma promove a saúde em geral

O extrato de cúrcuma contém poderosos antioxidantes, que podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico do corpo, protegendo contra doenças e diversas enfermidades. Ele é muito útil para combater as doenças do fígado.

Protege a saúde da mulher

A cúrcuma é útil na prevenção de doenças específicas das mulheres, tais como a TPM, câncer de mama, doenças no coração, alterações de humor e ondas de calor características da menopausa. A cúrcuma também ajuda na produção de vitaminas e cofatores, minerais essenciais, aminoácidos, extratos padronizados de plantas medicinais, enzimas digestivas, nutrientes especiais e ingredientes de apoio à imunidade.

Pressão alta e doenças inflamatórias intestinais

A cúrcuma é útil para tratar pressão alta, melhorando o fluxo sanguíneo e fortalecendo os vasos sanguíneos. Além disso, pesquisas recentes sugerem que a cúrcuma fornece, a baixo custo, tolerância e um eficaz tratamento contra a doença inflamatória intestinal (DII), bem como a doença de Crohn e a colite ulcerosa.

Tratamento da fibrose cística

A curcumina, um dos principais constituintes da cúrcuma, que dá ao tempero sua cor amarela, pode corrigir a expressão mais comum do defeito genético, responsável pela fibrose cística. A fibrose cística, é uma doença fatal que ataca os pulmões através de um muco espesso, causando infecções que podem levar à morte. Esse muco também danifica o pâncreas, interferindo na habilidade do corpo para digerir e absorver os nutrientes.

Prevenção do câncer de cólon

A ação antioxidante da curcumina protege as células do cólon de radicais livres que podem danificar o DNA celular. Devido à sua replicação e frequentes mutações no DNA, as células do cólon podem se transformar em células de câncer mais rapidamente. A curcumina também ajuda o organismo a destruir as células cancerosas mutantes, impedindo que estas se espalhem através do corpo e causem mais danos ao nosso organismo.

A cúrcuma combate o câncer de próstata

O câncer de próstata, a segunda principal causa de morte por câncer em homens americanos, é uma ocorrência rara entre os homens na Índia, cujo baixo risco é atribuído a uma dieta rica em vegetais e o uso regular dos temperos curry e de cúrcuma. Conheça também os benefícios do curry.

Reduz o risco de leucemia infantil

Comer alimentos condimentados pode reduzir o risco de desenvolver leucemia infantil. A incidência deste câncer tem aumentado dramaticamente durante o século XX, principalmente em crianças menores de cinco anos, entre as quais o risco aumentou cerca de 50% desde 1950. A leucemia infantil é muito menos frequente na Ásia do que nos países ocidentais, o que pode ser explicado devido às diferenças nos tipos de dieta, uma dos quais, o uso frequente de cúrcuma pelos asiáticos.

A cúrcuma é membro da família do gengibre. É o mais popular tempero indiano.

Proteção cardiovascular

A curcumina pode ser capaz de evitar a oxidação do colesterol no organismo. Visto que o colesterol oxidado é o que danifica os vasos sanguíneos e responsável pelo acumulo de placas, levando à ocorrência de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.

Ela evita a oxidação do colesterol, ajudando a reduzir a progressão da aterosclerose e as doenças de coração dos diabéticos.

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!