Benefícios dos alimentos sem carboidratos
Os alimentos sem carboidratos não são muito comuns na alimentação diária do brasileiro, que é baseada, primariamente, em alimentos ricos em carboidratos, principalmente os refinados.
Sabemos que os carboidratos são nutrientes indispensáveis para o funcionamento do organismo, pois são a fonte primária de energia para o corpo. Porém, o problema está em seu consumo excessivo, que pode trazer uma série de consequências, como o aumento de peso e o aparecimento de doenças, principalmente o diabetes do tipo 2.
Os alimentos livres de carboidratos devem compor o cardápio diário, para que haja um equilíbrio na composição alimentar. Eles são alimentos fundamentais, que proporcionam vários benefícios à saúde, como veremos mais adiante.
Continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre os alimentos que não contem carboidratos. Saiba quais são os principais e de que forma eles podem contribuir para a melhora da qualidade de vida.
O que são carboidratos?
Os carboidratos são nutrientes que têm como principal função o fornecimento de energia para o funcionamento do organismo. Existem basicamente 2 tipos de carboidratos: os simples e os complexos.
1. Carboidratos simples
Os carboidratos simples são os de rápida absorção e que contêm alto índice glicêmico. Isso ocorre porque, geralmente, ao serem processados, a maior parte de seus nutrientes é retirada, principalmente suas fibras.
Como são rapidamente absorvidos pelo organismo, eles causam um aumento brusco da glicose no sangue. Como parte dessa glicose acaba não sendo utilizada de imediato, ela é estocada sob a forma de gorduras, prejudicando, assim, o peso e a saúde.
Além disso, os carboidratos simples oferecem uma saciedade curta, que abranda a fome por pouco tempo. Entre os alimentos fontes de carboidratos simples, podemos destacar o açúcar, o arroz branco e os alimentos feitos com farinha de trigo branca, como pães, bolos, biscoitos, macarrão e demais massas.
2. Carboidratos complexos
Os carboidratos complexos são alimentos de moderado a baixo índice glicêmico, que tem sua absorção um pouco mais demorada. Geralmente, eles são ricos em fibras e são de ocorrência natural, como os grãos integrais, entre eles: o arroz integral, a aveia, a quinoa, as sementes, as leguminosas, as oleaginosas, entre outros.
Esses alimentos garantem uma maior saciedade e regulam o intestino por causa da ação de suas fibras.
Benefícios dos alimentos sem carboidratos
Os alimentos com carboidratos também são fundamentais para o equilíbrio do organismo. Neste caso, a melhor opção são pelos complexos, que fornecem não somente carboidratos, mas outros nutrientes importantes para a nossa saúde.
Algumas dietas pregam apenas pelo consumo de alimentos sem carboidratos, ou os que sejam “pobres” nesse nutriente. Essas dietas geralmente são indicadas para quem tem alguma restrição quanto à ingestão dos carboidratos, como as pessoas que tem diabetes tipo 2 ou para quem está em fase de emagrecimento, já que estes nutrientes são os que mais promovem o ganho de peso.
Esses são os maiores benefícios que as comidas sem carboidratos podem oferecer, ou seja, ajudar no controle da diabetes e na perda de peso. Os carboidratos são os nutrientes que mais prejudicam o peso, principalmente os carboidratos processados, que são de rápida absorção.
Como vimos, quando ingeridos em excesso e com frequência, parte desses carboidratos são transformados em gorduras, que são armazenadas no tecido adiposo como reserva de energia. Portanto, quanto mais alimentos fontes de carboidratos forem ingeridos com frequência, maior será o ganho de peso.
Em relação à diabetes, os alimentos sem carboidratos são eficazes para ajudar a controlar essa doença, pois os carboidratos, juntamente com outros fatores, são os responsáveis pela desregulação glicêmica, mantendo os níveis glicêmicos elevados. Isso, ao longo do tempo, faz com que surja a diabetes.
Os alimentos, fontes de carboidratos, responsáveis pelo aparecimento da diabetes também são os simples ou de alto índice glicêmico, que são rapidamente absorvidos pelo intestino. Porém, mesmo nesses dois casos, do ganho de peso ou da doença, o correto é você associar o consumo de alimentos sem carboidratos com os que contenham carboidratos saudáveis, como os complexos.
O importante é saber que, em qualquer hipótese, o corpo necessita de carboidratos, porém, em volume mais reduzido.
Lista de alimentos sem carboidratos
Como vimos, os alimentos ricos em carboidratos simples não são considerados saudáveis. Para não sofrer com seus prejuízos à saúde, e ao peso, eles devem ser evitados.
Entre os principais alimentos sem carboidratos, ou com pouquíssima quantidade deles, podemos citar:
- Carne vermelha;
- Aves;
- Peixes;
- Ovos;
- Hortaliças, como folhosos, tomate, pepino, brócolis, couve flor, etc;
- Bebidas, como chás e café sem açúcar.
Outros alimentos, apesar de conter uma quantidade maior de carboidratos, também podem ser consumidos, como: frutas e legumes com casca, talos, folhas, bagaços e sementes. Entre esses alimentos, podemos destacar tomate, pepino, maçã, pera, laranja, morango, cenoura crua, além das oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas, amendoins, entre outras.
Opinião da nutricionista
O consumo de alimentos sem carboidratos é bastante indicado em situações onde há restrição no consumo desse nutriente, seja em caso de doenças, como o diabetes do tipo 2 ou para evitar o excesso de peso. O ideal é, na alimentação habitual, associar seu consumo com os alimentos fontes de carboidratos saudáveis, ou seja, os complexos.
Porém, você não deve seguir uma alimentação totalmente sem carboidratos, pois isso também pode ser bastante prejudicial para a saúde. Para orientações e um acompanhamento mais personalizado, procure sempre a ajuda de um profissional Nutricionista.
Esperamos que este artigo sobre alimentos sem carboidratos tenha sido útil para você. Deixe seu comentário abaixo e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais. Conheça mais sobre outros alimentos em nossa sessão de Alimentos Saudáveis.
Até a próxima!