Feijão engorda ou emagrece? Descubra a verdade
O feijão é um prato tipicamente brasileiro e faz parte da rotina de muitas pessoas. Mas e quando o assunto é dieta? Será que o feijão engorda? É isso que você vai descobrir a partir de agora.
Feijão engorda ou emagrece?
Por ser uma leguminosa, assim como a lentilha e a ervilha, o nosso feijão de cada dia é fonte de proteína. Além disso, também é fonte de carboidratos, ou seja, de energia e de fibras. As proteínas são essenciais em qualquer processo de emagrecimento, pois ajudam a construir e reparar todos os tecidos do corpo, fazendo com que se aumente a massa magra, que é construída através da atividade física. Também deve se considerar que as proteínas trazem saciedade.
Tanto o feijão carioca como o feijão preto, possuem grande quantidade de proteínas, de 12 a 16 gramas por xícara, o equivalente a 1 xícara de iogurte natural desnatado. Já as fibras presentes no feijão comum, melhoram o processo de digestão dos alimentos e trazem saciedade. Além disso, elas funcionam como uma verdadeira vassourinha no organismo, limpando todas as toxinas do corpo e reduzindo a quantidade de gordura corporal.
Em uma dieta equilibrada a quantidade diária de consumo de fibras deve ser entre 20 a 40 gramas. A boa notícia é que a maioria dos feijões tem entre 11 a 15 gramas de fibras por xícara, suprindo assim, grande parte da sua necessidade. Mas afinal, o feijão engorda ou emagrece? A resposta é: O feijão não engorda, o que engorda é o excesso dele, assim como de qualquer outro alimento. Portanto, o feijão cabe sim em uma dieta equilibrada.
Uma xícara de feijão carioca tem em média 206 calorias e o feijão preto 227. Normalmente um plano alimentar que tem como objetivo a perda de peso tem em média de 1500 a 1800 calorias. Dessa forma, concluímos que, consumindo vários tipos de alimentos saudáveis, que não ultrapassem o VCT (Valor calórico total) permite a você, de acordo com suas necessidades, saborear o feijão diariamente sem o menor peso na consciência.
Prato colorido é o segredo
Essa é uma regra básica que vale para quem tem a dúvida se o feijão preto engorda ou o caldo de feijão engorda. Quando surgir esta dúvida em sua cabeça, é só seguir a regra de que para ser saudável e te ajudar a emagrecer, basta que seu prato seja colorido e que contenha alimentos que representam cada grupo de nutrientes, tais como:
- Carboidratos: Dê preferência aos carboidratos de baixo índice glicêmico, que são ricos em fibras e trazem saciedade. Este é o caso do feijão cozido, independente do tipo escolhido. Vale ressaltar que além de ser uma boa fonte de carboidratos, o feijão é também fonte de proteína, que faz do feijão uma opção proteica para os vegetarianos;
- Boas fontes de gordura, como os ácidos graxos essenciais presentes no salmão, abacate, azeite de oliva, atum e outros alimentos que contém Ômega 3 e 9;
- Proteínas magras: Além do feijão você pode buscar por outras fontes de proteína vegetal, como a lentilha, ervilha, grão de bico, soja, carnes magras em geral, leite e derivados desnatados.
Dica de ouro: Quer resultados na perda de peso? Então pare de se preocupar apenas com as calorias das suas refeições e passe a priorizar a qualidade dos alimentos!
Os nutrientes de destaque do feijão
Além de ser fonte de carboidratos, proteínas e fibras, o feijão é considerado um alimento de alto valor biológico por possuir:
- Ferro;
- Cálcio;
- Vitaminas do complexo B, com zero % de gordura trans e saturadas.
Estes nutrientes, além de ajudarem a reforçar o seu sistema imunológico, favorecem o ganho de saciedade, como é o caso do cálcio, e também melhoram o funcionamento do metabolismo.
Use a sua criatividade
Agora que você já sabe que o feijão engorda somente se você exagerar nas quantidades, então que tal colocar a sua criatividade em ação e buscar por novas formas de preparar o feijão. Afinal, sair da rotina também ajuda você a se manter motivado a perder peso. Entre as formas de preparação podemos sugerir:
- Salada de feijão;
- Sopa de feijão;
- Molho de feijão, onde você prepara o feijão como se fosse um purê e acrescenta temperos a seu gosto.
Claro que não poderia faltar a sugestão da tradicional combinação de arroz com feijão. Essa é uma combinação com proteínas de alto valor biológico, pois os nutrientes de um complementa o outro, trazendo só benefícios para sua saúde e dieta.
E você, tem um jeito especial de preparar o feijão? Compartilhe-o conosco e faça com que muito mais pessoas conheça o seu jeito especial de dar sabor a esta receita. Se você gostou de descobrir que o feijão engorda somente quando em excesso, curta comente e compartilhe. Sua participação é sempre importante para nós.
Até a próxima!