Feijão verde: Emagrece e faz bem para o intestino
O feijão verde é um tipo de alimento muito comum na região nordeste do Brasil, porém ele também pode ser encontrado em outras partes do país. Ele é um alimento rico em nutrientes que oferecem vários benefícios à saúde, além de ser versátil, podendo ser utilizado em diversas preparações.
Neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre o feijão verde. Saiba qual é sua composição nutricional e seus principais benefícios, além de dicas de como comprar, conservar e preparar. Também iremos sugerir uma deliciosa receita com esse nutritivo alimento. Acompanhe!
Nutrientes do feijão verde
O feijão verde é uma leguminosa pobre em gorduras e calorias, porém muito rico em fibras, substâncias antioxidantes, vitaminas e minerais, além de conter uma boa quantidade de proteínas.
As vitaminas presentes nesse tipo de feijão são a A, C, K e as do complexo B. Entre os minerais, encontra-se o cálcio, o ferro, o potássio, o cobre, o manganês, entre outros. Além desses nutrientes, o feijão verde também é rico em água.
Benefícios do feijão verde
Como vimos, esse vegetal é riquíssimo em nutrientes. Por esse motivo, ele pode oferecer diversos benefícios à saúde. A seguir, destacamos os 3 maiores:
1. É bom para o intestino
O feijão verde faz bem para o intestino porque melhora seu funcionamento através da ação de suas fibras. As fibras colaboram para um melhor movimento do intestino, o que ajuda na formação das fezes e melhora a evacuação, contribuindo para combater a constipação.
2. Contribui para o emagrecimento
Para ser eficiente, o emagrecimento requer algumas estratégias com relação ao plano alimentar da pessoa. O feijão verde é uma das opções benéficas de alimento, pois ele é pobre em calorias e rico em fibras.
No caso das fibras, elas proporcionam maior saciedade e também controlam a absorção dos açúcares pelo intestino, mantendo o controle glicêmico. Com isso, evita-se a formação de gorduras que são depositadas no tecido adiposo prejudicando o peso saudável.
3. Protege contra doenças
São várias as doenças que podem ser evitadas com o consumo dessa leguminosa. Isso porque, esse alimento contém antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres, compostos estes que são causadores de uma série de males para o organismo, principalmente as doenças.
Entre as doenças mais comuns que podem ser prevenidas com o consumo do feijão verde, estão as cardiovasculares, as neurodegenerativas e até o câncer. Além disso, seus antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema imune e também previnem o envelhecimento precoce.
Como comprar feijão verde
Essa leguminosa pode ser encontrada, tanto fora quanto dentro da vagem, podendo ser vendida aos maços, para que o consumidor “debulhe” em casa. Caso você opte pelo feijão na vagem, escolha as vagens firmes, sem partes estragadas, rasgadas ou cortadas.
Se você optar por comprar o feijão verde a granel, opte por grãos que estejam firmes e brilhantes e que não apresentem a casca murcha ou que tenham furos.
Como conservar feijão verde
O feijão verde estraga mais rápido do que um feijão normal. Por isso, para fazer com que ele dure mais, você precisa conservá-lo da maneira correta. A melhor forma de conservá-lo é usar a técnica do branqueamento.
Para isso, coloque o feijão em uma panela com água e deixe ferver por cerca de 3 minutos. Depois retire do fogo e coloque em um recipiente com água e gelo por mais 3 minutos, para parar o cozimento.
Escorra todo o feijão e guarde em “saquinhos para alimentos” retirando o ar de dentro. Coloque no congelador ou freezer para armazenar. Identifique cada saquinho com a data em que você fez o processo. Quando for utilizar o feijão, retire do saquinho e cozinhe normalmente.
Como preparar feijão verde
O modo de como fazer feijão verde não é semelhante ao preparo do feijão normal. Se você quiser cozinhá-lo normalmente, para ser consumido cozido, coloque em uma panela com os temperos refogados e deixe cozinhar. Ele pode criar uma espuma por cima, mas é só você ir retirando.
O tempo de preparo é menor comparado ao feijão normal e seu caldo não engrossa tanto, por isso, vá acrescentando água aos poucos durante o cozimento. Se for usar o feijão verde em receitas, coloque-o para cozinhar na água somente com sal ou, se preferir, cozinhe-o sem sal.
Como consumir feijão verde
Como vimos, o feijão verde é bem versátil. Dessa forma, ele pode ser consumido de varias formas e em diversas refeições, como o almoço e jantar: em saladas, sopas, farofas, entre outras.
Feijão verde: receita
Já vimos a forma correta de como cozinhar feijão verde para utilizar em preparações. Por isso, gostaríamos de sugerir uma receita prática, porém saborosa, com esse nutritivo alimento.
Ingredientes
- 500 g de feijão verde cozido com sal;
- 1 cebola pequena picada;
- 2 dentes de alho amassados;
- 3 colheres de sopa de salsinha e cebolinha picadas;
- 1 pimenta de cheiro picada;
- ½ pimentão picado;
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva para refogar;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- 1 xícara de chá de leite;
- 200 g de requeijão desnatado;
- 150 g de queijo mussarela light cortado em cubos.
Modo de preparo
Comece colocando o azeite em uma panela e deixe esquentar. Adicione a cebola e o alho e deixe dourar. Acrescente salsinha, cebolinha, pimenta de cheiro, pimentão, sal e pimenta e deixe refogar, mexendo sempre. Depois, despeje o leite e misture.
Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar um pouco para depois bater no liquidificador. Coloque a mistura em uma panela junto com o feijão e leve para ferver. Depois acrescente o requeijão e, por último, o queijo. Misture tudo e corrija o sal, se necessário.
Opinião da nutricionista
Por ser rico em nutrientes, o feijão verde é um alimento que só tem benefícios a oferecer. Por isso, ele pode ser consumido diariamente. Lembre-se que você pode diversificar a sua forma de consumo, desde que seja em preparações saudáveis.
Esperamos que você aproveite todas as informações deste artigo. Comente, compartilhe e aproveite para ver mais artigos sobre outros alimentos em nossa sessão de Alimentos Saudáveis.
Até mais!