Maionese caseira: 3 versões saudáveis da receita
Quem nunca experimentou uma saborosa maionese caseira? Alimento versátil, ela pode ser utilizada em diversas preparações, em substituição à maionese tradicional. A versão caseira pode até ser uma opção mais saudável, quando comparada à industrializada, por ser natural, rica em nutrientes e não conter conservantes, além de ter um sabor melhor.
Neste artigo, iremos apresentar 3 opções de receita da maionese caseira, além de sugerir algumas formas de consumo. Acompanhe a leitura.
Como fazer maionese caseira
Existem diversas receitas caseiras de maionese, como a tradicional, a maionese de leite, a maionese temperada, a de abacate, a de batata e várias outras. Na verdade, você pode usar a criatividade na hora de preparar sua receita.
A massa base tradicional da maionese é feita com ovos crus, óleo refinado, mostarda (opcional), limão, sal e temperos, como pimenta e alho. Porém, essa versão da receita não é muito saudável e, por isso, ela tem sofrido diversas adaptações.
Há quem prefira a maionese caseira tradicional, com ovos crus, mas como este site tem como proposta sempre priorizar uma alimentação saudável, gostaríamos de recomendar versões mais saudáveis da maionese caseira. Para isso, basta você substituir alguns ingredientes da receita tradicional, como mostraremos a seguir.
Receita da maionese caseira
Vamos apresentar 3 opções de receita da maionese caseira. Lembrando que a durabilidade da maionese não é grande. A versão com a menor durabilidade é a que contém o ovo cru, e pode durar 1 dia, no máximo 2, na geladeira. Já as versões da receita que iremos sugerir podem ter uma durabilidade maior.
Receita 1: Maionese caseira tradicional
Como vimos, a receita tradicional leva ovo cru e óleo refinado. Com o objetivo de deixá-la mais saudável, substituímos o ovo cru pelo cozido e o óleo refinado pelo azeite de oliva extravirgem.
Ingredientes
- 3 ovos cozidos;
- ¼ de xícara de chá de azeite de oliva extravirgem;
- ½ limão espremido;
- 1 pitada de sal;
- Salsinha e cebolinha a gosto;
Modo de preparo
Em um liquidificador, coloque os ovos cozidos e acrescente os demais ingredientes. Bata bem até formar um creme homogêneo e consistente. Coloque em um pote de vidro e leve para a geladeira para conservar.
Receita 2: Maionese de leite
Na maionese de leite, não é necessário utilizar ovos. Basta usar o leite e os demais ingredientes da receita tradicional.
Ingredientes
- 100 ml de leite;
- Azeite de oliva extravirgem o suficiente para dar o ponto;
- 1 colher de sopa de mostarda;
- 1 limão espremido;
- 1 pitada de sal;
- Temperos de sua preferência;
Modo de preparo
Em um liquidificador, ou com a ajuda de um Mixer, bata o leite com o azeite, que deve ser acrescentado aos poucos, até atingir a consistência de maionese. Depois de bem batido, acrescente a mostarda, o limão, o sal e algum tempero de sua preferência. Misture tudo e estará pronta sua maionese de leite.
Receita 3: Maionese de abacate
A maionese de abacate é uma preparação indicada para veganos e vegetarianos, ou para pessoas que tenham restrições alimentares e não consumam nada de origem animal.
Ingredientes
- 1 abacate médio maduro;
- 1 fio de azeite de oliva;
- 1 dente de alho amassado;
- ½ limão espremido;
- 1 pitada de sal;
- Salsinha e cebolinha;
- Outros temperos de sua preferência;
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata tudo até formar uma pasta homogênea. Depois é só levar para a geladeira e deixar resfriar.
Como consumir a maionese caseira
A maionese caseira pode ser consumida da mesma forma que a versão industrializada, dependendo do seu gosto, ou seja, tanto como molho, pasta ou mesmo em substituição à manteiga comum.
Além disso, você pode utilizar a maionese em outras preparações, como biscoitos, torradas, saladas, sanduíche, macarronada, torta, entre outros.
Opinião da nutricionista
A maionese é um molho muito tradicional na culinária brasileira, principalmente pelo seu casamento quase perfeito com o catchup. Como vimos, existem muitas versões de receita da maionese caseira, bastando você usar sua criatividade na hora do preparo. A versão caseira, de certa forma, é melhor que a industrializada, pois geralmente contém ingredientes naturais e não possui aditivos maléficos à saúde, como os conservantes.
Porém, tenha cuidado ao preparar a receita, pois uma escolha errada dos ingredientes, por exemplo, pode deixar a maionese não tanto saudável. É o caso de maionese que leva óleos refinados, como soja, milho, girassol, canola, entre outros. Além disso, também não se utiliza mais ovos crus, por causa do risco de contaminação.
Dessa forma, trouxemos três opções de receita da maionese caseira, todas saudáveis, com ingredientes naturais, ricas em nutrientes e sem ovos crus, o que elimina o risco de contaminação por micro-organismos patógenos.
Apesar de ser considerada mais saudável, a maionese caseira não é uma opção muito indicada para quem deseja emagrecer, pois ela é um pouco calórica. No caso, a maionese de abacate, por exemplo, por ter menos azeite, é a opção menos calórica e, portanto, a mais indicada em casos de dietas de emagrecimento, mesmo que o abacate seja uma fruta calórica. Basta consumir com moderação.
O que achou das 3 receitas caseiras de maionese caseira? Esperamos que seja útil para você. Comente e compartilhe este artigo nas suas redes sociais e aproveite para ver mais receitas saudáveis em nossa sessão do site.
Até a próxima!