Manjericão: 8 benefícios e como cultivar em casa

Manjericão: 8 benefícios e como cultivar em casa

Pensar em um pesto de manjericão lhe desperta o apetite? Isso não é por menos, pois o manjericão é uma das ervas aromáticas mais saborosas que existem, dando um sabor todo especial a várias receitas. Porém, além de fazer muito sucesso como ingrediente, essa erva ainda proporciona inúmeros benefícios à saúde. Confira!

Benefícios do manjericão

Antes mesmo de apresentar os 8 maiores benefícios do manjericão, é importante que você conheça a origem desta poderosa erva. Nativa da Índia e de outras áreas tropicais da Ásia, há tempos, o manjericão vem sendo usado como um tempero em diversas receitas, porém seu grande diferencial fica por conta de suas propriedades medicinais, que serão apresentadas detalhadamente a seguir. Confira!

1. É rico em nutrientes

O manjericão é grande fonte de diversos nutrientes, tais como:

  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitamina K;
  • Vitamina E;
  • Vitamina B;
  • Zinco;
  • Ferro;
  • Manganês;
  • Potássio.

Com todo esse combo nutricional, o consumo regular do manjericão ajuda a promover um equilíbrio em todo o organismo.

manjericão

2. Mantém a saúde cardiovascular

Já existem pesquisas que comprovam que o consumo regular de manjericão traz benefícios para o coração. Isso porque ele contém magnésio, um mineral de extrema importância para uma maior flexibilidade dos vasos sanguíneos, o que impede o entupimento das artérias. Além disso, o manjericão é rico em antioxidantes, que ajudam na redução do colesterol LDL (mau colesterol) e aumentam o HDL (bom colesterol).

3. Reforça o sistema imunológico

Não é de hoje que a vitamina C carrega a fama de aumentar a imunidade, não é mesmo? Sim! Esta é uma verdade que faz do manjericão, que é muito rico nesta vitamina, um grande aliado no combate às gripes e resfriados, assim como também combate infeções e doenças respiratórias, como a bronquite.

4. Protege contra o câncer

Infelizmente, o câncer é uma das doenças que mais matam em todo o mundo. Porém, nós podemos mudar esta estatística, nos prevenindo através de uma alimentação balanceada, por exemplo. Pensando nisso, saiba que o manjericão atende muito bem aos requisitos de alimento funcional, pois a ação dos antioxidantes presentes no alimento impede o crescimento das células cancerosas.

5. Mantém a memória em dia

Nesta correria frenética do dia-a-dia, muitas vezes nos esquecemos de cuidar de nós mesmos. Quem mais sofre com as consequências dessa displicência é o nosso corpo, assim como nossa memória, que logo começa a falhar.

Se este é o seu caso, saiba que o manjericão é um forte aliado para manter a memória em dia, isso graças à grande quantidade de corticosterona que ele possui. Além disso, ele ajuda no fortalecimento do sistema nervoso, aliviando o estresse diário.

6. Mantém a saúde da pele

Sabemos que uma alimentação natural só traz benefícios para a saúde, inclusive para a pele. Claro que o manjericão se inclui na lista dos alimentos que tem um efeito benéfico para a saúde da pele, deixando-a mais jovem e livre de incômodos processos inflamatórios, como a acne. Ele tem ação antibacteriana, que junto com os antioxidantes, nutrem e tratam a pele.

7. Mantém a saúde dos olhos

Todos os dias, somos bombardeados pela ação dos raios ultravioletas, que não só prejudicam a pele, como podem causar danos à nossa retina. O consumo regular de manjericão pode ajudar a manter a saúde visual, principalmente em idosos, devido à grande quantidade de zeaxantina que possui.

8. Previne e trata o diabetes

Um dos maiores objetivos em uma dieta para diabéticos é promover o controle da glicemia, para que o pâncreas não fique sobrecarregado. Pois bem, o manjericão tem em sua composição alguns óleos essenciais, como:

  • Eugenol
  • Metil eugenol;
  • Cariofileno.

Estes nomes podem até lhe parecer complicados em um primeiro momento, mas o benefício que eles trazem ao nosso pâncreas é gigante, melhorando a ação das células beta do pâncreas, levando à secreção da insulina e uma melhor absorção da glicose, impedindo que ela fique em excesso na corrente sanguínea. Por isso, se você sofre ou conhece alguém que sofre de diabetes, não deixe de sugerir a inclusão do manjericão a seu cardápio.

Chá de manjericão

Agora que você já conhece os 8 maiores benefícios do manjericão, que tal aproveitar para conferir uma receita de um chá dessa erva. Anote tudo que irá precisar e, de uma forma natural, tenha ao seu alcance todos os dias as propriedades benéficas desta erva.

manjericão

Ingredientes

  • 8 folhas de manjericão lavadas;
  • 200 ml de água

Modo de preparo

Coloque a água filtrada em uma vasilha e leve para aquecer. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as folhas. Deixe descansar por 5 minutos e beba em seguida.

Dica: Não guarde a preparação de um dia para o outro. Ao consumir o chá no mesmo dia, todas as suas propriedades benéficas serão mantidas.

Como plantar manjericão

Falamos muito sobre alimentação natural, onde obviamente o manjericão está incluso. Então, porque não trazermos a natureza para mais perto de nós, aprendendo a plantar esta erva?

O primeiro passo para plantar o manjericão é comprar suas sementes em uma loja de produtos hortícolas ou de jardinagem. Facilmente você encontrará variedades de manjericão, cada um com um aroma e um sabor diferenciado. Entre os mais vendidos, provavelmente estará o manjericão roxo, que vale muito a pena experimentar.

manjericão

Agora, plante as sementes em um vaso, utilizando terra fresca e adubada. Plante as sementes com pouca profundidade, por no máximo 1 cm, fazendo buracos na terra com os dedos. Coloque de 2 a 3 sementes por buraco. Depois, cubra as sementes com terra cuidadosamente, e por último regue toda terra com água. Simples assim. Logo você terá em sua casa um dos alimentos funcionais mais poderosos da natureza.

Dica: A melhor época para para o cultivo desta erva é a primavera, pois ela não é resistente às baixas temperaturas.

Hora de compartilhar sua opinião

E então, você gostou de saber mais sobre o manjericão? Se sim, compartilhe sua opinião aqui, fazendo com que ela chegue a milhares de pessoas que, assim como você, desejam mudar a qualidade de vida para melhor, aproveitando todos os benefícios de cada alimento.

Muita saúde e até a próxima!

Este artigo te ajudou?

Vote nos ajude a melhorar!