Óleo de girassol: O grande protetor das células do organismo
O óleo extraído da semente de girassol é rico em ácidos graxos essenciais, um poderoso antioxidante, que além de ser fonte de vitamina E, atua sobre a produção de hormônios cerebrais e em problemas degenerativos e cardiovasculares, especialmente os relacionados ao sistema nervoso central.
Dessa forma, o óleo de girassol também ameniza vários problemas de origem depressiva, além de desconfortos da menopausa e da TPM. Um grande benefício do óleo de girassol é o fato dele proteger as células do organismo, isso porque é um óleo rico em vitamina E, um excelente antioxidante. Os outros benefícios do óleo de girassol à saúde incluem:
• Ajudar na formação de hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo;
• Combater problemas degenerativos;
• Melhorar a saúde cardiovascular;
• Ajudar a controlar o colesterol no sangue.
Apesar desses benefícios, o óleo de girassol é uma gordura que contém muitas calorias e, por isso, tem que ser consumido com moderação, sendo recomendado acrescentar apenas 2 colheres de sopa de óleo de girassol a pratos salgados, como massas e ensopados.
O óleo de girassol é prensado a frio e, quando é aquecido antes de ser consumido, passa por modificações moleculares que podem favorecer o surgimento de câncer. Sendo assim, ele só deve ser consumido frio e não deve ser utilizado como substituto para o óleo de cozinha comum.
Benefícios do óleo de girassol para a pele e cabelos
O óleo de girassol protege nossa pele do envelhecimento, por ser rico em vitamina E. Quando aplicado diretamente sob a pele, o óleo de girassol também ajuda na sua hidratação, deixando-a mais macia e bonita.
Além disso, podemos aplicar o óleo de girassol nos cabelos, pois além de uma boa hidratação, ele os ajuda a ficarem mais brilhantes e saudáveis.