Remédio para emagrecer realmente funciona?
Uma alternativa que muitas pessoas tem considerado na hora de perder peso é o remédio para emagrecer. Existem muitos tipos e opções de marcas, desde medicamentos que estão disponíveis em farmácias, até remédios naturais ou caseiros.
Mas será que o remédio para emagrecer realmente funciona? Abordaremos mais sobre esse assunto neste artigo. Continue acompanhando a leitura.
Remédio para emagrecer
Como falamos, existem várias marcas de medicamentos que prometem a perda de peso, entre eles, os manipulados. Já o remédio para emagrecer rápido vendido em farmácia pode ser encontrado através de algumas nomenclaturas, como:
- Sibutramina;
- Orlistat (xenical);
- Saxenda;
Apesar de provocar o emagrecimento, esses remédios também causam graves efeitos colaterais. Por esse motivo, para algumas pessoas, fazer uso regular deles significa colocar a saúde em risco.
Outros remédios provocam o emagrecimento de uma forma mais indireta, também pelos seus efeitos colaterais. Um exemplo é a fluoxetina, que é indicada para tratar alguns transtornos, como a depressão e a ansiedade, onde um dos efeitos é a perda de peso que ocorre através do controle dos sintomas da ansiedade.
Porém, lembre-se que todos os medicamentos que estimulam a perda de peso só podem ser usados com prescrição médica e nunca por conta própria, pois, como vimos, eles podem causar diversos efeitos colaterais.
Remédio natural para emagrecer
Além das opções convencionais, existem as opções naturais de remédio para emagrecer, que também podem ser encontrados em farmácias. Alguns exemplos são:
- Quitosana;
- Chá verde;
- Goji berry em cápsulas;
- Maxburn.
- Chá verde;
- Chá mate;
- Chá de gengibre;
- Chá de canela;
- Água com vinagre de maçã;
- Água gelada com limão;
- Água de gengibre;
- Suco verde.
Os remédios naturais também contribuem para o emagrecimento. Eles têm uma composição variada. Alguns são fontes de fibras, como a quitosana, outros têm ação termogênica, como o chá verde e o Maxburn e existe ainda, os de ação antioxidante e anti-inflamatória, como o goji berry.
Mesmo sendo naturais, também existem contraindicações de uso em alguns casos. Por exemplo, para as gestantes, lactantes, crianças e pessoas que apresentam alguns tipos de patologia, como pressão alta e problemas cardíacos.
Por isso, nunca tome esses remédios por conta própria, mas sempre através de indicação médica ou nutricional.
Remédio natural para emagrecer
Outras opções para emagrecer são as naturais e caseiras, que é uma alternativa de remédio para emagrecer rápido e barato. A grande maioria são preparações termogênicas que aceleram o trabalho do metabolismo aumentando a queima calórica.
Alguns exemplos de remédios caseiros para emagrecer são:
Esses remédios devem ser aliados à uma alimentação adequada voltada para o emagrecimento e não tem contraindicações de uso, exceto para pessoas que têm pressão alta e problemas cardíacos, que devem ter cuidado com o seu uso regular.
Opinião da nutricionista
O remédio para emagrecer convencional é um método que realmente pode estimular a perda de peso, porém, ele não é considerado um método totalmente eficaz. O primeiro motivo é que esse tipo de medicamento é forte e pode causar vários efeitos colaterais, alguns graves, dependendo das reações do organismo de cada pessoa.
Alguns desses efeitos são o aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, dores de cabeça, náuseas, tonturas, problemas gastrointestinais e até ansiedade e depressão. Com isso, a saúde de quem usa esses medicamentos pode ficar em risco.
Outro motivo é que a perda de peso até pode ocorrer, porém de forma temporária. Isso acontece porque quem toma remédio de emagrecer de farmácia geralmente não passa por um processo de reeducação alimentar, tornando-se mais saudável e otimizando o emagrecimento.
Dessa forma, após a perda de peso, os erros alimentares voltam e a tendência é que haja recuperação do peso. Isso é conhecido como “efeito sanfona”.
Além disso, esses medicamentos são facilmente encontrados em farmácias e até mesmo na internet. Com isso, muitas pessoas conseguem adquirir esses remédios sem receita médica, causando ainda mais risco para a saúde.
O ideal é que se consiga emagrecer da forma correta, ou seja, através das mudanças alimentares e da atividade física regular. Para isso, você precisa ter o acompanhamento de profissionais, como um nutricionista e/ou um educador físico para que o processo seja saudável e eficaz.
Em relação ao remédio natural para emagrecer, estes podem ser usados como um auxílio à alimentação para perder peso. Por terem uma composição natural, eles não são considerados perigosos para a saúde, mas lembre-se de que não devem ser usados de forma isolada, mas sim em conjunto com uma alimentação adequada e a prática de atividade física.
Esperamos que este artigo sobre remédio para emagrecer tenha sido útil para você. Comente e compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações. Aproveite para ver mais artigos sobre variados assuntos em nosso site.
Até a próxima!