Suflê de chuchu: As 4 melhores receitas light
Que tal variar o cardápio e preparar um delicioso suflê de chuchu para aproveitar todos os benefícios desse legume de um jeito saboroso? Esta é a nossa proposta para hoje. Confira 4 receitas especiais de suflê de chuchu, e faça deste alimento um ótimo acompanhamento para suas refeições diárias.
Como fazer suflê de chuchu
O chuchu é o tipo de alimento que muitas vezes não é valorizado no cardápio diário das pessoas, porém quem foca na perda de peso e na manutenção da boa forma, já descobriu o seu real valor. Isso porque o chuchu é uma grande fonte de vitaminas, minerais, fibras, tem grande quantidade de água, tudo isso com pouquíssimas calorias.
Todas essas propriedades, quando incorporadas a uma rotina de vida saudável, nos possibilitam ganhar novas formas corporais e garantir a manutenção da boa saúde. Inspirado na versatilidade que este alimento tem, selecionamos 4 receitas práticas de suflê de chuchu. Todos os pratos tem como base o chuchu cozido e se destacam por serem leves e saborosos.
Garantimos que, a partir destas receitas, você irá olhar para o chuchu com outros olhos. Então venha conosco e se atente aos detalhes de cada receita.
1. Suflê de chuchu simples
Para fazer esta opção de suflê de chuchu você irá precisar de:
- 500 gramas de chuchu cozido (em água e com pouco sal);
- 1 cebola ralada;
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado light;
- 1 colher (sopa) de salsinha picada;
- 1 ovo;
- 1 colher (sopa) de amido de milho;
- 20 ml de leite desnatado;
- 1 colher (sopa) de azeite;
- 1 colher (café) de fermento em pó;
- Sal a gosto.
Modo de preparo
O primeiro passo é aquecer o forno a 180º graus. Em uma panela, leve a cebola para dourar no azeite e reserve. Em outro recipiente misture a gema do ovo, com azeite e sal. Acrescente o amido de milho, o queijo ralado, o chuchu cozido amassado, a cebola e a salsinha refogada. Adicione o fermento em pó e acerte o sal.
Agora é hora de bater a clara em neve, usando a clara do ovo que você já utilizou na receita. Para isso utilize um recipiente metálico fundo e um fouet (conhecido batedor de claras). Para incorporar bem o ar às claras, fazendo uma ótima clara em neve, bata-a com movimentos rápidos e contínuos.
Por fim, jogue as claras em neve na mistura que você fez com os demais ingredientes. Distribua a mistura em um refratário próprio para ir ao forno, previamente untado com azeite. Leve a preparação para assar por 15 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva.
2. Suflê de chuchu light com atum
O atum torna esta receita de suflê de chuchu uma opção proteica que pode perfeitamente substituir as carnes em uma refeição, por isso, vale a pena testá-la!
Ingredientes
- 2 chuchus;
- 3 ovos;
- 1 lata de atum sólido escorrido;
- 1 colher (sopa) de queijo ralado light.
- 1 colher (sopa) de cebola picada;
- 1 dente de alho amassado;
- Salsinha a gosto;
- Uma pitada de sal;
Modo de preparo
O primeiro passo é higienizar os chuchus, descascá-los e cortá-los em cubinhos. Depois, leve-os para refogar no azeite, cebola e alho. Agora, acrescente um pouco de água e deixe cozinhar. Assim que estiver cozido, acrescente o atum, a salsinha, o sal e os demais temperos de sua preferência.
Desligue o fogo, despeje o chuchu em um refratário e reserve. Agora, bata as claras em neve, utilizando 3 claras até ficar em ponto de neve, com o auxílio de um recipiente metálico fundo e o fouet (conhecido como batedor de claras). Depois de bater as claras, acrescente as gemas, bata mais um pouco até incorporar bem a mistura.
Para fazer um delicioso suflê de chuchu, adicione a mistura aerada por cima do chuchu refogado e reserve. Finalize polvilhando o queijo parmesão ralado e leve para gratinar em forno pré-aquecido a 180º graus, por 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.
3. Suflê de chuchu com legumes
Esta é uma opção de receita de suflê de chuchu ideal para quem aprecia um bom suflê, porém tem aquela preguiça de bater as claras em neve. Apesar de não usar as claras em neve, este prato também não deixa nada a desejar no sabor. Então vamos conferir seu modo de preparo!
Para fazer esta receita de suflê de legumes você irá precisar de:
- 3 chuchus;
- 3 cenouras grandes;
- ¼ de abóbora moranga;
- 2 berinjelas grandes;
- 2 abobrinhas grandes;
- 1 ovo;
- ½ cebola pequena;
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado light;
- 1 colher cheia de margarina.
Modo de preparo
O primeiro passo é descascar e cozinhar os legumes com pouco sal. Depois de cozido, leve somente o chuchu para bater no liquidificador com ovo, cebola e manteiga. Acrescente a esta mistura 4 colheres (sopa) de farinha de trigo e ½ tablete de caldo de legumes caseiro.
Bata tudo até ficar uma mistura homogênea, depois, coloque essa massa em um refratário previamente untado com manteiga ou margarina. Finalize polvilhando com o queijo parmesão ralado e leve para o forno pré-aquecido a 180º graus por 15 a 20 minutos, ou até dourar. Sirva em seguida.
4. Suflê de chuchu com ricota
Aqui você estará acrescentando ao prato uma ótima fonte de proteína, que é a ricota, tornando essa receita ainda mais saudável.
Ingredientes
- 2 chuchus cozidos e picados;
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco;
- 1 colher (sopa) de cebola picada;
- 2 alhos picados;
- 100 gramas de ricota amassada;
- 1 colher (sopa) de gergelim;
- 3 ovos;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo
O primeiro passo é dourar a cebola e o alho no óleo de coco. Refogue o chuchu, desligue o fogo e acrescente a ricota, o gergelim e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Agora, bata as claras em neve e adicione as gemas, batendo bem até incorporá-las por completo.
Devagar, vá misturando as claras em neve com o chuchu e coloque tudo em um refratário untado com manteiga ou margarina e leve para o forno pré-aquecido a 180º graus, por 20 minutos ou até dourar.
Como plantar chuchu?
Até aqui, você teve a oportunidade de conhecer 4 ótimas e práticas receitas de suflê de chuchu, além de ver como este alimento é versátil e rico em benefícios. Seu sabor “neutro” combina muito bem com vários alimentos, tornando suas preparações do dia-a-dia ainda mais completas e saudáveis.
Pois bem, a melhor parte é que, além de carregar tantas propriedades “do bem”, o chuchu é um legume muito barato e também pode ser plantado em casa, em uma pequena horta. Sim! Você pode tornar este alimento ainda mais acessível a você, e nós iremos te ensinar como fazer isto.
O plantio do chuchu
Para ter como plantar chuchu você irá precisar de boa luminosidade, temperaturas adequadas (entre 18 e 27 graus) e um solo sempre úmido, porém, não encharcado.
O plantio do chuchu é feito com o fruto inteiro. Seu broto logo aparecerá se plantado em local escuro. Para fazer o plantio, basta deixar o broto sobre a terra, enterrando-o de forma parcial. O ideal é evitar enterrar todo o fruto juntamente com o broto, para que o broto não apodreça.
Para que os frutos se formem, também é importante a polinização feita pelos insetos, por isso escolha um ambiente de grande espaço ao ar livre. Dentro de 90 a 120 dias depois de ser plantado, e com as condições adequadas de clima e solo, a colheita do chuchu começa.
A boa notícia é que a vida útil de um chuchuzeiro pode chegar a até 10 anos, se bem cuidado. E mais! Você consegue aproveitar tudo do alimento, como as sementes, folhas e até as pontas dos ramos do chuchu.
Hora de dar a sua opinião
E então, você gostou das opções de receitas de suflê de chuchu que trouxemos? Se sim, aproveite este momento para compartilhar conosco qual foi a sua preferida, e também se você já tem o hábito de colocar a criatividade no dia-a-dia de sua cozinha, buscando obter os poderosos benefícios dos legumes, verduras e outros alimentos saudáveis.
Assim, conseguiremos fazer parte da sua rotina, te conhecendo melhor e contribuindo cada vez mais com boas informações.
Até a próxima!